JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Afinidade
O ex-vereador e atual presidente do PCdoB peixeiro, Marcelo Werner, tem sido visto com frequência circulando pela piramidal casa do povo. Diferentemente do que alguns possam imaginar, o gabinete que Werner mais frequenta é o do vice-presidente do PP, Tonho da Grade. Hummmm..
Brigaçada danada
A brigaçada nos bastidores do clube dos bem nascidos, o Itamirim, continua. Assunto proibido é falar em eucaliptos. Bater na madeira, nem pensar: pode dar confusão. Associados estariam querendo explicações sobre a construção da portaria que teria custado mais de um milhão de reales.
Tapaço na zorelha
Além disso, um diretor pra lá de conhecido, segundo alguns associados, teria se passado no dia dos amigos, num evento do clube chiquetoso, e dado um baita tapaço na zorelha de um guri, filho de um associado. Mas, na alta sociedade, em tudo se colocam panos quentes...
Raimundão na área
Na manhã de ontem, o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), esteve na escola Estadual Henrique da Silva Fontes. Uma pá de puxas se acotovelou em seu entorno. É esperado que, vira e mexe, Raimundão dê as caras na área. Colombo agrada e amacia o PP, que pode ganhar a vaga no Senado na penca em busca de sua reeleição.
Jandir Bellini
Aliás, o comentário dos bastidores políticos é que o candidato a uma das vagas ao Senado, que abre em 2014, de Raimundo Colombo, chama-se Jandir Bellini. Não se sabe se é o candidato do Partido Progressista na Santa & Bela. Mas tem sido aventado como um dos mais fortes sem rejeição - na penca de siglas que vão se ajuntar para reeleger o governador lageano.
Cara no crachá
A resolução que cria uma carteira de identidade funcional para os vereadores foi aprovada por unanimidade na casa do povo da Maravilha. Os barnabés devem estar sem nada melhor pra fazer do que legislar em causa própria. A cédula permitirá o acesso em qualquer órgão de administração direta ou indireta do município, sem aviso prévio.
Carteiraço
Como se fosse necessário, pois todos os estimados e amados vereadores dizem amém ao pai maior, digo, ao prefeito Periquito. Em tempo: o projeto do carteiraço é do xerifão com cara de vampiro, Nilson Probst, que já é fanático naturalmente por uma carteira policial.
Aluguel de zicas
Ainda nesta semana, na casa do povo da Maravilha, foi aprovado em primeira votação o projeto de lei que autoriza a abertura de licitação para empresa que queira explorar o aluguel de bicicletas na cidade. Vamos ver se aparecem interessados e quanto tempo deve demorar, mas não esperem o serviço para esta temporada.
Troco solidário
A rede Feminina de Combate ao Câncer de Itajaí recebe hoje um cheque no valor de quase cinco mil reales como parte do programa Troco Solidário, do SuperKoch. A quantia arrecadada foi doada pelos clientes, que contribuíram com parte do troco das compras pagas em cash. O Koch deu 5% do valor total acumulado pelas doações. Parabéns ao Koch pela iniciativa!
Deodato tem fôlego
O pré-candidato a deputado estadual do PSDB de Itajaí, Deodato Casas, vem silenciosamente trabalhando nos bastidores. Na semana, purexemplo, Casas tem encontros, reuniões em Piçarras, Penha, Navegantes, Ilhota e Itajaí. Isso tudo se dedicando ao seu trabalho como médico e correndo mais de 10 quilômetros/dia para a prova de São Silvestre. Haja fôlego!
Quem será?
Na Maravilha do Atlântico, a curiosidade no meio político gira em torno do sucessor do homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB). Uma pá de nomes se articulam, outros se insinuam. Não resta dúvida de que o resultado da eleição estadual de outubro de 2014 vai facilitar o caminho para o candidato a sucessor.
Não encara
Daí entra até mesmo o nome de Plinio Santos, representante da família do alcaide Pirica. Mas o tio Plinio não parece muito disposto a encarar uma parada dura como uma eleição para deputado estadual. Restou para o secretário de Insegurança da city, Dão Koeddermann (PMDB), o presidente do legislativo com cara de vampiro brasileiro, Nilson Probst (PMDB) e o vereador baixinho intisicado Fábio Flor (PP).
Adversários na trincheira
Um nome que chegou a ser forte, mas está descartado é o de Auri Pavoni, condenado por improbidade administrativa. Embora Auri ainda sonhe com a possibilidade de ser candidato, os adversários da mesma trincheira armaram uma cilada que prevê a eliminação do secretário de Planejamento.
Anjoletti breca Auri
Orlando Anjoletti deve ser o nome pautado para forçar o recuo de Auri Pavoni. Isso teria sido articulado com o presidente do legislativo, vereador Nilson Probst, que não aceita outro nome para a sucessão a não ser o dele próprio. Mas muita coisa tem pra rolar até 2016.
Negam
A formação do grupo dos sete, que envolveria excelências excelentíssimas de situação da casa do povo peixeira, no intuito de fazer pressão para ocupar mais espaço no governo do paço da Vila Operária, tem sido negada por vários envolvidos. Contudo, um vereador nos bastidores teria dito que foi assediado pra entrar na canoa e, quem sabe, de G7 pular pra G8. Hummmm...
