JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Padreco na área
No encontro da semana que passou entre o secretário Regional de Itajaí, Claudir Maciel (PSD), o secretário estadual de Planejamento, Murilo Flores e o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini (PP), foi apresentado o projeto da Perimetral Oeste, ligando a Contorno Sul às proximidades do porto. Espera-se que a obra possa entrar no Pacto por SC
O prefeito em exercício do outro lado da vala, Emilio Vieira (PP), mostra a obra da praça de Esportes, com recursos do PAC 2, em Navegantes, ao socadinho escriba
O governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSB), estará em Itajaí na manhã de hoje. Raimundão vem entregar carangas pra polícia Militar da região e inaugurar a central Regional de Emergência (CRE), que vai substituir o serviço prestado pelo Copom, com um aparato mais sofisticado de tecnologia.
Pedincho de recursos
Na oportunidade, o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), deve entregar um pedido de recursos pra realização da 54º edição dos jogos Abertos de Santa Catarina em Itajaí, no mês de novembro. A informação que se tem é que a galega Blumenau recebeu algo em torno de dois milhões de reales. A city peixeira pleiteia o mesmo valor.
Fervo danado
O chefe de gabinete da prefa de Itajaí, ex-vereador Manoel Rodrigues Conceição, o Nelinho, entrou em rota de colisão com os procuradores do município. Conta a lenda que Nelinho não teria engolido a questão do pedincho de aumento que tá lá na câmara. Com a contrariedade da classe, acabou sendo representado no ministério Público por um procurador devido a outra situação.
Aumento, aumento...
Aliás, quase todos os vereadores estariam bastante chateados com o prefeito JB, Jandir Bellini, por conta de ter mandado a bomba que tá armada na casa do povo desde o ano passado. Vereadores já teriam sido procurados por procuradores, e alguns foram encontrados pra se posicionarem a favor do projeto, segurado em 2013.
Todo mundo quer!
Aliás, basta dar uma puxadinha em uma categoria pra que todas as outras venham, em peso, na busca de um aumento em seus holerites. Arquitetos e engenheiros, entre outros, também querem aumento se alguém ganhar algo. E, por conseguinte, todas as outras categorias. Merecedores... Contudo, não se pode inviabilizar a máquina pública.
Demorando
Reclamações têm pipocado com relação à empresa que ganhou pra servir a merenda escolar nos educandários da prefa peixeira. E a reclamação está batendo na porta das excelências excelentíssimas da nossa piramidal casa do povo. Tem escola onde a empresa nem colocou a pia. Daí, com o início do ano letivo hoje, imaginem o perrengue.
Calor
Outra preocupação é o excessivo calor que tá torrando nossa alma nos últimos dias. É esperado que o secretário de Educação, Zé das Medalhas, ops, Edson dÁvila, tenha deixado de lado por um minuto suas pesquisas históricas pra pensar nas escolas que ainda não têm aparelho de ar-condicionado em salas de aula. Na Penha, adiaram o ano letivo do dia 12 para o dia 17 em função desse calor infernal.
Notícia boa
Notícia boa na área da educação peixeira é que agora os alunos da pré-escola do município terão um professor de educação física. Saúde e educação física e mental pra que nossos pequerruchos possam se desenvolver sadiamente. Afinal, são nosso futuro e esperança de um mundo melhor.
Obras
O prefeito em exercício do outro lado da vala, Emilio Vieira (PP), convidou o socadinho escriba pra percorrer, na última sexta-feira, um catatau de obras que vêm sendo levadas a cabo na administração Bob Carlos (PSDB) e o careca Emilio, com ênfase no problema mais premente, que é a questão da água.
Duas da manhã
Emilio ligou às 2h da manhã para o vereador licenciado e novo chefão da secretaria da Seca Navegantina, ops, Sesan, Valmir César Francisco, o Chero. Emilio estaria preocupado com a questão da água que estava sendo enviada para a região do Gravatá, onde o problema tem sido mais sentido.
Novas bombas
Emilio garante que tem sido uma de suas prioridades e do prefeito Bob Carlos a questão do abastecimento e que estão adiantados no prazo definido pelo termo de Ajuste de Conduta, firmado entre o município e o ministério Público, pra obras que amenizem a questão do precioso líquido do outro lado da vala. Três novas booster (bombas de água) que têm melhorado a pressão na rede, estão substituindo os equipamentos antigos.
Não para
Emilio mostrou ao pançudo escriba quatro creches que estão sendo edificadas com recursos do governo federal e que devem amenizar substancialmente o déficit municipal, que oscilaria em 1500 crianças fora das creches. As novas unidades devem oferecer algo em torno de mil novas vagas.
