Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Com o dublê


Doze excelências excelentíssimas da nossa piramidal casa do povo estiveram almoçando na praia do Estaleirinho na Maravilha, onde mora o secretário Regional de Itajaí e dublê de novela mexicana, Claudir Maciel (PSD). O grupo forrou a buchada e conversou bastante sobre política. Há quem diga que a falação foi tamanha que o rango esfriava na mesa...

Sentir o clima

Douglas Cristino, Dulce Amaral e Maurilio Moraes do PSD; Zé Alvercino, Osvaldo Gern e Susi Bellini do PP; Clayton Batschauer do PR; Afonso Arruda do PMDB; Luiz Carlos Pissetti (DEM) e Paulinho Amândio do PDT - compareceram à comilança. Outros três vereadores: Dedé da Murta (PP), Neusa Giraldi (PMDB) e Rafa da Padaria (PRP), foram convidados, mas não deram as caras.

Aqui e acolá!

Vereadores presentes assopraram nos sensíveis zovidos do socadinho escriba que, aparentemente, Claudir Maciel pretendeu com o encontro sentir o clima da city, caso realmente pretenda ser candidato à leleia. O encontro para o almoço serviu pra aproximação, e o prato principal foi a politica regional e estadual. Falou-se de tudo e de todos. Ui!!!

Quem não cuida da casa...

O carro da câmara de vereadores de Itapema foi parado numa blitz, em BC, na última semana. Em seguida, foi multado e guinchado. Os documentos estavam atrasados e o motora ficou olhando o carro ser erguido no guincho. Aí prigunto: se a câmara estava em recesso, que função estava sendo cumprida naquele momento?

Cumé que phode?

E como é que alguém deixa o carro de serviço público sem possibilidade de trafegar com segurança? Se a câmara representa a cidade e sua população no que se refere às leis e todas devem ser cumpridas por todos, como é que o carro oficial do legislativo de Itapema estava sem documentação adequada para trafegar?

Quem paga?

E quem é o responsável por isso? É a população quem vai pagar com dinheiro dos impostos? Acho que seria o caso de cobrar do gestor responsável pela instituição. Isso não pode cair no colo do povo, que paga os impostos, e quando não paga é acionado na dona justa ou tem o nome negativado.

E entonce?

E com toda a razão e dever de ser acionado. Quem você considera que deveria pagar pelos efeitos dos atrasos na atualização de documentos? De quem é a culpa e a responsabilidade? E em pleno recesso da câmara de vereadores... Com a palavra, a presidenta da câmara de Itapema que não pode ficar calada diante das responsabilidades que tem com a população.

Economia

Programa de Demissão Incentivada no porto de Itajaí teve a adesão de 25 barnabés das antigas. Com a medida, conseguida na labuta do padre, ops, superintende do porto, Antônio Ayres e do diretor financeiro, Alexandre Santos, entre outros, vai gerar de imediato cem mil reales por mês de economia. Daqui a três anos, cerca de 400 mil reales! Quibom!

Num é ansim

A mandachuva da diretoria Epidemiológica de Itajaí, Raquel Marquetti, afirma que não sabe de onde o vereador Thiago Morastoni (PT) tirou que vacinas são acondicionadas em caixas de isopor. Reconhece um problema isolado em um ar-condicionado e que vacinas foram acondicionadas em uma geladeira, sendo recolhidas e enviadas a Floripa pra análise, não havendo descarte do material.

Como resolver?

A coluna tem recebido um catatau de reclamações, via e-mail, feicibúqui e telefonemas com relação à problemática de atendimento de veterinários da rede pública municipal, A diretora epidemiológica de Itajaí, Raquel Marquetti, reconheceu o problema. São apenas três profissionais veterinários. Uma veterinária tá em licença maternidade, outra operou a coluna. Ou seja, só tem um profissional pra atender toda a city.

Solução?

Esse veterinário está no canil municipal, que é onde há mais urgência. Contudo, acaba desfalcando outros atendimentos, na diretoria epidemiológica. O problema é que tem que se respeitar o que diz a legislação. Não há como chamar outro veterinário. Será que não existe possibilidade de um convênio com alguma entidade que ficaria responsável pelo fornecimento de profissionais?

Descriminalizar

A discussão sobre a liberação ou não da maconha tem sido tema de discussão. O ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Itajaí e presidente estadual do Prós, Nikolas Reis, emitiu opinião sobre o tema. Qual seria a opinião de nossos políticos sobre a descriminalizar a maconha? A opinião de Nikolas: “Penso que devemos observar a experiência uruguaia e adotar mecanismos que aos poucos legalizem a cadeia produtiva da maconha, o que, certamente, diminuirá o narcotráfico e os crimes ligados a ele, assim como conseguimos diminuir o consumo do cigarro. Mas deve haver restrições de ambientes e publicidade ostensiva quanto aos seus malefícios. Creio que é possível legalizar, diminuir o consumo e a criminalidade ao mesmo tempo”.

Toque de caixa

Na noite de terça-feira, aconteceu a eleição para o novo presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Itajaí. O presidente é Amilton Sedrez, do CDL, que estava no segundo ano do mandato, por isso achou melhor não ser reconduzido, embora tivesse tudo pra permanecer no cargo.

Ah, para, né!

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Onézio Gonçalves, indicou a ex-presidenta da associação Comercial de Itajaí (ACII), Maria Izabel Sandri pra ocupar a vaga.

Goela abaixo?

Quando iam começar a discutir o assunto, o Mauricio da Intersindical disse que a muié seria eleita por aclamação, e os presentes bateram palmas, respaldando a fala dele. Mas o restante não foi ouvido.

Ficou puto

Vários conselheiros ficaram puteados, constrangidos e ao mesmo tempo indignados. Maria Izabel acabou de apear da associação Comercial e, aparentemente, teria desejo de continuar na mídia, talvez ser candidata a vereadora. Que é legítimo. O problema é que empossada, deitou falação contra a câmara de vereadores de Itajaí, dizendo que não aceita voto em bloco, como na câmara de vereadores.

Pra baixo

Ela tratou o legislativo como algo menor. No passado, Maria Izabel Sandri também se colocou como detentora de toda moral do Sul do mundo e virou franco-atiradora contra o legislativo. O triste é que quando se aponta o dedo... E Izabel, como empresária, fechou a empresa que mantinha com o marido e os empregados teriam ficado ao relento, desamparados. Daí...


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Parabéns à Caixa e os novos contornos da responsabilidade no jogo

Direito em movimento: esporte, jogos e entretenimento

Parabéns à Caixa e os novos contornos da responsabilidade no jogo

A(fundação) de Esportes de Itajaí

JotaCê

A(fundação) de Esportes de Itajaí

Itajaí quer implantar castramóvel

Charge do Dia

Itajaí quer implantar castramóvel

Itajaí em tons de ouro

Clique diário

Itajaí em tons de ouro

Federação União Progressista se aproxima de João Rodrigues

Coluna Acontece SC

Federação União Progressista se aproxima de João Rodrigues




Blogs

Peptídeos: o que são, para que servem e por que estão mudando a forma de cuidar da saúde

Espaço Saúde

Peptídeos: o que são, para que servem e por que estão mudando a forma de cuidar da saúde

Cardiograma — quando o poema pulsa

VersoLuz

Cardiograma — quando o poema pulsa

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Blog do JC

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.