JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Marejada - aventura pelos mares do mundo
Governador em exercício (até ontem), Joares Ponticelli (PP), esteve presente domingo na Marejada Aventura pelos Mares do Mundo. Também prestigiaram o evento o deputado federal e presidente estadual do PP, João Pizzolatti, e o ex-secretário estadual de Turismo, Beto Martins
O secretário regional e dublê de novela mexicana com os vice-prefeitos da região da Amfri, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional, na semana passada
Quinze mil pessoas estiveram presentes no primeiro dia da Marejada, sábado. Prova da pujança do evento, que segue até o próximo dia primeiro de dezembro, com atrações gastronômicas e musicais, além de entretenimento e a baita regatona Jacques Vabre.
Bigodudo certíssimo
O artíficie da mudança da Marejada para esta época do ano e o mentor da tacada chama-se Amílcar Gazaniga. Ele sistribuchou pra que tudo acontecesse, colocando em segundo plano até a própria saúde. E o bigodudo não se intimida em dar esporro em português em ou em francês...
DIARINHO
A tchurma do jornal que todo o mundo lê, até quem diz que não, e que tem a preferência absoluta do leitor da região, montou um estande bem legal pra atender visitantes, leitores e quem deseja ficar bem informado sobre tudo que acontece (puxa, eu?!). Dá uma passadinha lá!
Só dois?
No primeiro dia da Marejada, dois prefeitos da região da Amfri circularam pelo evento, coincidentemente do PSDB: Bob Carlos, de Navegantes, e Leonel Martins, o Leão de Piçarras. Leonel, como presidente da Amfri, esteve no palanque na abertura do evento.
Paulinho representou o governador
O deputado federal Paulinho Bornhausen (PSB) representou o governo do estado, já que o secretário estadual de Turismo, Esporte e Cultura, Valdir Walendowsky, chegou atrasado. Quando Walendosky chegou, o alcaide JB estava dando um bizu no evento.
Santa Regina na piramidal
Moradores do loteamento Santa Regina, no bairro Espinheiros, estarão nesta segunda-feira, às 18h30, na piramidal casa do povo peixeira. O assunto em pauta é a crescente ação de criminosos naquela região. A bandidagem alvissareira tomou conta.
Quarteto em si
A reunião será com os edis que formam a comissão de Segurança Pública do Legislativo, Carlos Guarda Municipal Ely (PPS), Thiago Vermelhinho Morastoni (PT) e José Intisicado Ferreira (PP), além do presidente da Comissão de Segurança da leleia, deputado Mauricio Eskudlark (PSD).
A coisa anda feia
Segundo Persy Seemund, representante da associação de Moradores do Santa Regina, atualmente são roubadas, em média, duas casas por dia no loteamento, que possui aproximadamente sete mil moradores. A nossa situação está muito grave, estamos muito longe do centro, e a polícia leva quase duas horas para chegar, lasca a muié.
Abandono dos governantes
Thiago Morastoni, vice-presidente da comissão de Segurança, lembra que o Santa Regina passa por um grave problema de segurança pública ao mesmo tempo em que sofre com o abandono do poder público da Santa & Insegura Catarina. Aliás, vivemos um estado de insegurança faz tempo...
Esperança...
Esperamos que, desta vez, as reivindicações da comunidade sejam atendidas pelo governo do estado. Até mesmo porque, infelizmente, a guarda municipal parece ainda estar muito longe de virar uma realidade em Itajaí, debulha o vermelhinho Thiago Morastoni.
Nadicadenada?
Na segunda-feira, o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), reassume a cadeira. O bocudo vereador Zé Alvercino lasca que Raimundão só traz papéli... Ponticelli é do partido do Zé, esquentou a cadeira, e nem papel o triste trouxe... Oia, que quero estar errado e morder a língua!
Burraldice?
Região chapada de turistas. Itajaí com a Marejada, Balneário Camboriú e praias adjacentes lotadas. Basta espiar os busos da Catarinense, com linhas diretas de Curitiba para Bombinhas, com passagem pela Maravilha do Atlântico e Capital do Pirão. Barra Velha está com a secretaria de Turismo fechada e sofre com falta d´água. Será que o prefeito de Barra Velha, Claudemir Mathias (PSB), está veraneando em BC? Só phode!
