JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Criando asas
O dublê de vereador, presidente estadual da Força Sindical e do partido em Itajaí, cuja sigla lembra uma espécie de veneno pra matar pernilongo, SDD (Solidariedade), Osvaldo da Mancha Branca Mafra, foi um dos convidados do almoço de bagrões tucanos na capital manezinha, no finde.
Todo faceiro
O homem da mancha branca, Mafra, ficou todo faceiro, ao ser recepcionado pelo senador catarinense Paulo Bauer e pelo senador mineiro e pré-candidato a presidente, Aécio Neves. Bizolhe a foto no Blog do JC no saite do DIARINHO (www.diarinho.com.br).
Hoje ou amanhã?
Existe uma espécie de gratidão ao senador tucano e ao partido emplumado por conta da ajudinha que o playboy mineiro Aécio deu pra criar o Solidariedade. E como Mafra faz tudo que o Paulinho da Força Sindical mandar, tá cumprindo à risca a cartilha do mestre. Já foi escrevinhado neste espaço que Mafra é candidato à câmara federal em Brasólia e que seu colega à leleia é o sem fraturas Deodato Casas, do PSDB.
Pra sempre...
Isso quer dizer que o homem que se elegeu vereador mas passa mais tempo na ponte aérea trabalhando pelo sindicato vai virar oposição? Oposição hoje, ou conveniência lá na frente? Mas deixar de ser presidente da Força Sindical, ele num deixa! Aliás, alguém já viu alguém virar presidente de sindicato e largar a teta? Há quem diga que muitos embolsam mais de 25 mil/mês, fora o alho das passagens e o caraco a quatro. É mole?
Cada um prum lado
Agora, Deodato vai pedinchar votos para Mafra? É lógico que vai pedir votos para Leonel Pavan, que é federal. Único vereador da sigla emplumada em Itajaí, o profe Acacio da Rocha já sinalizou que seu candidato a deputado federal chama-se Marco Tebaldi. Durma-se com um barulhão desses...
Agora sim?
O clube dos bem nascidos, o Itamirim, emitiu comunicadoaos sócios, de que vai arrancar 81 pés de eucaliptos e que vai repassar a tarefa ao associado, que vai bancar retirada e transporte, além de ficar responsável por algum dano material ou humano, tendo o direito de ficar com os eucaliptos.
Tinha?
O que alguns sócios linguarudos se priguntam é se, na retirada passada, existiram licenças específicas. Será que será que será?
Pressão
Está insustentável a permanência de Rogério Santiago à frente da secretaria de obras da ex-Capital do Jet Sky. O vice-prefeito Flávio Tirone e o presidente da câmara Serginho Maia não dão sossego ao prefeito de Piçarras, Leonel Martins, o Leão (PSDB).
Querem...
Assim como a de Obras, a secretaria de Planejamento, chefiada por Chico Telles, também estaria na fatia do PSD no acordo entre a coligação vitoriosa na eleição passada. E nenhuma das duas indicações à pasta estaria alinhada à cúpula do partido, que quer os abobrões fora da cadeira estofadinha.
Não convence
Ao bem da verdade, o trabalho realizado por Santiago e Telles não estaria agradando políticos nem a população. As repartições pouco teriam apresentado, neste primeiro ano de governo Leonel. Muitos comissionados reconhecem isso.
Em cima da temporada
Comenta-se, à boca miúda, que outra secretaria em que poderá haver troca é a de Turismo, já que é duvidoso o resultado nos eventos realizados pela pasta. O alcaide não mudaria ainda este ano por conta da temporada, que já está em cima. Mas no ano que vem...
Troca-troca...
As mudanças nas secretarias da ex-Capital do Jet Sky também rondariam a assistência Social. Como a chapa adversária, liderada por Ricardo Pilatti, o Pila, venceu a convenção do PT, a secretaria comandada pelo ex-vice-presidente do partido, Silvio Bastos Alves, estaria na mira do atual mandachuva petista.
Abacaxi
Logo agora, que a secretaria saiu do popular Nasf e alugou uma baita casona no centrão da city da praia sem praia, com uma bela e nova poltrona, o secretário corre o risco de perder a cadeira. Está aí o abacaxi para o prefeito descascar.
Economia verde
A city peixeira e a Maravilha do Atlântico tiveram projetos selecionados pelo programa Economia Verde e Solidária, da secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável. Na terça-feira, 10, às 12h, o instituto Excellence de Desenvolvimento Sustentável e a Colônia de Pescadores Z-07 receberão certificados das mãos do governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), e do secretário Paulo Bornhausen (PSB).
Baita grana!
As duas associações receberão R$ 300 mil cada para comprar equipamentos e utilizar a grana na transformação de resíduos da reciclagem em obras de arte e peças de artesanato sustentável. Em todo o estado, 43 cooperativas serão beneficiadas.
Entrou na onda...
A prefa da Capital do Marisco, Penha, também entrou no horário de verão. Agora, atende das 13 às 19h. Fala-se em economia. Aliás, em todo o lugar é o mesmo papo. Ótimo para os barnabés, mas é a população que paga a conta. O prefeito de Itajaí, Jandir Bellini (PP), disse lá atrás, em um encontro na Amfri, que horário de verão era economia burra, porque prejudica o cidadão. Mas entrou no clima também...
