Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Albanir assume hoje


O novo coordenador de trânsito de Itajaí, tenente coronel Albanir dos Santos, assume hoje (segunda-feira) a função. Albanir é ex-comandante da PM de Itajaí. E tem um baita desafio pela frente, o de dar um encaminhando ao conturbado trânsito da city peixeira. Que, como a maioria dos municípios, cresceu em frota de veículos, mas não preparou estrutura pra esse crescimento.

Num querem

Acredito que Albanir no Codetran é a sinalização do seu nome pra futura guarda armada de Itajaí. Contudo, a comissão de segurança da piramidal casa do povo, composta pelos vereadores Carlos Ely Castro (PPS), José Alvercino Ferreira (PP) e Thiago Morastoni (PT), não deseja que a “guarda” vá pra academia militar e tenha essa concepção e, sim que sua essência seja civil. Querem cortar desde já?

Segura a insegurança

Na quinta-feira passada iria ocorrer um reunião no paço da Vila Operária, pra discutir segurança pública. A comissão de Segurança teria sido convidada e logo após “desconvidada”, sabe-se lá por quê. O vereador Thiago, que tava na praia, provavelmente sem ser avisado, compareceu, segundo os linguarudos, sendo recebido pelo ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP).

Endoidou

Não tinha mais reunião sobre segurança, mas aproveitando a esanca oportunosa o papo teria evoluído para o tema. Thiago saiu do gabinete e teria corrido pra espalhar nas redes sociais sobre o encontro com o burgomestre e que agora a guarda municipal iria sair e mais coisa e losa. Foi o que bastou pra deixar o ex-secretário de Insegurança e vereador Carlos Ely doido da vida.

Virou fera

Carlos Ely é um defensor da guarda armada e já comeu o pão que o diabo amassou e pisou em cima. Por conta disso, ficou uma fera, virou o “cão chupando manga”, ligando pra meio mundo pra tirar a limpo a tal reunião do vermelhinho Thiago com o prefeito JB. O clima ficou azedo... Ai, ai, ai, que dor!

Num tem

Ao que se sabe, até o momento em que estrebucho estas mais do que atazanadas linhas ainda não existiria no papel um termo de ajuste de conduta (TAC) pra que o camelódromo enfincado na praça Arno Bauer deixe a praça que é do povo. Mas a questão vem sendo encaminhada e já se fala no mês de abril pra que se tomem medidas efetivas. Na verdade, demorô!

Coisa feia

Olha, pra velhuscos como eu e outros por aí, não se desentorta. Mas na molecada que tá vindo, temos que botar fé e trabalhar pra que possam fazer deste mundão de meu Deus um lugar melhor. Escrevinho isto envergonhado que nossos pequerruchos tenham chegado às creches peixeiras e encontrado falta de água, gás e alimentação. Descalabro!

Não pode errar!

E que o Zé das Medalhas, ops, secretário de Educação Edson d’Ávila tenha dito à reportagem do nosso DIARINHO de todos os dias que foram casos pontuais. Ora bolas e carambolas, isso não pode ocorrer em nenhuma unidade, é vergonhoso, e nossas crianças não merecem passar por isso. O secretário tá há trocentos anos no cargo, não pode se dar ao luxo de errar e errar feio. E num é?

Não pedinchou!

O presidente da Força Sindical, do partido Solidariedade e dublê de vereador, Osvaldo da Mancha Branca Mafra, diz que pagou o aluguel da confraternização de apresentação no ano passado da nova sigla, do seu bolso. E o restante foi bancado pelos filiados do partido. Mafra diz que gosta muito do Tito Arruda, mas em momento algum pedinchou grana pra realização do evento. Negou também que ocorreu festa no Itamirim.

Intermunicipal

O decreto que norteou que busos de transporte intermunicipal perambulem pelas ruas de Itajaí e “carreguem e descarreguem” passageiros no terminal rodoviário internacional (?) de Itajaí será revisto hoje ou terça-feira. O entendimento é que a medida restritiva teria sido muito abrangente e que agora ganhará modificação.

“Não morro de amores!”

A história dos ônibus percorrendo a cidade também já teve no passado manifestação no governo do ex-prefeito barbudinho Volnei Morastoni (PT). E, desta vez, nasceu no Conselho Municipal de Transporte Coletivo de Itajaí, presidido pelo Carlos Cesar Pereira, o Cesar do Sindicato.

Pegando passageiros

César diz que não “morre de amores pela Coletivo”, mas os ônibus de outras empresas de fora de Itajaí, que não investem nada na cidade, cujos ônibus são emplacados em outros municípios e pagam impostos por lá, estariam fazendo transporte irregular de passageiros, em detrimento da empresa detentora da concessão, a Coletivo Itajaí.

Diárias

O DIARINHO nosso de todos os dias trouxe reportagem esta semana sobre os campeões dos valores gastos pela piramidal casa do povo peixeira com as viagens dos amados representantes públicos em 2013. Nada mais que 203 mil reis, contra os 163 mil gastos no ano anterior, em 2012.

Nos cornos da lua

A quantia aumentou consideravelmente e deve ser pela explicação de que o número de parlamentares também aumentou, mas a desculpa não cola porque, quando quiseram ampliar as vagas, alardearam que o repasse do Executivo se manteria o mesmo, já os gasto$$$$$$...

