JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Salvando a pátria
O socadinho escriba almoçou sexta-feira com o ex-vereador Nikolas Reis, presidente estadual do Pros, lá no restaurante Águas da Brava. Nikolas afirma que é pré-candidato a deputado estadual e demonstrou estar cabreiro com os ataques que vem sofrendo do presidente municipal do PT peixeiro, Jean Sestren. Nikolas pontua que isso pode atrapalhar futuramente as coligações
O deputado federal e secretário estadual da Agricultura, João Rodrigues (DEM), almoçou semana passada, na casa do ex-prefeito da Capital da pedrada e do tiro ao vereador, Ainor Lotério. Rodrigues veio a convite de lideranças do Democrata e lembrou que, como secretário, procurou ajudar todos os municípios catarinenses, em especial Camboriú, onde firmou convênio para telefonia e internet rural, além de mandar um trator e uma escavadeira zero bala pra city. Rodrigues é pré-candidato à reeleição. Na oportunidade, o médico Élcio Kuhnen se colocou à disposição do DEM pra batalhar uma cadeira na leleia. Na imagem: vereador Zeca Simas, o presidente municipal do DEM, Juliano Dalago, João Rodrigues, Ainor Lotério e Élcio Kuhnen
O prefeito Jandir Bellini começou 2014 com a polêmica da Marejada, que pode virar lenda esta ano. Bocudos de plantão dizem que ele não pode esquecer que foi o evento Aventura pelos Mares do Mundo que salvou a pátria de seu governo no ano passado. Porque, no geral, a impressão é que foi um ano paradinho, paradinho... Arreda, raça de infelizes, seus bocudos!
Vai ou não vai
Jandir, pelo que foi anunciado, não contará na próxima Volvo Ocean Race com o seu principal trunfo: o fazedor ex-prefeito bigodudo Amílcar Gazaniga, que sexta-feira prestou contas do que foi feito na Jacques Vabre e anunciou seu afastamento da organização dos próximos eventos. Os mesmos bocudos vaticinam: sem Amílcar, complica.
Um ano sem a marca Jandir
Que 2013 foi um ano complicado, todos concordam. Faltou, segundo visionários do paço da Vila Operária, a marca Jandir a que o povo está acostumado: muitas obras. Foram, segundo os bocudos, poucas obras tocadas, e essas poucas a passo de tartaruga. Exemplos são a ponte da Jacó Ardigó, as calçadas de Cabeçudas, os banheiros públicos que não saem e outras.
Prafrentemente
Seja como for, o JB tem ainda muito trabalho pela frente e muitas obras pra mostrar, desde que elas saiam do chão, como os elevados que a nossa city peixeira precisa nos principais entroncamentos; o centro de Saúde da Adolfo Konder, que está paradinho; a via portuária, que apesar de ser responsabilidade do governo federal, afeta mesmo é o povão de Itajaí, que tem que viver com caminhões atulhando a cidade, e outras mais...
Cinco meses e nada
No dia 6 de fevereiro, vai fazer cinco meses que uma sindicância foi aberta pra descobrir quantas horas uma barnabé da prefa de Itapema trampa e o que exatamente faz. Mas a tarefa parece ser muito difícil, porque até agora não descobriram nadicadenada.
Enfermeira/vereadora
A barnabé em questão é a enfermeira efetiva Nilza Nilda Simas, que também é vereadora pelo PSD e presidente da casa do povo da city. No final de agosto, o DIARINHO recebeu a denúncia de que Nilza trampava só um dia por semana num postinho de Saúde e ganhava R$ 3,6 mil reales um mês sim e outro também.
Confirmaram
A reportagem foi até o postinho na época, e as funcionárias confirmaram a denúncia. Nilza só aparecia às segundas-feiras de manhã. Acontece que o portal da Transparência dizia que a enfermeira tinha que cumprir uma carga horária mensal de 165 horas pra poder embolsar o salário rechonchudo.
Cadastro dizia outra coisa
No começo de setembro, Nilza usou seu perfil no Feicibúqui pra dizer que fazia outras paradas, além de trampar no postinho, pra poder cumprir as 165 horas. Mas o cadastro do ministério da Saúde desmentiu a enfermeira/vereadora. Pior ainda, o cadastro dizia que ela trampava 40 horas num postinho e 40 em outro, ou seja, o total de horas dava menos da metade (80 horas/mês) do que aparecia no portal da transparência.
Prazo indeterminado
A sindicância, aberta no dia 6 de setembro pelo prefeito Rodrigo Bolinha (PSDB), dava um prazo gigante de dois meses para esclarecimento. O prazo terminou em novembro e a sindicância pediu mais tempo. Só que as investigações durariam tempo indeterminado. E continuam rolando.
Multimulher
É de se perguntar como a servidora municipal e presidenta da casa do povo, Nilza Simas, dá conta de cumprir 165 horas mensais como enfermeira e ainda comandar o legislativo da Capital do Ultraleve. É o impossível sendo realizado?
