JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Ciumeira...
A chegada ao cargo de mandachuva da coordenadoria de Trânsito peixeira (Codetran) do tenente-coronel Albanir dos Santos deixou velhas figuras que estão alojadas na estrutura da prefa encabreiradas. E o descontentamento foi ouvido no paço da Vila Operária, quando um abobrão chatiado falou pra outro dos salamaleques feitos em torno de Albanir. Qui coisa, meu povo!
Cadê você?
Há quem diga que Albanir foi guindado não pra ser chefe direto da futura guarda Armada. Mas num futuro não muito distante, será secretário de Insegurança de Itajaí, no lugar da secretária loiruda Susi Bellini (PP). Susi anda sumida. Será que virou bagrona de gabinete?
99% encaminhado
Fontes do paço da Vila Operária lascam que a vereadora BBB, bonitona, brabona e bocuda, Anna Carolina (PRB), estaria sendo oportunista na questão do camelódromo, já que o município tem tratativas com o ministério Público pra resolver de vez a questão. E que os comerciantes ali instalados terão que deixar o local logo, logo...
Mexer com famílias
Há quem enxergue um problema politíco e alardeie que são mais de 100 famílias prejudicadas. Na verdade, pagam aluguel pra ali estarem. Os linguarudos caceteiam que existem donos obscuros lucrando em cima. O dono da praça é o município, ou seja, os cidadãos de Itajaí. Vão sair e pagar aluguel em outro local, como milhares de outros comerciantes.
Briga política
No final do ano passado, o chefe da guarda Portuária de Itajaí, Anibal Aragão - irmão do juiz José Agenor Aragão - faleceu. Como o cargo ficou vago, começou uma disputa política pra preencher a vaga, com indicações da polícia Militar, polícia Civil, polícia Federal e guarda Portuária. Um Deus nos acuda!
Não evoluiu
A galega Anna Carolina tinha entrado com um mandado de segurança pra brecar o bendito decreto que proibiria a circulação de busos intermunicipais pelas ruas de Itajaí, sendo que só poderiam embarcar e desembarcar passageiros no terminal Rodoviário Internacional (?) de Itajaí. O juiz Carlos Roberto da Silva indeferiu o feito e ainda mandou a parlamentar pagar as custas da ação.
Ninguém ama
Ninguém gosta da Coletivo Itajaí. A empresa só sabe acumular lucros. Existem motoristas que precisam dirigir e cobrar tarifa ao mesmo tempo... Contudo, acredito inevitável a proibição dos busos, não por conta da prefa, mas pela concessão do transporte municipal. Acredito que poderiam ir até a rodoviária sem ter que pagar a taxa que é cobrada dos passageiros que embarcam ali.
Aliás...
A prefa de BC já sabe como resolver o problema da falta dágua no centro da city: quando a pressão tá baixa, é só fechar a torneira do povão da região sul. A galera dos bairros da Barra, São Judas Tadeu e Nova Esperança fica sem água pra privilegiar a badalada região central aos olhos do turista. Isso aconteceu pelo menos duas vezes, inclusive no último finde. Fecharam o registro da rua 3700.
Secretários fantoches?
Dá pra dizer que o prefeito Pirica, se não é o responsável, é um dos principais culpados pela falta dágua e pela imundície nas ruas da city. Nomeou para dirigir a Emasa o ex-secretário de obras Valmir Pereira, que não tem conhecimento e seria fácil de manipular. O mesmo acontece na Educação, onde a chefona é a esposa do seu fiel escudeiro Jair Mecânico. A estratégia é impedir a entrada de secretários qualificados, que mandem mais que o prefeito.
Belém-belém
O casamento entre PSDB e PSD na ex-Capital do Jet Sky anda abalado. A coisa estaria azeda há alguns meses e piorou com a guerra travada entre partidos nas indicações das secretarias. O prefeito piçarrarense Leonel Martins não estaria cumprindo os acordos pós-eleição.
Gota dágua
Fato que vem distanciando alguns abobrões do PSD. O vice-prefeito Flávio Tironi já não circula com desenvoltura pela prefa, e o seu isolamento estaria cada vez mais visível. Presidente do PSD e da câmara, o vereador Sergio Maia enviou ofício solicitando a troca dos nomes das secretarias de Obra e Planejamento.
Cara de paisagem...
Mas o prefeito Leonel nem se coça e faz cara de paisagem. Apesar de as pastas serem ocupadas por correligionários do vereador, Maia e o vice-prefeito Tironi os querem longe. Tudo porque, além de não estarem participando dos encontros partidários, não comungam dos mesmos pensamentos pessedistas.
Mala pronta
Alguns membros do PSD acusam o secretário Rogério Santiago de ter ficado em cima do muro nas eleições passadas, sem ter participação efetiva na campanha de Leonel. Nem aos comícios teria ido, por isso agora não mereceria sentar os glúteos na cadeira de Obras.
Falando sozinhos...
Acontece que Santiago, assim como Chico Teles do Planejamento, estaria deixando Tironi e Maia falando sozinhos e já estão de mala, caneta e cadeira em direção ao PSDB. Seria uma forma de manter os cargos e uma manobra para enfraquecer com o PSD na city. Cruz credo!!!
Pau pegando
Ainda não se tem notícias sobre as candidaturas a deputado estadual em terras peixeiras, dos partidos da penca que elegeu o prefeito Jandir Bellini (PP). O alcaide tem dito que o governo tem que ter apenas um postulante. E que este nome será escolhido através de pesquisas.