Tansidez?
Isso mesmo. Ficou feio para quem teve a infeliz ideia de fechar a estrada do morro da praia Mariscal em pleno feriadão. O trânsito em Bombinhas já não flui em época de feriado nem na temporada de verão. Imagina o transtorno de estar impedido o trânsito em pleno feriado, que só foi liberado no sábado à tarde. Tem gente xingando até agora o infeliz que teve a ideia.
Evento
Dizem que o motivo para fecharem a via foi um evento esportivo em Mariscal. Mas isso não justifica o fechamento da estrada. É necessário planejamento, principalmente nesta época de verão, quando turistas de tudo quanto é canto deitam a cabeleira pra Capital do Mergulho. A prefeita bonitona, Paulinha da Silva (PDT), tem que botar fogo no rabo dos seus comandados para que tal asneira não mais aconteça.
Comoção
Verdadeira comoção se abateu sobre a região, principalmente Balneário Camboriú, com a morte do empresário da construção civil, Rogério Rosa. Ele foi encontrado morto no início da manhã de ontem em seu apartamento na avenida Atlântica. Não se sabe se fruto da violência crescente que assola a região ou vítima de suicídio. Maiores informações nas páginas do nosso DIARINHO de hoje.
Ainda na lida
Apesar de a presidenta Dilma Rousseff (PT) ter vetado o projeto de criação de novos municípios, os emancipacionistas continuam na luta para que a região rural de Itajaí se transforme em município.
O pessoal que montou o movimento Emancipar é Crescer que tem uma página no facebook, apesar de alertar que naquela redondeza não chega jornal nem TV e que o meio de comunicação usual é o rádio, acreditam que a rádio Diplomata de Brusque é a mais ouvida.
Ontem e hoje
Os emancipacionistas alertam que a bronca deles não é com o governo atual do paço da Vila Operária, mas com o que classificam de descaso de muito tempo. Caceteiam que no Rio do Meio, por exemplo, tem um caminho de carroça, com asfalto em alguns trechos, mas que não tem passeio, ciclovia, iluminação ou estrutura nas adjacências que denominam de casquinha de ovo.
Querem mais
Os emancipacionistas têm uma pauta extensa de problemas e necessidades para aquelas localidades: UPA 24 horas; ponte Limoeiro; iluminação e ciclovias, entre outros benefícios não inclusos na duplicação da rodovia Antônio Heil; praças e quadras esportivas nos bairros; ampliação de escolas e creches, esgoto, captação de água. Alegam que poderiam falar durante dias sobre o que falta...
Ligação com a terra da calcinha
Outra ideia interessante é um projeto que proporcione a ligação com o município de Ilhota, sendo que o centro geográfico das localidades fica a 20 km de Brusque e de Itajaí e apenas 8 km da terra da calcinha e da moda praia. Isso proporcionaria melhor logística e ganho para empresas que descem a serra, como Seara, Pamplona, BRF, entre outras. As empresas necessitam vir até a BR 101 e, depois, mais 5 km até Itaipava.
Rejeição
Outro assunto é a rejeição com relação à política. Isso englobaria o nome do Nilson Germano Vieira (PP) que, segundo o pessoal do movimento, é coisa pública e notória. O problema não é o ex-vereador, mas sim a política em si. Alertam que não se pode deixar uma causa se perder por conta disso e afiançam que Nilson tem acesso à esfera municipal e federal pra que possam conseguir aliados à causa.
Não querem impor
Os emancipacionistas alfinetam que uma reunião realizada em Itaipava, dia desses, dita dos contra, teve mais favoráveis que contrários. Portanto, a versão passada por alguns não é verdadeira. O que desejam é recolher assinaturas, o que possibilita o estudo de viabilidade. Tal estudo é complexo e técnico, oferecendo embasamento (ou não) dos últimos três anos da localidade.
Pandorgas...
Por fim, o pessoal que defende a nova cidade, que que não vai se chamar Itaipava (Sambaqui?) diz que na eleição passada se lançaram pela estrada de Brusque cerca de 13 candidatos a vereador, fora o que taxaram de pandorgas, que viriam de fora pegar voto lá. E não foi eleito um sequer. Na quinta-feira, acontece nova reunião na Itaipava.