Transparência retrocedeu
Parece que a sindicância, ao invés de deixar tudo às claras, provocou um retrocesso no portal da Transparência da prefa. Isto porque, desde que as investigações começaram, o portal tá mais turvo do que as águas negras e podronas do rio Perequê. O povo não tem mais acesso à carga horária nem ao salário de nenhum barnabé de Itapema no saite que deveria garantir informação ao povo. O que será que será?
Num tava
A gerência de Meio Ambiente do Porto de Itajaí teria convocado Anvisa, Famai, vigilância Sanitária e Zoonoses pra abertura de um contêiner vindo da Itália com uma mudança que seguiria pra Orleans. A caixona de metal supostamente estaria cheia de animais mortos. Quando abriram o contêiner, havia, além dos móveis, duas cascas de caramujo e uma lagartixa morta. Fiasqueira total...
PSB se organiza na região
O presidente estadual do PSB, Paulinho Bornhausen, estará em Itajaí amanhã, terça-feira, para dar posse às comissões municipais do partido em toda região. O encontro de lideranças será às 9h da manhã, no salão paroquial da Igreja de São Judas.
Dalva na cabeça
Tendo como presidenta a vice-prefeita Dalva Rhenius, serão empossadas as comissões municipais de Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Navegantes, Itapema, Piçarras, Penha, Porto Belo e Bombinhas. Paulinho organiza o PSB no estado para fazer palanque para o pré-candidato do partido à presidência da República, Eduardo Campos.
Em Orlando
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), sai em férias do dia 10 a 25 de março. O alcaide pretende dar uma descansada seguindo pra Orlando, onde vai com a família e com os netos.
Num assume
Com isso, a vice-prefeita Dalva Rhenius (PSB) assume o executivo por duas semanas. Não existe nenhum tipo de sinalização de que o Topetudo presidente da piramidal casa do povo, Osvaldo Gern (PP), sentirá a maciez da principal cadeira do paço da Vila Operária. Dalva se mostra silenciosa no assunto e não vai conceder nem um espacinho...
Final infeliz
O promotor Rosan da Rocha, que está respondendo pela promotoria de Justiça Ambiental de BC, ao contrário do titular, diz que a novela continua, e com um final infeliz. Essa estrada da Rainha passou todos os limites do som senso. Realmente, é uma mancha que não se apaga.
Interesses das construtoras
Rosan fez um parecer em cima da ação pública movida pelo MP contra construtoras que edificam naquela região da estrada. Rosan pontua que a via serve única e exclusivamente para melhorar a passagem aos empreendimentos e aos proprietários de terrenos na localidade, os quais, pela ganancia imobiliária, tudo fazem em detrimento da preservação ambiental, esquecendo-se do melhor para a comunidade.
Não aceitam críticas
Rosan diz, ainda, que é imperioso que se façam as obras de captação, canalização e distribuição de águas pluviais e caceteia que a prefa está favorecendo os empreendimentos e proprietários de imóveis, ao mexer na rótula ao pé do morro, justamente pra dar acesso à estrada que vai servir aos donos dos imóveis. Depois, não aceitam críticas.
E como enxerga...
Por fim, Rosan deixa no ar: A Justiça é cega, mas o povo enxerga muito bem. O Rosan da Rocha representa uma grande guinada em favor da sociedade e em desfavor daqueles que desejam e trabalham para si em detrimento do povo. Leia o parecer de Rosan e a respectiva foto no blog do JC, no saite impiçado do DIARINHO.
Tudo farinha do mesmo saco
Nos bastidores políticos da Maravilha do Atlântico, fontes tucanas têm comentado, de forma descontraída, que a festa de aniversário ampliada, prevista para mil pessoas, do homem-pássaro, Edson Renato Dias, o Periquito (PMDB), marcada para o dia 31 de janeiro, seria uma cópia do que fazia o atucanado Pavan.
Plágio ou imitação?
Seria, como em outras ações de marketing político do peemedebista, uma espécie de plágio ou imitação do que o ex-prefeito e ex-governador Leonel Pavan (PSDB) já promovia durante seus três mandatos como prefeito da cidade?
Altas horas
As festanças de aniversário de Pavan coincidiam com o feriado de sete de setembro, sempre reunindo público de mais de mil pessoas e, quase sempre, eram às vésperas de um novo projeto político. Eram conhecidas, por exemplo, as grandes e tradicionais festas organizadas pelos simpatizantes do tucano, no Clube 1001, onde rolava vanerão até altas horas...
Desafio
Também nos bastidores, Leonel Pavan alfinetou o prefeito Periquito nos últimos dias, desafiando-o a concorrer ao cargo de deputado federal. Pavan já é pré-candidato ao cargo e parece querer um confronto nas urnas com seu adversário político. Se ele tem os votos que diz ter, deveria concorrer, porque seria bom para Balneário Camboriú ter dois deputados federais, comentou Pavan.
Sete Marias
Enquanto isso, o prefeito Pirica já colocou seu nome à disposição do PMDB como opção de candidatura ao governo do estado. Além da comemoração festiva do aniversário, pretende se licenciar do cargo durante o mês de fevereiro para percorrer o estado e defender a candidatura própria peemedebista. Defende, ainda, que o PMDB realize prévias para escolher o candidato já.
