JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Bomba! Bomba!
A coluna já tinha publicado, há algum tempo, que o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo, e o presidente estadual do PSD, o deputado da leleia, Gelson Merísio, não teriam ficado nada contentes com a debandada da vice-prefeita de Itajaí, Dalva Rhenius, que carcou da sigla para o PSB. E não deixaram barato. O diretório estadual pediu a cadeira da vice em petição ao tribunal Regional da Santa & Bela Catarina.
Querem cassar o mandato
O PSD estadual entrou na dona justa eleitoral pedindo a perda do cargo da vice-prefeita por conta da sua desfiliação partidária, baseando-se na resolução do tribunal Superior Eleitoral 22610/2007. A vice-prefeita Dalva foi intimada pelo TER-SC pra ispricar por que debandou da sigla.
E agora, Pai eterno?
O diretório Regional e o Municipal de Itajaí também foram intimados a se pronunciarem sobre se existe justa causa, citada na resolução, pra que a mandatária perca o cargo (bizolhem no Blog do JC no DIARINHO, o documento). O que será que o vereador, líder da bancada da sigla na câmara e presidente do PSD, o barbudão Douglas Cristino, vai dizer? Ai, ai, ai que dor!
Ombro deslocado...
O convênio com a instituição Ombro Amigo, de quase 600 mil reales para o ano que vem, gerou celeuma na casa do povo. Anna Carolina disse que não votaria a renovação do convênio com a entidade, por não ter mais dados das ações desenvolvidas. O vereador Paulinho Amândio (PDT) pediu vistas. Ficou acordado que o projeto volta à pauta na noite de hoje, última sessão do ano dos nossos amados heróis legislativos.
Descascou na espinha
Ainda repercute em Barra Velha o desabafo do ex-prefeito Zé Brugnago (PP) na entrevista sobre a história da cidade, no programa do bocudo do Juvan Neto, na Aquarela FM. Lá pelos quase 15 minutos de entrevista, o ex-prefeitão, pai do atual vice, Fabio Brugnago (também do PP), desatou a descascar o sistema de saúde barravelhaco, no governo do próprio filho e do atual chefão do Executivo, o Claudemir Matias (PSB).
E o povão?
Segundo Zé Brugnago, ele mesmo foi tratado com se fosse um cachorro no Pronto Atendimento Central e chegou a rasgar o prontuário na frente de duas funcionárias. Questionou que se um ex-prefeito e ex-secretário é tratado desta forma, como estaria sendo tratado o povo na Terra do Pirão?
Acabou a harmonia
Zé não parou por aí - e olha que o bocudo do Juvan não estendeu o assunto - o ex-prefeito ainda descascou que o atual chefão, o Matias, não está ouvindo direito o vice-prefeito. Brugnago acabou por revelar o que todo o mundo, no paço municipal, já comenta à boquinha miúda: que Matias e Fabio não mais ostentam a harmonia dos tempos de campanha.
Homenagem
O engenheiro Leonardo Petrelli foi homenageado através de uma moção in memorian pelo vereador Thiago Morastoni, que destacou a importância do seu trabalho por 10 anos em Itajaí. Quem recebeu a honraria foi o seu filho e fundador do grupo RIC, Mário Petrelli, que durante o discurso lembrou figuras históricas da política de Itajaí, que tiveram representatividade estadual e nacional.
Fora de área...
A vereadora BBB, bonitona, brabona e bocuda, Anna Carolina (PRB), se afasta do legislativo de 15 de janeiro até 15 de fevereiro. Neste período, assume a cadeira o suplente do PSDB, China Celular. Será um mandato meio a meio, um período no recesso. Quando voltar ao trampo, China terá o gostinho de se sentar na cadeira do poder legislativo por quatro sessões ordinárias.
É da situação?
Fontes palacianas caceteiam que com a situação na casa do povo não precisa de oposição. Citam, purexemplo, a vereadora peemedebista Neusa Giraldi que não perde uma sessão pra fazer um pedincho de informações ao paço da Vila Operária. E isso, lascam, é porque é da base. Imagine se não fosse. Qui coisa, meu povo!
Se soltar...
O blá blá blá de nossas amadas excelências excelentíssimas sobre requerimento da vereadora Neusa, solicitando audiência com o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), e com todos os 21 vereadores resvalou pra questão política. O pastor Calinho de Jesus Mecânico (PP) alfinetou que o deputado federal, João Rodrigues (PSD), veio à cidade pegou votos e, se hoje o soltar na Hercílio Luz, o homem se perde. Credo!