Campeões

Os campeões de despesas com viagens pagas pelo erário são em 1º o Barbudão Douglas Cristino. O 2º é o topetudo presidente Osvaldo Gern e em 3º, o Zé Irrequieto Alvercino que gastaram 18 mil reais em diárias que contemplam até passeios de “representação popular” na França. Mas me digam quem do povão que se pode dar o luxo de passear pelas ruas estreitas de Paris ou estender o passeio um pouquinho pela Zoropa?

Não constam

Na contramão do turismo político aparecem ainda, segundo a reportagem do MACRIADO, o líder do governo, vereador Sereno Afonso Arruda, a BBBB Anna Carolina Martins, o “xerife” aposentado Carlos Ely e o vereador Maurílio Moraes, que não tiveram nenhuma despesa contabilizada com diárias pagas pela casa do povo. Amém! E juízo na estrada em 2014...

Gasto pessoal

Sempre reivindiquei neste espaço para que o presidente da casa do povo pudesse apresentar os números das gastanças dos gabinetes individualmente, principalmente telefones fixos e celulares. Dessa forma, a população também poderia ver se o seu “representante” está trampando no sentido de promover aos cofres públicos a economicidade que hoje é o principal modelo administrativo da iniciativa privada.

Caos

No meio de um turbilhão de argumentos para explicar a falta de água na Maravilha do Atlântico, que tem uma arrecadação de fazer inveja a muita capital quando se trata de taxa de consumo, uma coisa é certa: as otoridades responsáveis somente apresentaram explicações, embora não convincentes, depois que o promotor público Rosan da Rocha anunciou que iria abrir uma sindicância para apurar as responsabilidades.

Milhões

Um técnico no assunto, que durante muitos anos gerenciou a Casan numa cidade do Alto Vale, aponta que nada justifica a falta de água e que a arrecadação de Balneário Camboriú antes da Emasa dava para financiar o abastecimento em 10 ou 11 cidades de pequeno porte.

Expliquem!

Portanto, hoje, com os milhões arrecadados, se tivesse realmente investimento no setor, o abastecimento estaria sob controle e - detalhe - com pequena parcela dos milhões que um mês sim e outro também entopem os cofres da Emasa. É bom que expliquem à Promotoria Pública o destino de toda essa grana.

Abusos

Enquanto milhares de proprietários de imóveis, comerciantes e hoteleiros sofriam com a falta de água, lembrando que não são poucos os apês e casas que permanecem fechados durante todo o ano e cuja taxa de água é paga religiosamente, teve espertinhos se aproveitando da situação para alugar caminhão-pipa. Só um deles alugou 10 caminhões, cobrando em média 400 reais cada viagem.

Nojeira

Tem gente sem escrúpulo que colocou caminhão limpa-fossa para transportar água, enquanto outros utilizaram caminhão de transporte de combustível (e a prefa, Vigilância Sanitária?). Esses safardanas que fizeram tal coisa vão acabar queimando no mármore do inferno!

Desgaste

Um monte de perrengue, obras malfeitas, superfaturadas, seis anos para concluir o teatro municipal, falta de planejamento na questão da ciclovia, tratamento não coerente com o barnabé público, problemas no Funservir, etc., desgastam a imagem do homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB).

Num cola

A tentativa de transformar o Tio Plinio em seu sucessor não emplaca, assim como existe muita rejeição em torno de nomes como Nilson Probst (PMDB), Dão Koeddermann (PMDB), Auri Pavoni e Orlando Anjoletti (ambos DEM). Dois nomes podem ainda passar a fazer parte do processo: Fábio Flor (PP) e Cláudio Dalvesco (PR).

Dois nomes

Fábio já foi um nome mais forte junto ao eleitorado, mas acabou perdendo muito quando passou a integrar a base de apoio do governo Pirica. O bom velhinho Dalvesco, se tiver fôlego, pode ser a solução, mas também carrega no ombro a sombra de uma administração que num foi lá essas coisas...

Boca na zorelha

O vereador engomadinho Clayton Batschauer (PR) tá que é só sorriso. No apagar das luzes de 2013, o Ibge divulgou que Itajaí está prestes a ultrapassar a Manchester Catarinense, Joinville, e tornar-se o maior PIB (produto interno bruto) do estado. Os dados foram divulgados só agora pelo instituto, mas são relativos a 2011, ano em que o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí era o próprio Clayton.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Parabéns à Caixa e os novos contornos da responsabilidade no jogo

Direito em movimento: esporte, jogos e entretenimento

Parabéns à Caixa e os novos contornos da responsabilidade no jogo

A(fundação) de Esportes de Itajaí

JotaCê

A(fundação) de Esportes de Itajaí

Itajaí quer implantar castramóvel

Charge do Dia

Itajaí quer implantar castramóvel

Itajaí em tons de ouro

Clique diário

Itajaí em tons de ouro

Federação União Progressista se aproxima de João Rodrigues

Coluna Acontece SC

Federação União Progressista se aproxima de João Rodrigues




Blogs

Peptídeos: o que são, para que servem e por que estão mudando a forma de cuidar da saúde

Espaço Saúde

Peptídeos: o que são, para que servem e por que estão mudando a forma de cuidar da saúde

Cardiograma — quando o poema pulsa

VersoLuz

Cardiograma — quando o poema pulsa

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Blog do JC

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.