JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Bumbo a perigo...
Na Maravilha do Atlântico, enquanto o prefeito se licencia pra definir candidatura própria do PMDB ao governo da Santa & Bela, quem precisa se consultar com um cardiologista pelo sistema municipal de saúde de Balneário Camboriú, pode esperar quatro meses.
Tá doido!
Este é o tempo estimado da fila para ser atendido. Em outras especialidades, como dermatologia, a espera pode chegar a quatro anos. Até pra enxergar direito tá difícil, sendo que para marcar um oculista é necessário aguardar oito meses para a consulta. Neste período, se a vista já não ia muito bem, o paciente cega de vez.
Sertanejo no carnaval
A prefa da Maravilha repete a dose sertaneja no carnaval deste ano e continua chamando a atenção pelos altos cachês pagos aos artistas. Só o sertanejo Luan Santana está orçado em mais de 200 mil reais, dinheiro dos contribuintes, enquanto a saúde, segurança e educação não deixam contentes os moradores e até dividem a opinião dos turistas.
Pão e circo...
Entendo que a atração é legal (particularmente não faz o meu gênero), mas se quer ver o Luan, pague o ingresso do show. Se não tem dinheiro, vá à loja e compre o CD (tem no camelô, onde um monte de bacanas compram), e deixa a grana pública para coisas mais sérias do que circo.
Velas
A organização decidiu adiar mais uma vez a partida dos barcos da Velas Latinoamerica por conta do vento forte que desde ontem atinge o litoral, o aumento das ondas e a previsão de ressaca. Hoje, às 10h, o grupo deve voltar a se reunir para decidir se os barcos partem na tarde desta terça-feira em direção a Punta del Este, no Uruguai.
Alexandre e Amílcar
Achei o evento bacana, ao resgatar a história da navegação e das grandes descobertas. Estimula crianças e jovens a dedicarem suas vidas ao mar, através da formação de novos marinheiros. Foi o primeiro evento sob o comando do Alexandre dos Santos e sem a presença do ex-prefeito bigodudo Amílcar Gazaniga.
Segurança
Desde ontem passa a ser comum na Capital Manezinha o percurso de carangas escoltadas pelas polícias Militar e Federal rumo ao norte da ilha. A ação faz parte do esquema de segurança para o congresso Técnico da Fifa, no Costão do Santinho. Os 32 técnicos, comissões técnicas, dirigentes da Fifa e personalidades terão tratamento especial na capital pelo menos até sexta-feira, dia 21.
Já foi!
Enquanto nós, mortais que pagamos os impostos, se precisarmos da polícia, na melhor das hipóteses esperaremos cerca de meia hora para uma viatura se deslocar até nossa casa. Até lá o bandido já foi embora! E a culpa não é dos estimados puliças que fazem nossa segurança, mas da falta deles. Cabe também ao Estado a elaboração de uma legislação mais rigorosa, fiscalização e aplicação da lei. Mas adianta ficar falando pras paredes?...
A falácia da Guarda Armada
Todo mundo quer a guarda Armada em Itajaí. A guarda Armada, que é vendida por algumas de nossas amadas excelências excelentíssimas e abobrões do staff palaciano do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), não vai caçar bandido à unha ou fazer o serviço que a polícia Militar e Civil têm obrigação de fazer.
Guarda Patrimonial
A guarda Armada de Itajaí, na verdade, será uma espécie de Guarda Patrimonial melhorada. Com a prerrogativa de cuidar de próprios municipais, entre outras atribuições. Na verdade, o povão aqui embaixo, que vive à mercê da bandidagem alvissareira que por aqui campeia; abandonado à própria sorte, o povo clama por um acalento, mas a guarda não vai frear os lamentáveis índices de violência da city peixeira.
Aqui ao lado
Na Maravilha do Atlântico, onde a guarda Armada foi criada pelo homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), anda às turras com a PM e vice-versa, tendo atribuições que não lhe competem. A violência tá virando a curva do cabo da Boa Esperança. Imaginem em Itajaí, onde a função da guarda não será correr atrás da bandidagem?!
Não quer saber
Com isso, o que vai acontecer é que vão criar uma estrutura milionária pra custear a Guarda, e não acredito que viveremos mais tranquilos em relação a nossas residências e comércios. Na verdade, o povão tá nem aí pra questões constitucionais. Quer resultados!
Loucura
Daí que se vê essa barbaridade. Cidadãos aloprando e transformando-se em criminosos, pegando bandidos, amarrando em postes e os surrando como em tempos medievais.
Viram heróis?
Com isso, transformam atitudes reprováveis, como a do delegado Celso que empunhou uma arma como se fosse juiz e carrasco, em salvadores da pátria, paladinos da segurança, quando na verdade fazem parte de um estado falido. Os insanos gostam de discursos de que se invadirem a sua casa; estuprarem a sua mulher; apontarem uma arma na sua cabeça; iremos defender a pena de morte levada a cabo por quem se diz do bem.
Dente por dente?
Quem foi vitimado por um crime, perde a noção: querer matar o facínora. Mas na luz da razão, é necessário defender a lei. Ou vamos nos matar continuamente, num ato insano de selvageria, onde nada mais importa? Defendo a lei que garante nosso estado democrtático de direito.
Alinhados
A ordem de serviço que autoriza a duplicação do trecho da BR-470 entre Navegantes e Ilhota foi assinada ontem pelo governador Raimundo Colombo (PSD). As obras começam entre 50 e 60 dias.
