JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
DIARINHO
Na semana em que o DIARINHO completa 35 anos, confesso que me enche de felicidade fazer parte desta história há quase 15 anos. Trabalhei no jornal de 1985 a 1990. E nesta segunda etapa, com a Coluna do JC, desde julho de 2004. São 10 anos escrevinhando na página dois. A minha primeira função no jornal, em 1985, era colar as letras da capa com cola prit, recortadas do extinto jornal Notícias Populares.
Orgulho
No DIARINHO do veio Dalmo Vieira e da sua neta, Samara Toth Vieira, tenho orgulho de ter participado modestamente da diagramação; distribuição; entregador em Itajaí; colaborado na impressão; cobrador em Balneário Camboriú e hoje escrever a coluna de política do jornal que todo mundo lê (puxa, eu?!). Enfim, o DIARINHO é a minha segunda casa.
Banca Eureca
A tradicional banca do Napo, no calçadão da rua Hercílio Luz, comandada pelo italiano que é presidente do clube dos Cornos na cidade, está fechando as portas. Com isso, a banca Eureca, do Patrick, que fica na rua Gil Stein Ferreira, bem pertinho do Salesiano, passa a ser a mais antiga banca de revistas de Itajaí, com 26 anos. Oxalá continue, na luta de levar informação e cultura. Lá o amigo leitor encontra o nosso DIARINHO!
2014...
Dizem que o ano novo começa oficialmente no Brasil em abril, depois do carnaval, que este ano foi jogado lá pra março, mesmo com nossas amadas excelências excelentíssimas retornando ao ba¬tente no mês de fevereiro. O ano vai começar mesmo após a comilança de chocolates...
Jogadas ensaiadas
Passado o primeiro semestre, inicia a copa do Mundo e praticamente o ano já vai ter acabado quando o campeão mundial estiver erguendo a taça. O futebol da política também segue a passos largos e jogadas ensaiadas.
Correndo
Os vereadores Afonso Arruda (PMDB) e Julcemar Ferreira (DEM) já foram vistos no início do calorento mês de janeiro bebericando um cafezinho e tratando, entre outros temas, da sucessão presidencial da casa piramidal do povo.
Orientados?
Julce, como suplente, não tem direito a cargo na mesa diretora, conforme determina regimento interno da casa, mas seu voto tem peso igual na escolha do novo presidente ou manutenção do atual. Aliás, os suplentes podem ser disputados como coringas do baralho. Será que vão ter a orientação dos donos das vagas na hora de apertar o botão da urna pra escolher o novo chefão do legislativo peixeiro?
Proporcionalidade
Ao que tudo indica, se existia algum acordo desde a eleição do presidente Topetudo Osvaldo Gern (PP) para presidente (Gern passaria o bastão para o barbudão Douglas Cristino/PSD), a essas alturas o tal acordo já melou ou até azedou. A presidência deve ser feita com estratégia dos grupos denominados independentes (G7, às vezes G8), dos governistas e da oposição. Quem conseguir se unir a um dos grupos vai sair fortalecido. Mas quem vai dar essa carta é o estrategista ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP) se estiver mesmo interessado na sucessão de seu mandato... Será?
Comentário
Nesta semana, li um comentário no fecibúqui de uma pessoa de Itajaí que teria ouvido falar no paço da Vila Operária que um dos candidatos a prefeito seria o líder do governo, Afonso Sereno Arruda, e o vermelhinho Thiago Sorridente Morastoni de vice.
Dando as cartas...
O post chegou a ser comentado por Thiago, que se limitou a falar sobre o fato com um simples kkkkk, interpretando como se fosse uma piada. Mas o vereador vermelhinho não dever ter visto o anúncio do senador bigodudo Luiz Henrique da Silveira (PMDB) na última reunião com o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD) para definir chapa ao governo do estado com a união do PT na tríplice.
Fora de área
Quando escrevinhei aqui, por esses dias, que uma pá de otoridades de Itajaí tá desfrutando das férias em outras praias paradisíacas da região, a vereadora de Balneário Camboriú Mariza Fernandes (PT) vai à praia da Maravilha de cadeira, guarda-sol e cuia na mão pra se sentir como um turista se sente ao veranear em Bal¬neário.
Plano
Tá certo que Mariza tem plano de saúde e tá pouco se preocupando com possíveis micoses e frieiras e perebas que possa contrair nas areias sujas de Balneário, onde o lixo divide espaço com cadeiras e guarda-sóis. Dos demais vereadores alguém tem notícia? Acho que se mudaram por conta do incômodo com a falta dágua e energia elétrica. Sem falar no trânsito!
Nota de 3 pilas...
Algum espertinho criou um perfil falso do prefeito peixeiro, Jandir Bellini, no fecibúqui. A secretária de Comunicação, em comunicado, alertou para o fake e esclareceu que a procuradoria do município está analisando o caso. Contudo, até o momento em que eu dedilhava estas notas, o perfil continuava ativo. E na página tem uma pá de abobrões que tavam se achando importantes pelo pedido de amizade do alcaide. Ai, ai, ai que dor!!!
Caiaque ecológico
A Conasa divulgou ação com um ecoesportista, que a bordo de um caiaque vai investigar o rio Perequê, o mesmo rio que foi motivo de várias multas no ano de 2013, aplicadas tanto pela fundação Ambiental de Itapema FAACI, quanto pela Fatma. O detalhe é que o principal motivo dos repetidos laudos era o derramamento do nojento esgoto não tratado, pela própria concessio-nária no rio da Fita, afluente do rio Perequê.
Jogadas de marketing
Pelo visto, a concessionária quer incutir suas opiniões nas cacholas dos usuários com jogadas de marketing, que passam longe das exigências e parâmetros dos laboratórios. Quem sabe, vai até propor campanhas de fachada depois de tantos problemas ambientais. Só phode!
