JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Acabou a coçação
Após 20 dias coçando a sacaria, o socadinho escriba está divolta, pra em julho comemorar 10 anos na página dois do DIARINHO. Volto pra cumprir a missão de disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno para o bem da coletividade. Contatos: (47) 8842-9084 e 8823-9207 - jc@diarinho.com.br e jcdodiarinho@gmail.com
Ai, ai, ai que dor!
A brigaçada entre o PSD e a vice-prefeita de Itajaí, Dalva Rhenius, continua. Dalva pulou do PSD e foi para o PSB. Acontece que a sigla não gostou do pulo da muié e tá pedindo o cargo. Dalva apontou o advogado Círio Arnoldo Vicente como testemunha no processo que lhe muda de sigla. E o PSD, por sua vez, convocou ninguém menos que o governador Raimundo Colombo. Ui!!!
Todo mundo carca...
Em plena temporada, o calçadão da praia de Cabeçudas tá virado naquela vergonheira danada. Parece que falta vontade de fazer e terminar. Mas também, quem manda na city não passa o verão por estas bandas. O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), foi pra Penha; o secretário de Urbanismo, Paulo Praun perambula pela Maravilha do Atlântico. O chefe de gabinete, Nelinho, vai pra Bombinhas.
Longe, longe...
O líder do governo na piramidal casa do povo, Afonso Sereno Arruda (PMDB), também não fica por aqui: simandou pra Mariscal, lá em Bombinhas. O todo-poderoso secretário de Coordenação e Gestão, Luiz Carlos Pissetti (DEM), deitou a cabeleira pra iluminada Las Vegas, nos Isteites. A vice-prefeita, Dalva, deve ter carcado pra Itapema. Fora os que não se sabe e não se viu. Alguns abobrões do paço são como miragens...
Soco na mesa
Olha, talvez tenha passado da hora de o ex-homem dos galináceos, JB, dar um soco na mesa e mudar alguma coisa. Ainda na região da praia, ali na Atalaia, atocharam aquela cerca colorida com folhagens e o centro de Educação Ambiental, o CEA, continua abandonado. Apresentam 500 desculpas pra não usar, mas nenhuma solução. Esperar o que da Fundação de Meio Ambiente de Itajaí? Ações pífias e nenhum resultado...
Quer no governo
Presidente do PP peixeiro, narigudo Tarcísio Zanelatto, disse a este pançudo escriba que quer de qualquer jeito o vereador da sigla, Zé Alvercino, no governo JB. Na verdade, Zé já foi convidado pra dois cargos no ano passado e não aceitou. Será que aceita? O grande problema é que tem um monte de caciques e pouco índio no paço da Vila Operária. E num é?
Ufa, ainda bem!
Olha, uma coisa tem que ser dita: Itajaí, com toda essa falta dágua que assolou a região, está de parabéns, pois aqui não faltou água. E olha que, em anos passados, era um Deus nos acuda pra lavar a suvaqueira. Um suplício, pois se abrisse a torneira, nem vento saía. Tempos da Casan, que só levava a grana do consumidor e prestava um serviço deplorável. Aliás, Casan (uiiii!!!), hein, jogando esgoto no rio em Bombinhas...
Água
Muito já se falou, muito já se ouviu sobre o problema da água nas cidades litorâneas, no período de verão. Agora, vem somado com o problema do esgoto em algumas cidades. Tem gente que até já se acostumou e resolveu o problema com ponteiras e outras artes.
Politização
Mas eu não me acostumo é com a politização do problema, como se tudo acontecesse por simples e pura impossibilidade política. No caso de Itapema, até Dom João VI sabe que o problema é grave e que o reinado concedeu uma capitania hereditária pra que a empresa Águas de Itapema desse conta do recado. E não deu, não dará e, do jeito que caminham os siris na praia, a secura vai ser moda.
Politização da água
Até empresário andou enviando carta, recados e mensagens falando de apoio político. Dom João mandou avisar que o problema é do prefeito Rodrigo Bolinha (PSDB), lavando as mãos sobre sua intensa e imensa participação na gestão Sabino.
Razão sem pressão
Empresário tem razão quando diz que pode não investir em uma city em caso de ausência de condições básicas. Mas dizer que retira ou dá apoio político não é louvável. Reagir com pressão para o rompimento com a empresa inspira outras coisas.
Sem politização, com política...
Há uma política sobre a água baseada na concessão dos serviços, firmada em contrato. Parece que no tal contrato, Sabino e Dom João suspeitaram, imaginaram, sonharam que o crescimento populacional de Itapema seria de torno de 2%.
Lá pra cima
E foi de mais de 7%. Se foi assim, a empresa faz muito mais ligações por ano e investe somente o que corresponderia ao crescimento imaginado. Lucro certo! Problema inevitável. Tenho um balde com água em casa e vou me candidatar como empresa para entregar água em Itapema. Não dá nem pra mandar a tchurma do contrato tomar banho! Seria sujeira...
Piririca seco
O homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), antes das festividades andou zanzando, dizendo que tava convidando o povaréu de outros municípios da Santa & Bela, mas aparentemente tava era fazendo política em meios de comunicação pelo estado. Deu no que deu. Foi pra TV em rede nacional louvar a montoeira de turistas. Mas não arrumou a casa pra receber quem veio e quem mora na cidade.
Chama e manda embora
O mais vergonhoso foi o chefão da Emasa de Balneário Camboriú ter declarado que o abastecimento de água seria normalizado quando uma boa parte dos turistas carcasse de volta pra casa. O que aconteceu em Balneário Camboriú, com problemas de abastecimento, recolhimento de lixo, entre outros, não foi diferente do restante do país. Prefeito chama, mas sem condições de receber, e abobrão diz que o pessoal tem que carcar...
Incompetência
O problema aqui é que o alcaide Piririca não fez o dever de casa, mas ficou garganteando as maravilhas da Maravilha sem, contudo, poder atender a demanda na city. E o que se viu foi a turistada e os moradores passando um sufoco medonho, tendo que jogar água mineral no vaso sanitário pra ver se o troço afundava...
Mijador de criança
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini, ficou puto dos cornos com a história do bendito chafariz, que no ano passado foi alvo de intensa polêmica. O treco, que segundo quem vendeu a ideia iria ser um baita sucesso pra alegrar os olhos de peixeiros e visitantes da pequena pátria, virou uma fiasqueira medonha. As imagens no computador do prefeito mostraram uma coisa, mas na prática a geringonça é uma vergonheira. O jato dágua é mais fraco que mijo de guri pequeno.
