JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Candidato único
O PSD e o PR não participaram da reunião com o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), na semana que passou, pra discutir a questão da escolha de um nome pra ser o candidato a deputado estadual governista. A pesquisa do PP, realizada no ano passado, deu como melhor nome da sigla a loirosa secretária de Insegurança, Susi Bellini. Mas ela não quer e seu nome não será apontado pela sigla.
Vereadores
Grande parte dos partidos coligados que elegeram o atual governo do paço da Vila Operária devem apresentar nomes de vereadores eleitos como possível escolhido através de pesquisa, ainda nesta semana curtinha. Até porque quem é que tem voto, tá mostrando trabalho e está direto na mídia? Lógico que a eleição de vereador num tem nada a ver com a eleição pra deputado.
Correria
O tempo urge e os governistas demoraram um tempão pra decidir essa questão da candidatura à leleia. E quem sair candidato tem que deixar cargo até o dia 4 de abril. Enquanto isso, a oposição já está perfilada com seus candidatos. O sem fraturas Deodato Casas (PSDB), o barbudinho Volnei Morastoni (PT), a BBB Anna Carolina (PRB), o Nikolas Reis (Pros), entre outros, já estão com as asas de fora.
Num tavam lá
O PSD do barbudão Douglas Cristino não esteve presente na reunião com o alcaide JB. Igualmente o PR do engomadinho Clayton Batschauer. O DEM do desassossegado Luiz Carlos Pissetti, que também não teria dado as caras, teria assinado embaixo da decisão que foi ratificada no encontrão dos bagrões partidários, do candidato ser escolhido através de uma pesquisa.
Serelepe
Aliás, a vice-prefeita Dalva Rhenius (PSB), que andava quietinha, discreta, anda aparecendo de montão. Representou o governo nos festejos carnavalescos e tava pra lá de serelepe. A muié pulava mais do que pipoca em óleo quente na apoteose do samba, na Vila da Regata. Pras bocas de conflito, é a sinalização de que Dalva é e será candidata à leleia.
Dilma, Paulinho Bornhausen e...
O burgomestre JB não deu um pio sobre o pedido do presidente do PT peixeiro, Jean Sestren, para que dê apoio político à pré-candidata a reeleição, presidente Dilma Rousseff (PT). Lógico que vai depender das coligações que serão montadas. Mas a sinalização de que o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), vai pedinchar votos pra Dilma, provavelmente é o caminho de JB.
Já declarou
Bellini já teria dito há algum tempo que apoiaria Raimundão e Dilma se Itajaí fosse contemplada em seus pleitos. Já o candidato pessoal a deputado federal do ex-homem dos galináceos chama-se Paulinho Bornhausen, por apoios passados entre ambos e pelo apoio que Paulinho anda dando à city. Só que é um samba doido, que demonstra a conjuntura político-eleitoral do país.
Festa de Momo peixeira
O carnaval atraiu milhares de pessoas pra bizolhar os festejos de Momo. Além da vice-prefeita Dalva, o secretário de Turismo Agoniado, ops, Aguinaldo dos Santos; Amauri do CTMA; secretário de Obras, narigudo Tarcizio Zanelato; o secretário de Comunicação, Murilo José, o Batata, e a da Insegurança, Susi Bellini; secretário de Agricultura, Artur Ama Todo Mundo de Jesus.
Não gostam de samba?
De excelências excelentíssimas no esquindô, esquindô, dos desfiles das escolas de samba no sábado, deram as caras a vereadora Dulce Amaral (PSD), Zé Bocudo Alvercino e Julcemar Pizzolatti Ferreira (DEM). E os zotros representantes do povão? Sei lá!
Descarrego
O suplente de vereador do PP, Fernando Pegorini, assume na próxima sexta-feira (7), a cadeira do titular, Tonho da Grade, que deixa o cargo por 31 dias por problemas de saúde. Tonho tá precisando tomar um bom banho de sal grosso. Ficou com problemas de coluna após um acidente de carro dia destes e, na semana que passou, deixou cair um baita pedaço de ferro no pé, lá na sua esquadria, em Cordeiros.
Amor move montanhas...
Além desses perrengues, Tonho pode perder no futuro um baita cabo eleitoral que deu uma generosa mãozinha pra eleger o Tonho. Sua assessora, a ex-secretária de Educação e ex-candidata a vereadora Maria Heidemann (PP), tá namorando o conhecido Xerife, que é pai do vereador Douglas Cristino. E todo mundo sabe que o amor é a maior força do universo. Ou seja, lá na frente, Maria pode vir a apoiar Douglas. Ou não?
Sugestão
Vez por outra nossos heróis, as amadas excelências excelentíssimas, faltam ao compromisso supremo que é a sessão ordinária na casa do povo. Na pauta aparece que justificaram. Seria interessante que fosse colocada nessa pauta pra conhecimento público o porquê dessa ausência. Viagem, curso ou sei lá. Transparência.
Viúvas do Arnaldo
Leitor destas mais do que estrebuchadas linhas, palpita após ler que o ex-vereador Márcio Silveira (PMDB) responde interinamente pela secretaria de Saúde de Itajaí, cargo que ocupou no tempo do ex-prefeito, Arnaldo Schmitt (PMDB). Ele diz que as viúvas do Arnaldo estariam ressuscitando e afirma que o Governo JB tá coalhado de ex-integrantes do governo do alemão Schmitt.
Além disso
O burburinho é que Márcio Silveira, apesar da sua filiação ao Manda-Brasa, seria um cargo da dama de ferro, Eliane Rebello, Omar Baga, Afonso Arruda, entre outros da sigla, mas sim um cargo da vice-prefeita e secretária de Saúde licenciada, Dalva. Hummmm...
PSB ou PSD?
Nos bastidores do paço da Vila Operária anda um zunzum danado com relação aos cargos que o PSD teria direito na estrutura governamental, principalmente após a vice-prefeita ter virado socialista, pulando para o PSB. Quando mexe nesse ou naquele dá o maior azedume, sem que se saiba a cota de cada partido e quem é de quem. Qui coisa, meu povo!
Desigual
O vereador da capital da pedrada Ângelo Gervásio (PMDB) denunciou uma situação no mínimo inusitada com os cidadãos que participaram do concurso público da prefeitura de Camboriú, na semana passada.
Sei lá, entende!
O secretário de Administração da cidade, Márcio da Rosa, e a coordenadora de Defesa Civil, Carla Krug, inscreveram-se e fizeram as provas. Ele é técnico em Vigilância Sanitária e Agricultura e candidatou-se a merendeira. Ela, que tem faculdade de Ciências Políticas, para auxiliar de serviços gerais.
Governista...
O João Passos, do PPS da Maravilha do Atlântico, aparentemente virou governista e tem conversado com lideranças da city com o intuito de trazê-las pras hostes socialistas. Passos, inclusive, disparou que estão reeditando um lema de 20 anos atrás: Declare guerra a quem finge amar!
Soninha na Maravilha
Passos andou conversando com a ex-candidata a prefeita da terra da garoa, São Paulo, Soninha Francine (PPS), que fará uma visita à Maravilha do Atlântico no dia 2 de abril, onde falará sobre mobilidade urbana e diversidade.
