JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Jandir e Bolinha premiados
A entrega de prêmio sobre índice de Desenvolvimento Humano Sustentável aos municípios teve a presença de três cidades da nossa região (Itapema, Itajaí e Balneário Camboriú). O importante destes resultados é que são prêmios realizados por instituições externas e independentes. Foto no blog do JC, no saite do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não: www.diarinho.com.br
Povão percebe
E são resultados que as pessoas vão percebendo aos poucos e mudando o futuro dos viventes aqui de baixo. Quando se fala nestes índices, na maioria das vezes, são os mais necessitados que percebem as mudanças. Classe média e os do alto da pirâmide sentem pouco os resultados. Se você não percebeu nenhuma mudança, então...
Presente de grego
A prefa de Itapema recebeu doação de um tomógrafo do governo do estado de repente. O prefeito ficou assustado quando foi avisado que teria este presente em casa. A vereadora Zulma e a Garota Superpoderosa que trabalha em três lugares ao mesmo tempo (ufa!!!), Nilza, fizeram a maior festa.
Trambolho custoso
O governo do estado só doou porque queria se desfazer do tomógrafo, que tem elevado custo de manutenção. Aí deu o bicho ixquisito usado para a prefeitura de Itapema. Para os municípios que têm pouco para investimento, nunca se sabe se vale a pena pegar uma coisa dessas para quebrar e mandar arrumar o tempo todo.
Custar os tubos
E causa mais descontentamento para a população ter uma coisa que vai e vem do conserto. Fora a necessidade de construir uma sala com chumbo, com nova fonte de energia (esse negócio come eletricidade) e mais alguns funcionários para poder operar. Um verdadeiro presente de grego, um cavalo de Troia...
Cobrança
Agora estão cobrando porque não funciona. Este tipo de coisa não deveria ser feita por vereadores, porque gera custo (vereador não pode gerar custos ao executivo). Para estas coisas grandes, é preciso planejamento para receber, para instalar e para manter.
Planejamento gera economia
E agora o prefeito Bolinha está se virando em dois para reformar ambientes, dar segurança de uso do equipamento, remanejar funcionários ou contratar especialista, e ainda rezar para que esse tomógrafo não quebre dia sim e outro também. E daí, quando quebrar, quem paga a conta?
Desanimado
Após almoço nesta semana com os deputados que compõem a bancada do PMDB na leleia, o prefeito Edson Periquito tomou um balde água fria na cabeça (talvez crie juízo...) e ficou com a plumagem encharcada, ao constatar que os deputados defendem com unhas e dentes a manutenção da aliança do partido com o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo. Pirica pode morrer na casca, ou melhor, no ovo.
Quero votar no 15
A bandeira erguida pelo homem-pássaro de propagar a campanha quero votar no 15, de apoio para uma candidatura própria do PMDB ao governo da Santa & Bela, pode custar caro ao alcaide que já está percebendo que a máquina pública do estado é bem maior daquela que administra na Maravilha.
Nem um pouco contente
E a população anda desgostosa com essa história de o mandatário mor da city ter abandonado o barco, literalmente, e ainda ter levado o secretário da insegurança a tiracolo. Periquito tá preocupado mesmo é com o seu futuro eleitoral e protocolou pedido para a realização de uma prévia na executiva estadual do PMDB até o final de março, apresentando nomes para disputa do governo da Santa & Bela.
Batendo asas
Periquito já deu uns bordejos pelas regionais de Araranguá, Blumenau, Concórdia, Curitibanos e Tubarão mobilizando lideranças do partido, mas esbarra na estrutura de conforto político, mantida pela máquina do estado para garantir a permanência do Raimundão no poder.
Máquina
Por falar em máquina, o orçamento da Maravilha pra 2014 é de pouco mais de 500 milhões de reais, enquanto o do estado é de 20 bilhões. Não que este dinheiro seja utilizado em forma de campanha, mas é como comparar um periquito com um elefante. Entendeu ou precisa desenhar?
Renúncia
Alguns e-mails que este socadinho escriba recebeu questionam o escriba: por que o alcaide não renuncia e entrega de vez o cargo ao veião Dalvesco, que em 30 dias, fez o trabalho de sete anos pela cidade. Na mesma linha, se Periquito quiser mesmo se lançar ao mar eleitoral em 2014, deve renunciar o mandato até abril, de acordo com a legislação eleitoral, e se não me falha a memória de pseudodivogado.
Peleja ou peleia?
Gostaria, pessoalmente, de ver a peleia eleitoral do Periquito e do Pavan pra federal, porque o Pingolin, ops, Gregolin, ex-ministro da Pesca, em minha opinião, só faz uns votinhos lá pras bandas de Dionísio Cerqueira. Se colocar a Ideli de cabo eleitoral, aí sim que a coisa, ou melhor, as lanchas afundam de vez...
Bonitona na área
Hoje acontece a eleição para o novo mandatário da associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu (Amfri). O atual presidente, prefeito de Piçarras, deve ser substituído pela sua vice, a prefeita bonitona de Bombinhas, Paulinha da Silva (PDT).
