JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Chamar na chincha
O PSDB de Itajaí promove às 9h deste sábado uma reunião extraordinária pra tratar da fala do vereador Acácio Teacher Carteiraço da Rocha (PSDB), que na tribuna da piramidal casa do povo reclamou por ter sido barrado na entrada do jogo do Marcílio Dias. Acácio ficou injuriado e avisou que tanto ele quanto seu gabinete não iriam mais ajudar o Cílio.
Sem noção
Acácio falou com o DIARINHO na edição de ontem e negou o que tinha dito a este articulista há algum tempo: que realmente dava carteiraços em casas noturnas da região. O triste é que Acácio quis consertar a sua incontinência verbal explicando que durante o uso da tribuna, chateado com o funcionário do Marcílio, falou besteira. Isso porque teve três dias para refletir sobre o que fez. Vereador estrelinha, deslumbrado, não é fácil, não...
Decoro parlamentar
A sinalização do PSDB é de que não concorda e não gostou da atitude do vereador emplumado, que demostrou pensar muito mais em si do que em seus eleitores. Volto a repetir: imaginem se fosse de situação... O professor Sérgio Saturnino alertou ontem que Acácio, na sua falação infeliz, teria faltado com o decoro parlamentar. Acho que deveriam reduzir ainda mais a fala dos edis. Menos besteiras seriam ditas. E num é?
Acima e avante!...
Infelizmente, existem alguns vereadores que são estrelinhas. Clayton Batschauer (PR), Tonho da Grade (PP), Rafael da Padaria (PRB), Douglas Cristino (PSD), endoidam se não forem tratados com pompa e circunstância. Há alguns que dão até um ataque de lombriga se não forem citados e enaltecidos onde forem.
Fernando Alécio
O livro Torneio Luiza Mello - Marcílio Dias Campeão Catarinense de 1963, do jornalista Fernando Alécio, será lançado domingo, às 14h, no Convés do Marinheiro, a loja oficial do clube, na avenida Sete de Setembro, ao lado da Cassol. Neste dia 23, completa 50 anos da conquista do título estadual do Marcílio Dias. Imperdível!
Cuidando do lixo
A prefeita bonitona Paulinha da Silva (PDT), o vice-prefeito Paulinho Bagual (PTB), o secretário de Planejamento, galego Rubens Spernau (PSDB), e o presidente da fundação de Amparo ao Meio Ambiente, Flávio Steigleder de Bombinhas, estiveram esta semana em Belo Horizonte bizoiando uma usina de lixo que pode representar 90% de economia aos cofres do município, além, lógico, de tratar-se de um serviço mais eficiente.
Segurança
Os vereadores Giovani Felix (PT) e Afonso Arruda (PMDB) conseguiram aprovação dos requerimentos 34 e 42/2014, respectivamente. As excelências excelentíssimas solicitam, através de ofício ao comandante do primeiro batalhão de polícia Militar, coronel Clayton Marafiotti Martins, a intensificação de rondas policiais no bairro Fazenda.
Reconhece?
Os parlamentares pedincharam a permanência constante de polícia e viaturas, especialmente na avenida Sete de Setembro, devido ao aumento da violência no local. O que tem preocupado o socadinho escriba é se o chefão da PM vai reconhecer o pedido. Afinal, em recente evento no batalhão, mandaram convites pros 12 antigos vereadores, sisquecendo dos novos...
Bago do zoio em cima
O projeto que cria três vagas de atendente no quadro permanente de barnabés da piramidal casa do povo peixeira teve pedido de vista da bancada de oposição. Pelo projeto, ficam criadas três novas vagas para o cargo de atendente. A vereadora BBB, bocuda, bonitona e brabona, Anna Carolina (PRB), pediu vistas para que a bancada tivesse mais tempo de bizolhar a proposta.
Legal
O presidente do legislativo peixeiro afirmou que estas vagas serão criadas em função da demanda crescente no número de atendimentos na casa, em especial no balcão da Cidadania. As vagas deverão ser preenchidas mediante realização de concurso público.
Assina embaixo
A proposta deve retornar terça-feira, após o presidente Osvaldo Topetudo Gern (PP) entregar o parecer do MP e jurídico da casa para que a oposição vote com a consciência tranquila, mesmo após Gern ter se responsabilizado pelas novas contratações, afirmando que os advogados sabichões da casa já tinham lhe certificado sobre os procedimentos legais para serem devidamente adotados pela casa.
Medida alternativa
O conselho da Comunidade de Balneário Camboriú (CCBC) sugeriu ao ministério Público uma nova forma para o cumprimento de pena de medida alternativa aos beneficiários. Hoje, a medida determina que os beneficiários devem realizar trabalhos comunitários em instituições públicas, para o cumprimento da pena de medida alternativa.
Dano à sociedade
Em Itajaí, o dr. Pedro Walicoski Carvalho, juiz criminal, também tem atuado no sentido de promover a comarca como referência no trabalho para penas alternativas. Concordo com a medida, porque muitas vezes, quando não é cometido crime, apenas uma infração, a pena deve ser revertida para pagar o dano causado à sociedade.
Trampos comunitários
E esse dano pode ser pago com serviços comunitários ou até mesmo uma multa que seja revertida para entidades carentes. Assim, mais de 1000 termos circunstanciados que são registrados a cada ano poderiam auxiliar entidades e pessoas carentes do município, enquanto quitam sua bronca com a dona justa.
