JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
A esperança venceu o ódio
O vereador Thiago Morastoni disse ontem ao colunista que a principal palavra pós-eleição do PT de Itajaí é construir. E a sigla, a partir de agora, vai ter a filosofia do PT nacional: avançar, principalmente no diálogo. Sem citar nomes, Thiago alfineta que quatro integrantes da sigla seriam radicais e estavam afastando os filiados do partido.
Modelo de política
Contudo, Thiago promove um discurso de composição e de união com a parcela de 41% que votou no candidato adversário, tendo como objetivo a renovação de pensamento e de conduta. O Lula barbudo de 1989, dando soco na mesa, teve sim importância! Quem é o Lula de hoje? Os avanços que conseguiu foram unindo os diferentes, enfatiza o parlamentar vermelhinho.
Estopim
Thiago lembra as dificuldades de diálogo na sigla e afirma que a tendência é que os radicais se afastem da legenda. Que deixem o partido ou não participem das atividades partidárias. A ruptura, o grande estopim para as mudanças, foi o processo de expulsão deflagrado no início do ano, afirma Thiago.
Para o Pros?
O único petista que teria acompanhado o ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Itajaí, Nikolas Reis, ao partido Republicano da Ordem Social, foi o ex-candidato a vereador Moacir Kinest. Nikolas declarou ao espaço que vai ser honesto e ético e que em momento algum vai fazer campanha a quem se filie ao Pros. Vem quem quiser, enfatiza.
Sucesso antecipado
A Marejada Aventura pelos Mares do Mundo tem tudo pra coroar Itajaí como polo náutico nacional. Aliás, espaço já garantido e mantido desde a Volvo Ocean Race. A poucos dias do evento, com tudo caminhando e muita gente com as mangas arregaçadas na lida para deixar tudo nos trinques a nossa amada cidade mais uma vez vai fazer bonito pra este mundão de meu Deus.
Itajaí x Itaipava
Os emancipacionistas da estrada de Brusque continuam na busca por emancipar treze comunidades da zona rural de Itajaí, transformando-a em um novo município que se chamaria Itaipava. Mais de duzentos perfurates já estão circulando em carangas na city peixeira. E as reuniões continuam. Na zona rural, as opiniões estão pra lá de divididas.
Rejeição
Segundo os linguarudos de plantão, o ex-vereador Nilson Germano, que é vice-presidente da comissão pró-emancipação, tem encontrado rejeição entre os moradores. A raça de bocudos alfineta que Nilson, na última eleição, fez mais votos na zona urbana que na rural onde reside. Hoje pensa muito mais em ir à sauna do que outra coisa. Ôôô gente maldosa, Pai eterno!
Por outro lado...
...o empresário Vendelino Raimundi, que é presidente do movimento, é o único que se pronuncia sobre a questão. Em entrevista ao DIARINHO, disse que não existe interesse político na questão e que Nilson está afastado da política há mais de nove anos. Neste período Germano foi candidato por duas oportunidades e assumiu a câmara por 30 dias.
40km/h
A casa do povo da Maravilha do Atlântico vai avaliar novamente a proposta que cancela a lei municipal que estabelece a velocidade máxima nos radares de trânsito em 50 Km/h. Segundo os juristas sabichões de plantão, seria contrária ao código Brasileiro de Trânsito.
Arrecadar
Os sacrossantos entendem que em avenidas como Brasil e Atlântica a velocidade máxima deve ser 40 Km/h. Acho que voltar aos 40 é um retrocesso, porque foi aprovado o mínimo de 50 e agora, percebendo a queda da grana nos cofres da viúva municipal, querem voltar ao patamar antigo sobre a justificativa de segurança.
ApagaDão
Outras medidas de segurança requerem bem mais a atenção do poder público dos altos da Dinamarca, como os altos índices de criminalidade, com a bandidagem deitando e rolando. Debater a velocidade mínima em um clima desses é chover no molhado.
SumiDão pelo ralo...
As contas andam no maior sufoco com obras que não cabem publicamente, como a passarela da Barra. No dia em que anunciaram mais um aditivo de três milhões de reales, as obras foram paralisadas pelo MP por questões trabalhistas. Como diria o ex-vereador, ApagaDão Koeddermann, venha para Balneário Camboriú e ganhe uma multa! Bons os tempos que o Dão era oposição. Depois que se sentou no colo da situação, sumiu...
Alô, alô
O secretário regional e dublê de novela mexicana, Claudir Maciel (PSDB), esteve na prefa de Camboriú para autorizar o pagório de convênio no valor de 100 mil reales com o município para a instalação de internet e telefonia fixa na área rural da city.
Fora do mundo!
De acordo com a prefeitura, 99% da área rural não tem acesso à internet nem telefone fixo. E a telefonia móvel é precária. A área rural da Capital da Pedra tem grande vocação turística e agora, com internet, estará acessível ao mundo com suas belas paisagens e quedas naturais da água, cerca de 20 minutos do centro da Terra da pedrada e do tiro ao vereador.
Draga joga areia no rio?
Tem leitor pra lá de preocupado com a areia que a draga (da Marina?) anda depositando na beiradinha da curva do nosso valão maior, o Itajaí-Açu. A imagem pode ser vista no Blog do JC, no site chiquetoso do DIARINHO. A foto, clicada na última segunda-feira, levanta essa suspeita. Alguém explica?
