JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Comissão de Verão
Requerimento do líder do governo na piramidal casa do povo, Afonso Arruda (PMDB), solicita à mesa diretora a possibilidade de instituir em Itajaí a comissão legislativa para tratar de assuntos da temporada de verão durante o recesso legislativo.
Uma boa!
Leia-se assuntos ligados ao verão a fiscalização das praias, balneabilidade, acessibilidade, sanitários, jogos e esporte na praia, salva-vidas, transporte coletivo e condições de higiene e limpeza urbana.
Relatório
Os membros da referida comissão ficariam autorizados a emitir notificações oficiais aos órgãos competentes, inclusive solicitando a interdição de estabelecimentos. A ideia da comissão é boa, contudo não phode e nem deve extrapolar a função de cada poder. Acredito ser demasiado o envio de solicitação pra interditar estabelecimentos.
60 dias...
Passada a temporada de verão, a comissão das excelências excelentíssimas tem o prazo de 60 dias para a elaboração de um relatório com os principais problemas enfrentados pela comissão durante a temporada e quais as sugestões para melhorar a qualidade de vida dos nativos, bem como a recepção da turistada.
Tudo em família
470 votos favoráveis pra chapa única na escolha do diretório do PMDB da Maravilha, em convenção realizada no final de semana. Outros seis filiados votaram contra. O homem-pássaro, prefeito Edson Periquito, disse que o tio Plínio César dos Santos deve ser reconduzido como presidente do partido.
É só ele querer...
Só depende dele, disse o prefeito. Na reunião da próxima quinta-feira, serão definidos os nomes da executiva municipal do PMDB. Além do nome de Plínio como candidato a deputado estadual, o pré-candidato Dão Koeddermann também postula vaga para a câmara federal.
Insegurança
Se o Dão deseja mesmo sentar os glúteos numa estofada cadeira de couro em Brasólia, precisa se afastar o quanto antes da secretaria da Insegurança da Maravilha do Atlântico, que neste final de semana, voltou a contabilizar assaltos a supermercados e estabelecimentos comerciais.
Tá devendo
Como parlamentar, Dão deixou um bom legado ao município. Mas, como secretário, está em dívida e não consegue baixar as estatísticas que colocam a praia mais famosa do sul do mundo como uma das mais perigosas.
Nem a síndica de prédio!
A secretária da Criança e do Adolescente do outro lado da vala, Vânia Voltolini, em contato com o socadinho escriba, jura que não será candidata a nada, nem a síndica de prédio. Garante que está concentrada nas atribuições da pasta que comanda, que tem lhe trazido alegrias e desafios constantes.
Hummmmm...
Contudo, enquanto Vânia garante não almejar uma candidatura, os linguarudos de plantão dengo-dengosos lembram que seria um bom nome. Já viram uma ex-mulher que não fala mal do ex-marido?, alembra a raça de língua solta. Nunca ninguém ouviu um ai de Vânia sobre o prefeito Bob Carlos (PSDB).
Emplumados reunidos
Nesta terça-feira, na associação dos barnabés de Navegantes, haverá encontro de emplumados, quando o alcaide Bob Carlos irá apresentar o pré-candidato Dado Cherem à reeleição da leleia e o ex-governador atucanado Leonel Pavan, também pré-candidato a deputado federal.
Chefão do PMDB
E o empresário Nilton da Silva (dono de empresa de transporte) foi mesmo elevado à condição de novo chefão do complicado PMDB de Barra Velha. A nova chapa, eleita no sábado, é também integrada por peemedebistas tradicionais como Ivo Formiga, Conceição Caruda Freitas e o ex-prefeito Celso Bittencourt, além do suplente de vereador Marcelo Nogaroli.
Mão nos cornos
Nilton não era o candidato do coração do ex-prefeito-turco Samir Mattar (que disse a amiguinhos que preferia eleger o Ivo Formiga), mas acabou eleito. Uma particularidade: Nilton foi o valentão que, em 2011, invadiu o gabinete do Samir e metêuli a mão nos cornos do ex-todo-poderoso do setor jurídico, o Eurides dos Santos (principal envolvido no rolo da Operação El Niño, da PF).
Capacetada
Contam as más e desaforadas línguas barravelhacas que, na ocasião, Nilton fincou um capacete de motoqueiro bem na cabeça do Eurides - versão não confirmada na época, mas que juram ser verdadeira. Dá pra imaginar como será daqui pra frente...
Festinhas do couro daquilo...
Em Piçarras, um fenômeno bastante curioso mostra bem a alternância no poder, ora do Pinguim do PP (Umberto Teixeira), ora do Leãozinho do PSDB (Leonel Martins). É que, a cada mandato, os chefões mudam o nome da principal festoca da cidade. Quando dá Umberto, a festa se chama Fenapi; quando dá Leonel, a festa se chama Fenamar. Foi só o Leonel ganhar que a Fenapi foi de volta para a casaducaraio e voltou a Fenamar.
