JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Eleições Limpas!
O vereador Rafa da Padaria esteve no hospital Marieta Konder Bornhausen pra bispar sobre reclamações no atendimento
A vereadora BBB, bonitona, brabona e bocuda, Anna Carolina (PRB), afirma que tem votado com a sua consciência e deu uma provocada, ao dizer qual dos vereadores fez mais do que ela neste primeiro ano de mandato. Anna foi simpática, humilde e firme na defesa de suas ações. Parabéns!!!
O modelo da parceria entre a OAB de Rio do Sul e a Unidavi pra coleta de assinaturas em apoio ao projeto de reforma política Eleições Limpas será adotado nacionalmente pela OAB. Os alunos discutiram política e tiveram horas complementares para coletar assinaturas.
Engajados
Em dois meses, conseguiram cinco mil assinaturas, entregues nesta quinta-feira em Florianópolis ao presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho. A corrupção é o principal foco do projeto Eleições Limpas, que trata de financiamentos de campanha e criminaliza o caixa 2.
Aqui
Em nossa região, só o sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Bares e Restaurante e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sechobar), através da sua presidenta, a coroa pra lá de bonitona Olga Ferreira, tem colhido assinaturas em tudo que é canto em prol da campanha Eleições Limpas.
Voltou a sugerir
O deputado federal turco careca, Esperidião Amin (PP), em entrevista à rádio 102 FM, voltou a sugerir, como fez há três anos na gororoba do JC, o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini, como um nome forte da sua sigla para ser candidato a governador em 2014. E olha que na mesma fala Amin teceu uma carrada de elogios ao governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), que irá à reeleição.
No prazo...
Na semana passada, o prefeito da Capital do Ultraleve (Itapema), Rodrigo Bolinha (PSDB), se reuniu com o diretor de Infraestrutura Escolar estadual, Sergio Boebel, na Capital Manezinha. Na pauta do encontro estava a construção da nova escola Anita Garibaldi pelo governo do estado.
Garantido
Durante a consulta, Rodrigo Bolinha teve a confirmação de que o projeto está garantido e que os trâmites legais da documentação seguem dentro da total normalidade de prazos. O governo do estado tem até o mês de julho do próximo ano para assinatura de convênios necessários com a União, afirmou Sergio Boebel.
Gostou
Michel Temer, vice-presidente da República e presidente de honra do PMDB nacional, vai retornar a Santa Catarina nesta segunda-feira. Temer deve visitar Araquari para presidir a solenidade de lançamento da pedra fundamental da BMW. Esta é terceira viagem oficial ao estado em dois meses.
Ou endireita ou entorta divez...
A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati, senadores e deputados federais integrarão a comitiva oficial. Claro que os papagaios de pirata e puxas de plantão também vão dar as caras pra tirar uma casquinha. Santa Catarina parece ser mesmo a bola da vez para o governo federal. Agora o Raimundão endireita a Santa & Bela ou o estado quebra de vez.
Vitrine política
O estado é visto politicamente como elo do sul, entre Rio Grande e Paraná, estados de grande porte na produção industrial e agropecuária no país, somados a Santa Catarina, que recebe o maior número de turistas durante a temporada de verão. A Santa & Bela acaba servindo de laboratório para os ensaios políticos pré-eleitorais.
Ciclovia
Enquanto o homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), se esmera pra arrumar a tão sonhada ciclovia da avenida Atlântica, o impasse entre ciclistas, pedestres e comerciantes tá causando o maior perrengue nas redes sociais. De um lado, ciclistas defendem o espaço com unhas e dentes, do outro, comerciantes necessitam das vagas de estacionamento para manter os estabelecimentos abertos. É flórida!
Quebrando ovos...
Os sabichões do município estudam alternativas pra agradar ambos, mas não se pode fazer omelete sem quebrar o ovo. E atender todas as reivindicações não é possível, pelo espaço limitado que há pra criação da ciclovia, estacionamento e duas pistas de rolamento.
Contra mão
A prefa da Maravilha tenta estimular o uso da zica como meio de transporte alternativo, mas nesta semana, pela segunda vez, houve pedido de vistas ao projeto para aluguel das magrelas na praia mais desejada do sul do mundo. Alguma coisa entre o discurso e a prática governista não vai bem.
É mui difícil!
Alguns mais afoitos arriscam dizer que o prefeito estaria tomando tal medida pra jogar contra ciclistas e comerciantes e deixar o abacaxi pra administração pública. A câmara de vereadores, que já não tem servido ao povo, novamente se cala e faz papel de parede sobre o tema, que deve voltar pra pauta somente no ano que vem, após o tão esperado recesso parlamentar de 45 dias... Fevereiro. Pedala, pessoal!
