JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Não vai pagar
Os linguarudos de plantão lascam que os testes feitos eram pra que o bendito chafariz, que ficaria na Beira-rio em Itajaí, espirrasse água aos cornos da lua, mas o troço parece mijada de guri pequeno. Nada de água nas alturas nem aquele arraso que iria deixar zoios esticados e bocas esgarçadas de espanto e alegria.
Fraquinho, fraquinho...
Já que o jato dágua é mais fraco que mangueira no alto do morro em dia de secura e não a sétima maravilha do mundo, o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), cabreiro com a entrega, não vai pagar a engronha. Venderam gato por lebre, e o JB tem razão em não pagar!
LHS e Evandro
O papinho animado da foto na coluna de ontem (reveja a imagem no blog do JC, no saite do DIARINHO), no parque Beto Carrero, rolou entre o senador bigodudo Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e o prefeito Evandro Eredes (PSDB), que trocaram animadas figurinhas sobre a política local e regional, tudo conferido pelo vereador Juju Capela (PSDB) e pelo deputado estadual Jean Kuhlmann (PSD).
Deu na espinha
O conversê rolou no dia do aniversário do parque. Luiz Henrique parabenizou Evandro pelas duas vitórias consecutivas, mas malhou o pau em lideranças do seu próprio PMDB da Terra do Marisco que, quando LHS era o chefão do governo do estado, foram contrários à construção da rodovia Transbeto, que liga a BR-101 ao parque BCW, ainda na presença do saudoso Beto Carrero.
Minguou...
LHS foi direto à espinha: Meus correligionários foram contra a rodovia; diziam que iria matar o movimento turístico de Penha. Quem se matou foram eles, considerou. Desde o episódio, o manda-brasa nunca mais ganhou uma eleição de Evandro - e, inclusive, minguou no número de vereadores.
Tio do Pirica
Encontrei o presidente da casa do povo da Maravilha do Atlântico, Nilson Probst (PMDB), e o secretário de Articulação Governamental, Marcelo Achutti, batendo um rango no restaurante Recanto do Renato, em BC. Indagado sobre eleição pra leleia, Probst diz que prefere que o nome do candidato a deputado estadual da sigla seja o Plinio Cesar dos Santos. Agora, quando o assunto é os altos da Dinamarca, ele é candidatíssimo...
Do Pirica
Probst lascou que acredita que o seu colega de legislativo, Fábio Flor (PP), tá equivocado quando se coloca como candidato a deputado estadual - fora ou dentro do grupo do homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB). Marcelo Achutti defende que ou se é governo ou não se é governo. E diz que seu cargo não é do PP, e sim um convite do prefeito psitacídeo.
Não perdem!
O presidente do legislativo com cara de conde Drácula, Probst, garante que se o grupo se mantiver unido, não tem adversário pra próxima eleição pra prefeito. Lascou pra cima do lombo do ex-prefeito, o atucanado Leonel Pavan, perguntando que discurso ele (Pavan) teria, tendo deixado mais de 100 milhões de dívida, alembrando os precatórios por conta do terreno da Univali na Maravilha do Atlântico.
Pagar a conta...
O ex-vereador Tito Arruda tava arrumando a mala e as cuias pra se mudar para o recém-fundado partido Solidariedade, comandado em Itajaí pelo presidente estadual da Força Sindical e dublê de vereador peixeiro, Osvaldo da Mancha Branca Mafra. Acontece que Mafra convidou a eterna biruta de aeroporto não apenas pra assinar ficha, mas também pra pagar a conta da festança lá na Ressacada, no fim do ano. Tito na hora pulou fora...
Iguais e diferentes?
Aliás, o chefão da Força Sindical, Osvaldo Mafra, realizou festança para o seu partido no CTG da Ressacada. Já a festança para os seus assessores, familiares e áulicos puxas foi no clube dos bem-nascidos, o Itamirim. Seria algo como diferença de classes? E pior, linguarudos contam que teriam alugado pratos e talheres, os quais não teriam sido pagos nem devolvidos. E teriam pedido ao Tito pra ajudar a resolver. Credo!
Albanir comanda o trânsito
O ex-comandante da PM de Itajaí, coronel Albanir dos Santos, é o novo mandachuva da Codetran. Albanir foi guindado para o cargo oficialmente na tarde de ontem, após o prefeito JB aceitar o pedido de exoneração do ex-coordenador do órgão, William Gervásio. Ele saiu pela porta da frente e teve sua passagem enaltecida pelo burgomestre.
Mudanças
É esperado que aconteçam mudanças no problemático trânsito de Itajaí e que o relacionamento entre a Codetran e a polícia Militar melhore. De uns tempos pra cá, aparentemente tava complicado. Tanto que a PM estaria realizando blitzes no trânsito sem a presença do órgão de trânsito peixeiro.
Cotado
Albanir sempre esteve cotado pra ser o chefão da futura guarda municipal. Fontes do paço peixeiro garantem que, até o final do ano, dará sinais de vida. Encontrei Albanir há alguns meses, na feira do Largo, em Curitiba. Albanir tava com a patroa dando uma volta (foto no blog do JC) e garantiu que foi convidado, mas não iria pra uma guarda formatada de Balneário Camboriú, segundo Albanir, inconstitucional.
Mudanças?
Ou será que Albanir estaria dando uma bizoiada no trânsito da pra lá de progressista capital paranaense e teremos avanços no trânsito conturbado, que anda meio que abandonado em terras peixeiras? É esperar e conferir...
Igual pra ser diferente?
Nas redes sociais, o vereador vermelhinho do outro lado da vala, Murilo Cordeiro, respondeu a um questionamento que se seus pares no legislativo abrirem mão do salário que recebem, ele também vai na onda. Isso quer dizer o quê? Vai entender...