Inclusão
Outro projeto fantástico do ministério da Cultura, no PAC 2, é a praça dos Esportes e da Cultura, que inclui uma quadra esportiva, computação, cinema, entre outras atividades. Detalhe: são proibidos muros na praça, que fica no bairro São Paulo. Pra ser finalizada, a praça só precisa receber mobiliário.
Devagar
Itajaí, por exemplo, tem uma área reservada na rodovia Adolfo Konder, no antigo Vassourão (onde ficava a rádio Clube), e a obra não acontece. Em Navegantes, além de abrigar a comunidade carente do bairro Nossa Senhora das Graças, será com certeza um polo pra toda aquela região.
Política
Emílio afirma que tem desejo de, no futuro, ser prefeito, mas não está se matando neste sentido; continua com seu trabalho como vice, com o portão da sua casa sempre aberto e seu gabinete à disposição. Diz que, no seu entender, o nome mais preparado pra governar o país chama-se Aécio Neves, mas vai aguardar pra ver quais definições tomar.
Pizzolatti e Paulinho
Já seu pré-candidato a deputado federal chama-se João Pizzolatti que, segundo Emilio, tem feito muito por Navegantes. Outro nome lembrado pelo careca progressista é o do Paulinho Bornhausen, PSB, que é outro nome de proa que tem batalhado bastante pela city dengo-dengosa. Fotos das andanças em Navega city, no blog do JC, no site do Jornal mais lido do sul do mundo. O DIARINHO, pô!
Hummmm...
Na semana que se avizinha, a comunidade conhecerá o reitor que conduzirá a nossa Univali por mais quatro anos. Observadores que vigiam a porta do fórum de Itajaí, informam que viram gente graúda correndo atrás de documentos, certidões etc., pra se candidatarem ao cargo maior da nossa universidade.
Em cima da tampa
Aos quatro cantos, esse candidato tem dito que fará sua inscrição nos minutos finais do prazo regulamentar. Assim, tudo indica que teremos outro candidato além do atual reitor Mario Cesar dos Santos, que busca a sua recondução para o período 2014-2018.
Aguardar...
Notícias dão conta de que, com aposentadoria precoce da atual vice-reitora Amândia de Borba, é provável que o nome mais cotado para subir um degrau nas escadas do poder é o do professor mestre Vilson Sandrini. Segundo o pessoal que bate ponto nos corredores da Univali, tudo tá muito silencioso e as pessoas não estão sorridentes como na época do dr. Villela um indicativo de incerteza sobre quem será o próximo reitor.
Nada contra
O secretário de Planejamento e feicibuqueiro de plantão, Auri Pavão Pavoni, afirma que não tem nada contra o secretário de Desenvolvimento Regional e dublê de novela mexicana, Claudir Maciel, contudo também não tem relações de amizade com ele. E não está pensando em mudar de partido nas eleições. Estou muito ocupado cuidando dos desafios imensos que a cidade tem!, debulha Auri.
Assim não dá! Assim não phode!
Falta de organização administrativa não ocorre apenas na Maravilha do Atlântico. A vizinha prefeita da Capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, a loirosa Luzia Coppi (PSDB) por vez ou outra tem seus ataques de periquitice. O edital de convocação dos ACTs para a Educação somente foi publicado na noite de quinta-feira. É pracabá!
Respeito
Num castigante sol, quem tomou conhecimento do edital se apresentou na manhã de sábado, desfrutando de um total desconforto em escolas e creches sem local adequado e água quente da torneira para matar a sede. É preciso ter mais respeito com os professores e demais profissionais da Educação!
Vantagem
Segundo os linguarudos de plantão, um filho de uma excelência excelentíssima da situação, na Maravilha do Atlântico, estaria se gabando em rodas de botequim que o pai é muito esperto e ganhou um apê novinho para botar a assinatura na aprovação de um projeto. Isso é coisa de bocudo. Arreda, raça de infelizes! Vão vender picolé na praia, cambada!
Quem ganhou presente?
Após a polêmica do projeto 04/2014 da farra da construção civil na casa do povo da Maravilha do Atlântico Sul, o vereador dotô Ary Souza (PSD) mandou pedido de informações ao prefeito para saber quais serão as empresas que vão ganhar o presentão da loteria do índice do capeta do potencial construtivo. Auri Pavão Pavoni declarou ao DIARINHO, no fim de semana, que vai divulgar os nomes dos felizardos.