Num para quieto
O pré-candidato à leleia, o sem fraturas Deodato Casas do PSDB, num para quieto. Na sexta-feira, manteve contato com lideranças de Navegantes. Já no sábado, Deodato se reuniu com o pessoal de Bombinhas e Porto Belo. Nesta segunda-feira, o trabalho é em Itajaí e amanhã, terça-feira, rola jantar de encerramento com os membros do diretório peixeiro. Ufa!
Olhar de pertinho
Depois de receber reclamações e pedidos de moradores sobre o atendimento do pronto-socorro do hospital Marieta Konder Bornhausen, o vereador Rafael Dezideiro, o Rafa da Padaria (PRP), resolveu visitar a unidade esta semana. Ele foi recebido pela assistente social do Marieta, Maria Clara de Marchi, e pela responsável do setor de qualidade, Tatiana T. Chemin de Luca.
Vergonheira
Elas me informaram que o número de pacientes atendidos na unidade aumentou muito e o espaço do pronto-socorro com leitos é para 15 pessoas, mas muitas vezes chega a 30 ou mais, pois entendem que não podem negar ou negligenciar o atendimento.
Não se antenaram
De acordo com as representantes do Marieta, a expectativa é de que o quadro melhore somente quando a obra do pronto-socorro for concluída, no final de 2014. O hospital não acompanhou o crescimento da cidade, falta efetivo... Mas, logicamente, essa falta só atinge quem mais precisa e não tem como pagar particular ou não tem plano de saúde. Esses ficam sem espaço e com atendimento precário.
Sensibilizou
Rafa atenta para a necessidade de um atendimento mais humanizado, com profissionais capazes de se colocar na situação do outro no momento da enfermidade. Todo o ser humano merece respeito, ainda mais em situações tão delicadas, quando estão fragilizados com sua doença ou de algum familiar. Uma moradora me procurou para desabafar sobre um triste episódio, envolvendo a perda de seu pai, e isso me sensibilizou muito.
Mudou pouco
Na sessão da última quinta-feira, o vereador usou a tribuna para expor o problema e clamou por soluções, para que esta obra seja concluída o mais rápido possível. A grande verdade é que, vira e mexe, quem acompanha há décadas o que acontece no hospital tem a triste noção de que a realidade mudou pouco pra quem precisa de atendimento e não tem dindim no bolso, infelizmente...
A festa
Após sofrer um acidente na última segunda-feira e sair quase ileso, o presidente da junta Comercial de Santa Catarina, Fabrício Oliveira, tinha mesmo que comemorar, e foi isso o que aconteceu na festança do PSB da Maravilha do Atlântico, na noite de quinta-feira, na qual foram apresentados os membros da executiva provisória.
Local inusitado
O mais inusitado foi o local escolhido para realizar a festa. A rangaceira rolou na sede dos funcionários da polícia Federal e contou com a presença de cerca de 200 pessoas, entre empresários, policiais federais, líderes comunitários, funcionários públicos, professores, lideranças jovens, advogados e os penetras de plantão que prestigiaram o evento.
PF
Após saber do local do evento, este socadinho escriba ficou matutando, imaginando que poucos políticos da região têm coragem de passar na frente da sede da polícia Federal, quanto mais fazer uma festa na sede dos barnabés de tão importante instituição nacional.
Aumentozinho salgado
A polêmica em torno do aumento do ITBI movimenta a ex-Capital do Jet Sky. A população da cidade teme o efeito do imposto sobre o IPTU que, segundo alguns especialistas de boteco, poderá chegar a 500% em alguns bairros de Piçarras.
Num aprovou
Na primeira votação no legislativo, o projeto foi aprovado com votos contra da oposição, menos do vereador Oscar Tampa Pedroso, (PMDB), que é mais liso que sabonete de babosa. Tampa Gordo, como é conhecido, vota a favor. Mas diz que é contra. As bocas de badejo dizem que ele é contra, porém só se for contra o povão.
Injustificando
Balneário Piçarras já tem o sexto maior IPTU de Santa Catarina. O imposto na ex-Capital do Jet Sky ganha até da capital, Floripa. O povo já anda com a corda no pescoço, e agora vão puxar de vez para ver a turma botar a língua para fora.
Do tribunal?
O prefeito Leonino, Leonel Martins (PSDB), andaria justificando o mega-aumento, afirmando que é uma exigência do tribunal de Contas. Acontece que o TC não teria enviado orientação alguma para o aumento do IPTU, tampouco do ITBI.
Lá no alto
Exonerações. O que o Tribunal de Contas andaria cobrando do alcaide é que ele diminua os custos com a folha de pagamento que, hoje, provoca um desequilíbrio nas finanças. A prefa estaria gastando acima do permitido, ultrapassando o limite em 2,5%.
