Colunas


Perdeu ou perdemos?


Diante de uma pesquisa de intenções de votos semelhante a um campeonato de pontos corridos, onde só tem um campeão e vários rebaixados, a sensação é que tudo está consumado. Todavia, um simples escândalo político poderá alterar ou consolidar de vez a campanha presidencial. Dessa forma, quero dizer que o eleitorado brasileiro é uma caravela num oceano tranquilo, mas uma simples tempestade mudará seu destino facilmente. E, ao acompanhar o pensamento de nossos políticos, é isso que estão fazendo. Uns dando passos já administrativos e outros tentando dizer que ainda estão vivos e buscando ocasionar um maremoto ou tsunami.

Contudo, só mesmo um grande escândalo político para mudar completamente o destino dos votos brasileiros para os presidenciáveis, pois, tucanos ou petistas, a social-democracia europeia reinará nos próximos quatro anos. O que começou com Fernando Henrique Cardoso continuou com o presidente Lula e permanecerá. Basta saber quando terminará. Entretanto, algumas coisas funcionaram. Luiz Inácio Lula da Silva colheu muito nos últimos oito anos e plantou pouco. Aos que se ofenderam tentem pensar além das políticas sociais com funcionabilidade eleitoral, superlotação da máquina estatal e dos trabalhos temporais, que englobou pequenos projetos municipais ou estaduais e requentou num grande chamado PAC.

Por outro lado, as eleições deste ano ficarão para ser estudadas e entendidas pela história. Pois como explicar as coligações de Lula, Collor, Sarney e Renan Calheiros? O sindicalismo virou elite. E os ossos de Marx e cia. devem estar tremendo na cova. Como compreender também a transposição de votos do presidente Lula para sua candidata? Que nunca disputou nada e teve experiência empresarial não bem sucedida numa loja de bijuterias? Às vezes sinto que o eleitorado reagiu de forma positiva com a ideia de que será o próprio Lula que vai mandar mais quatro anos. Afinal não houve receio quanto a isso e sim uma segurança.

Doravante, não é o Serra e Marina com os nanicos que vão perder as eleições. E nem adianta pensar em votar no fulano ou sicrano que vai ganhar, para não perder seu voto. Mas a falta de uma eleição presidenciável de forma discutida e reflexiva fez todo o Brasil perder. Para termos uma noção, quem se destacou foram os deputados nos seus segundos de televisão. Convenhamos, alguns perderam a noção ou estão tentando mostrar para a população que o período é crítico. O que podemos ver foi a falta de uma direita de verdade e uma esquerda com propostas concretas. Em outras palavras, tivemos uma oposição omissa, discursando sobre fatos passados e não apresentando nada para o futuro.

Depreendo tentando dizer que devemos estar atentos aos projetos e não aos barulhos eleitorais e imagens cinematográficas. Acredito que o Lula vai tentar mandar, embora, pelo histórico de Dilma, isso não acontecerá. Tem tudo para ser Dilma começando com todos e terminando sozinha. E para os próximos anos a tendência é de ser de “vacas magras”, será preciso tomar importantes decisões e torcer para Fernando Collor não sair presidente em 2014.

José de Júnior

Graduado em Filosofia pela UNIFEBE/Brusque e mestrando em Ciências Políticas - UFSCar/São Carlos-SP

Contato: js_junior@yahoo.com.br


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha da regulamentação dos ciclomotores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Lei Magnitsky

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

PL 2628

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Varginha

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

“Macho para quem?”

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Avenida Liberdade

Nova via de Belém que não nasceu com COP30



Colunistas

Resposta pro torcedor

Show de Bola

Resposta pro torcedor

Auxílio-moradia

Coluna Esplanada

Auxílio-moradia

Combate à corrupção

Coluna Acontece SC

Combate à corrupção

Desembucha JC com o Marlon Borsatto

JotaCê

Desembucha JC com o Marlon Borsatto

Galera premiada após bolar frases criativas para “catacumbas” do Beto Carrero World

Charge do Dia

Galera premiada após bolar frases criativas para “catacumbas” do Beto Carrero World




Blogs

Guerra contra pichações

Blog do JC

Guerra contra pichações

🌿 Sono de qualidade: o melhor remédio natural para sua saúde

Espaço Saúde

🌿 Sono de qualidade: o melhor remédio natural para sua saúde

Jejum regenera!

Blog da Ale Françoise

Jejum regenera!






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.