JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Tranca-rua
Em Itajaí, é um tal de trancar rua que não acaba mais. Há alguns anos, uma via na região de Cordeiros foi engolida por uma empresa do setor pesqueiro. Trocaram pela feitura de uma creche! Na região de Itajaí, também há alguns anos, uma empresa tomou conta de algumas vias. A contrapartida envolveria a edificação de uma creche, entre outras situações.
Na Murta
Agora, a empresa do todo-poderoso Júlio dÁvila, que é mano do secretário de Educação de Itajaí, o Zé das Medalhas, ops, Edson dÁvila, também quer que a rua Nereu Ramos, na Murta, venha a ser chamada de sua. O empresário teria se encontrado com o vereador Dedé da Murta e dito que gostaria que o vereador não atrapalhasse o seu intuito de fechar a rua, pra aumentar a sua empresa.
Vamos ver!
O Dedé, que é o vereador mais votado do PP, não teria gostado nem um pouco de ser encostado na parede pelo empresário e teria dito que não era bem assim, não iria permitir que simplesmente fechassem a via. Não é nem um pouco engraçado que empresas pressionem pra que vias públicas passem a fazer parte de seu patrimônio.
Vamos devagar...
...com o andor, que o santo é de barro... Todo mundo defende a geração de empregos e o crescimento das empresas aqui instaladas. Agora, não se pode concordar que o poder público se vergue ao poder econômico cada vez que os senhores querem. E num é?
Sisquecem...
Fazem um salamaleque danado, com placa e convite à família do homenageado com o nome de uma via. Depois que a rua é comida, como fica o nome que foi colocado? E isso não é apenas em ruas, não. Existem escolas isoladas, purexemplo que foram pro beleléu e a homenagem foi esquecida. Vergonhoso!
Papo estranho
Corre trelelê nos corredores do paço da Vila Operária que vários valores de verbas advindas do ministério da Saúde, que hoje totalizariam mais de 15 milhões, que 600 mil reales teriam sido gastos sabe-se lá como, e deveriam ter sido disponibilizado esse dinheiro para o hospital e maternidade Marieta Konder Bornhausen.
Cosa estranha...
O pior é que com esta situação, o município peixeiro estaria devendo uma montanha de grana para o hospital das freirinhas. O pagório seria feito através de 24 prestações, o que daria algo em torno de 650 mil reales por mês. Algo estranho, que mereceria ser bem explicado.
Num foram
Ainda repercute o rega-bofe na casa do dublê de novela mexicana e secretário Regional de Itajaí, Claudir Maciel (PSD). O probremis é que não foram convidados alguns vereadores da base governista, como os suplentes (mas que ocupam as cadeiras), Julcemar Ferreira (DEM), Calinho Mecânico (PP) e Elói Camilo da Costa (PMDB).
Sisqueceram?
O vereador e secretário de Habitação, Laudelino (não confundam com Laudelindo) Lamim (PMDB), também não teria recebido o convite pra forrar a pança na comilança à beira-mar, proporcionada por Claudir Maciel. Ai, ai, ai, que dor!
PPS, Rede e PSB...
Será que o vereador e ex-xerife da Insegurança peixeira, Carlos Elis, também ficou de fora do almoço porque o PPS, Rede e PSB já ensaiam uma união ao pleito de 2014? E foi por isso que deixaram de fora o vereador e policial federal aposentado?
Jandir senador
Aliás, corre papo de que se o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini for candidato ao senado na aliança do governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), na região o PP ficaria com o senado, o PSB ficaria com a prefa de Itajaí, com a ascensão de Dalva Rhenius, e o candidato a deputado na região seria do PSD, tendo o nome de Claudir Maciel como o ungido. Hummmm...
Não conversou?
Os linguarudos de plantão (ô, raça!), assopram que nos bastidores, a vice-prefeita, Dalva Rhenius (PSB), tem dito que é pré-candidata a deputada estadual. E que apesar disso, não teria batido um papo cara a cara com nenhum dos 17 vereadores que dão sustentação ao governo. O que pode lhe prejudicar o intento. A política não é apenas a arte de engolir sapos, mas de conversar...
Bang!!!
O vereador China Bang (PSDB), que assumiu a cadeira da titular, a vereadora BBB Anna Carolina (PRB), pelos próximos 30 dias, é uma pessoa humilde, com bons propósitos, mas sem tempo hábil de propor projetos e surpreender, como disse à galega. Vai cumprir com o seu papel, possivelmente, fazendo suas indicações pra beneficiar seu bairro e a cidade, como declarou ao DIARINHO.
Phodão!
O promotor de Justiça da sexta promotoria de Justiça da Maravilha, Rosan da Rocha, ingressou com ação Civil Pública contra o município de Balneário Camboriú. Ele quer que a dona justa determine ao poder público a fiscalização da retirada da praia das cadeiras, mesas, tapetes, sofás, entre outros badulaques que tenham sido colocados por bares e restaurantes nas areias.
Parabéns!
Rosan pontua na ação que ficariam fora os guarda-sóis e as cadeiras de praia - cedidos gratuitamente pelos estabelecimentos, sem que sejam afixados previamente pra reserva de clientes. Ganha cada vez mais respeito por sua vigilância, zelo e ação em prol da coletividade o promotor Rosan da Rocha.
