JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Rango com o alcaide
Nossas amadas excelências excelentíssimas com o intuito de homenagear uma personalidade, um cidadão que trabalhou em prol da coletividade ou viveu em determinada localidade, o fazem colocando seu nome em empreendimentos municipais, como escolas, praças, ponte, ruas. Na Maravilha do Atlântico, o dublê de novela mexicana, vereador licenciado e secretário regional Claudir Maciel (PSD), propôs em 2010 e seus pares aprovaram por unanimidade o nome do fundador do DIARINHO pra importante via da city praiana mais desejada do Sul do mundo: avenida do Estado Dalmo Vieira. O veio Dalmo, possivelmente, não daria bola pra rasgação de seda. Contudo, o que se observa nas placas que foram afixadas (após a referida lei), é que não consta o nome completo da via. O triste é constatar que tal situação não ocorre apenas em Balneário Camboriú. Há citys, como Itajaí, onde ruas foram dadas pra empresas e, além de a via desaparecer, os nomes dos homenageados também foram pras cucuias, sem que ninguém dê um pio. Isso sem contar a história de que Itajaí teria rua que recebeu um nome e depois outro nome foi colocado em cima... Eu, hein, Rosa!
Os bastidores fervilham com a informação de que amanhã, sexta-feira, os partidos que compõem a base governista irão juntamente com as excelências excelentíssimas almoçar. O intuito é a apresentação dos nomes pra compor uma pesquisa e, com isso, promover a escolha de um candidato único à leleia do governo do paço da Vila Operária.
Todos querem
A base do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), na piramidal casa do povo é formada pelo PP, PDT, SDD, PMDB, PR, PPS, DEM, PSD, PRP e PSD. Fora as siglas que não têm representante no legislativo, mas tão agarradinhas: PSDC, PHS, PMN, PTC, PSC, PTB. Ufa!!!
Desafio
Fala-se no nome da vice-prefeita, Dalva Rhenius (PSB); Afonso Sereno Arruda (PMDB); Topetudo Osvaldo Gern (PP); Marcelo Saldré (PDT), Douglas Cristinho (PSD); Clayton Batschauer (PR); Luiz Carlos Pissetti (DEM), Carlos Ely (PPS). Agora, resta saber se o prefeito vai conseguir conter o ímpeto da escolha de apenas um nome, tendo tantas siglas desejosas de lançar candidaturas.
Ontem
Na noite de ontem, rolou uma reunião entre o prefeito JB e as siglas que não participaram na semana passada deste papo da apresentação de um candidato por sigla, como o PSD do Douglas e o nanico PRP do Denísio Dolásio Baixo, entre as outras siglas pequerruchas.
Procuradoria
Projeto de aumento que não é aumento dos procuradores da prefa peixeira deve estar na pauta da sessão desta noite da piramidal casa do povo. Segundo fonte dos procuradores, o projeto visa a agregar vantagens aos salários. Ou seja, na hora da aposentadoria, não recebem estas vantagens no holerite.
Tudo lá?
Há quem diga que o legislativo vai estar cheinho, com outras categorias de barnabés do município na noite de hoje e que as excelências excelentíssimas irão ficar temerosas de botar o dedo do sim na proposta. Será que será?
Carnaval em Cingapura
O secretário de desenvolvimento econômico sustentável, Paulinho Bornhausen (PSB), está em missão oficial no sudeste asiático. Paulinho foi a Cingapura buscar parcerias para a implantação dos centros de inovação de SC, principalmente o de Itajaí, que é o que está em processo mais avançado no estado.
Modelo inovador
Na agenda de Bornhausen, que lidera comitiva de técnicos do governo e do Sebrae, há também encontro com experts em internacionalização de pequenas empresas que, segundo Paulinho, é um sonho a ser perseguido por Santa Catarina. Segundo ele, em Cingapura 80% das pequenas empresas são exportadoras.
Jurong
A comitiva catarinense foi recebida pelo pessoal da agência de consultoria do governo de Cingapura, Jurong Consultants, que é especializada no desenvolvimento de parques tecnológicos e industriais e implantou distritos empresariais em diversos países, como Rússia, Mongólia, Arábia Saudita, Índia e China. A Jurong atua em 47 países e 147 cidades em mais de 1,7 mil projetos instalados no mundo.
Custo x Benefício
Perguntado por um leitor sobre o custo/benefício do carnaval da Maravilha, onde tivemos shows nacionais, este socadinho ficou matutando e chegou à conclusão de que não vale a pena. É muita grana pra pouco retorno, e ainda teve a baderna em BC, que veio junto com a bebedeira. A vagabundagem tomou conta das ruas.
Quanto custou?
Ô, pergunta difícil. Porque não se pode só pensar no valor pago pros artistas, mas também a montagem de tudo, a segurança e toda a parafernália que envolve esse tipo de show. Este socadinho calcula que pode ter passado dos 800 mil, mas como não há transparência na prefeitura da Maravilha, só iremos saber se o MP der uma carcada e pedir os relatórios.
