Colunas


A inovação sustentável da construção civil


O setor da construção civil vem passando por intensas transformações nos rumos do desenvolvimento sustentável, com a nobre missão de impactar cada vez menos o meio ambiente. Isso porque é um dos setores que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva. Um conjunto de mudanças está em marcha, com a utilização de fontes de energia alternativa, a adoção de materiais não tóxicos e recicláveis e a oferta de soluções inteligentes para a redução do impacto nas edificações.

As inovações estão na gestão dos resíduos nas obras, na escolha dos materiais com menor impacto ambiental nas construções; na redução do consumo de água e energia. Entre as novidades mais recentes estão as coberturas brancas e reflexivas, com a proposta de reduzir um grau na temperatura da Terra. No interior das edificações, algumas soluções evitam desperdícios e incorporam tecnologias inovadoras no uso de recursos não-renováveis, com as torneiras com fechamento automático e as janelas grandes para aumentar a luminosidade natural.

O cenário brasileiro se volta cada vez mais à reutilização dos resíduos, contando ainda com dispositivos legais para aumento do seu ciclo de vida, tornando-os assim objetos de desejo dos designers mais antenados. Nesta direção, a madeira de demolição se tornou uma forma nobre de expressão e oferecendo um contraste diferente entre o antigo e o contemporâneo.

É por isso que cada vez mais os empreendimentos rumam para as certificações. Entre as mais conhecidas está LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), sistema internacional de orientação ambiental utilizado em 143 países. Criado em 1993 nos EUA, é composto por benefícios econômicos, sociais, e ambientais. A inovação sustentável já é uma realidade, que impõe seus desafios a um perfil profissional mais atento às necessidades do planeta. A atualização profissional nestes novos padrões é capaz de definir o sucesso de uma empresa, colocando-a em posição de liderança e garantindo sua perenidade no mercado.

Professora de Gestão da Inovação do MBA em Negócios na Construção Civil da Tear Escola de Negócios


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha da regulamentação dos ciclomotores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

PL 2628

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Varginha

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

“Macho para quem?”

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Avenida Liberdade

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Canal de youtuber foragido do 8 de janeiro passa na TV aberta no Brasil

8 DE JANEIRO

Canal de youtuber foragido do 8 de janeiro passa na TV aberta no Brasil



Colunistas

Amigos ou colegas de trabalho?

Mundo Corporativo

Amigos ou colegas de trabalho?

O sucessor do reitor Sabiá

JotaCê

O sucessor do reitor Sabiá

Rodar a baiana

Casos e ocasos

Rodar a baiana

Niver da Olive

Jackie Rosa

Niver da Olive

Nas águas da Amazônia

Via Streaming

Nas águas da Amazônia




Blogs

Anna lá?

Blog do JC

Anna lá?

Saúde no prato

Blog da Ale Françoise

Saúde no prato






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.