JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Omissão
Solidariedade emplumada? Na tarde de ontem, aconteceu reunião na capital Manezinha com o pré-candidato a presidente Aécio Neves (PSDB), o senador Paulo Bauer (PSDB), o deputado federal por São Paulo, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da força Sindical Nacional e o vereador de Itajaí e presidente da força Sindical Estadual, Osvaldo da Mancha Branca Mafra (SDD). Futuras coligações à vista...
Em contato com o socadinho escriba, a vice-prefeita Dalva Rhenius (PSD) esclareceu que só poderia se ausentar da missão de assumir a cadeira de prefeito durante as férias do ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP), caso estivesse doente, como preceitua a lei Orgânica do Município, ou viajasse ao exterior.
Não teria
Dalva afirma que não teria problema algum o presidente da piramidal casa do povo, Osvaldo Topetudo Mafra (PP), assumir o cargo de prefeito. Mas enfatiza que seria uma omissão de sua parte não cumprir com o que reza a lei. Há quem prigunte se Dalva fosse presidenta da câmara e Gern vice, se a muié também não gostaria de sentir a maciez da cadeira.
Acelerado
Um decreto sancionado no apagar das luzes do ano passado reconduziu o secretário de Administração, Nelson Abraão, o Cesar do Sindicato, entre outros para membros da junta Administrativa de Recursos de Trânsito. Linguarudos de plantão alardeiam que não teria passado pelo crivo da secretaria de Insegurança e que ocorreu uma ilegalidade. Nomeação e recondução, apenas uma vez. Seria esta a segunda vez...
Kiss
Faz um ano que o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria no Rio Grande do Sul, matou 241 pessoas. É de perguntar se a triste tragédia serviu, pelos menos, pra que a fiscalização e a exigência de requisitos como extintores, saída de emergência, entre outros, tenha maior rigor.
Escolas
Purexemplo, como estão as escolas municipais, estaduais e particulares de Itajaí? No ano passado, havia creche que não tinha extintor de incêndio. Será que nossos educandários que abarcam a nossa maior riqueza, que são nossas crianças, estão cumprindo todas as normas, não só para incêndios, como para outras questões de segurança?
De zoio
Um pouco depois da desgraceira da boate Kiss, que emocionou o país, nossas amadas excelências excelentíssimas aprovaram a lei 09/2013, que abriu um canal para denúncias de estabelecimentos que fazem cara de paisagem quando o negócio é segurança.
Não será renovado
A lei inovou, também, ao exigir que estabelecimentos como templos de qualquer culto, casas noturnas, restaurantes, casas de shows, boates e tale coisa, mantenham afixado na entrada uma placa com o aviso de quantas pessoas o local comporta. Sendo que após as vistorias de praxe se a placa não estiver afixada, não será renovado o alvará do local. Medida correta!
Tudujunto
O PPS, Rede e PSB se reúnem hoje, em Itajaí, com o intuito de abrir discussões e negociações para uma futura coligação em terras peixeiras. Questionado se sabia do encontro, o vereador Carlos Ely, do PPS, diz que sabia sim, mas não estaria presente...
Cinco obras
Hoje acontece reunião da secretaria de Segurança com o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), pra aprovar importantes obras a fim de dar maior fluidez ao trânsito: rotatória da José Gall com José Pereira Liberato; logística dos semáforos do terminal urbano e em frente à câmara de vereadores; semáforo da rótula Renaux, direita livre, semáforo da Univali e sinalização eletrônica na Reinaldo Schmithausen, após a ponte depois da Promenac.
Oxalá
Que o novo coordenador da Codetran, coronel Albanir dos Santos, consiga junto com a loiruda Susi Bellini dar uma melhorada no trânsito da city, que anda conturbado. Muito carro e pouca rua. Uma solução seria fazer um trânsito integrado, com ruas que vêm e que vão, proibindo estacionar em ruas estreitas dos dois lados da via.
Perplexo
O vereador vermelhinho, Thiago Morastoni, se diz perplexo, ao averiguar denúncias de que no Crescem centro de Referência de Saúde da Criança e da Mulher, no centrão peixeiro, vacinas estão sendo mantidas guardadas em caixas de isopor, já que a geladeira está quebrada, sendo que este deveria ser o local onde se guardam as vacinas. O aparelho de ar condicionado também tá quebrado há vários meses.
Jogados fora?
Thiago ainda lasca que em conversa com profissionais da área de saúde, foi informado de que medicamentos foram jogados no lixo por terem sido expostos a temperaturas que prejudicaram a qualidade do produto. Thiago, revoltado, pergunta como a secretaria de Saúde pode ter tamanha falta de respeito, pois além de estarem rasgando dinheiro público, colocam em risco a vida de pessoas que poderiam receber tais vacinas.
Quem saber tudinho
Thiago afirma que vai fazer um pedido de informações à secretaria de Saúde peixeira e que, de posse das informações, vai encaminhar a denúncia ao ministério Público e ao ministério da Saúde. Qui coisa, meu povo!
