JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Cabeça quente
Já tem nome da bendita lista dos ungidos pra serem bispados pela população pra escolha do candidato governista à leleia que anda de cuca quente. É uma chance de emplacar e, quem sabe, alçar um voo maior. Ou não? Contudo, o que as ruas disserem pode ser uma pá de terra. Por isso tem quem esteja arrancando cabelos... Qui coisa, meu povo!
Racha
Na cidade de Sombrio, no sul do Estado, o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, do PMDB, começou esta semana o roteiro de visitas políticas com os também peemedebistas, os senadores Luiz Henrique e Casildo Maldaner para fomentar encontros em todas as regiões da Santa & Bela para a defesa da reedição da penca, ops, aliança com o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD).
Manter a penca
E esse périplo do trio do manda-brasa, aparentemente contra a candidatura própria na pré-convenção no final de abril, que o alcaide de Balneário Camboriú tanto defendeu para o início do mês, expõe, de certa forma, as duas faces do rachado PMDB. E com a marcação da convenção e a possibilidade de que o homem-pássaro, prefeito Edson Periquito, renuncie, o caldo pode ou não entornar.
Dalvesco não apoiaria Periquito
Se Pirica realmente renunciar pra ser candidato, seu vice, Cláudio Dalvesco, assume o paço dos altos da Dinamarca, credenciando-se a ser candidato à reeleição. E Dalvesco não daria apoio ao psitacídeo se realmente Periquito for alçado a candidato da principal cadeira estofadinha do estado. O PR do deputado federal Jorginho Mello, em nota divulgada na tarde de ontem, respaldou a pré-candidatura de Raimundo Colombo.
Quem dá mais
Em conversa com este socadinho escriba, na semana que passou, o ex-governador e deputado Federal, o turco-careca, Esperidião Amim (PP) chegou a comentar que o afastamento do presidente da assembleia legislativa, Romildo Titon, tinha deixado o PMDB enfraquecido nas negociações políticas.
Sem gulodice
Os peemedebistas, que queriam tudo e defendiam a candidatura própria da sigla, agora já não estão entusiasmados como antes. Podem ficar até contentinhos com a indicação do vice, se não perderem ainda mais espaço nas negociações por quererem sempre ficar com a maior fatia do bolo.
Na lida
A guarda Patrimonial de Itajaí caminha a passos largos pra ser extinta. No papel, esta é a realidade. Contudo, hoje tem em seu quadro cerca de 100 componentes. Esses barnabés cuidam, principalmente, dos prédios públicos do munícipio, como postos de saúde e escolas. Além do guardinha que passa a noite em um educandário, há um fiscal que circula durante a noite pra ver se o guarda tá dormindo ou em seu posto.
Ah, para ô!
Acontece que a prefa vai mandar uma empresa terceirizada (conforme circular assinada pelo diretor da Guarda Patrimonial, Carlos Lopes veja no Blog do JC), fazer o que o fiscal da Guarda já faz, que é vigiar a turma. Além disso, o documento diz que os guardinhas vão receber uniformes novos. O pessoal da guarda reclama que faz três anos que não aparece uma beca nova. Credo!
Reclamação danada
Os guardinhas bufam que há duas vagas de fiscal, mas não se sabe se tem alguém nomeado pra função. Além disso, o pessoal da Codetran tem R$ 30 mil pra rango mensal, e os guardinhas nadicadenada. Os guardas que já foram assaltados na função nunca receberam tratamento médico ou psicológico. Num é mole, não!
Chegou chegando
O vereador Fernando Pegorini (PP), em sua estreia na noite de hoje, vai apresentar um projeto que prevê que o contribuinte detentor da guarda, tutela ou tenha adotado crianças ou adolescentes órfãos ou abandonados terá direito à isenção do IPTU. O projeto do Pegorini é constitucional e tá previsto no estatuto da Criança e do Adolescente.
Abre e fecha...
Vire e mexe, e as amadas excelências excelentíssimas peixeiras metem o sarrafo na tribuna da casa do povo na Autopista Litoral, que manda e desmanda na BR-101. O ex-governador LHS chegou a declarar ao dono do posto Sinuelo, em Araquari, que a BR-101 é um estado dentro do meu estado, por conta do domínio da empresa dos pedágios, que tranca, destranca e atravanca do jeito que quer, sem ouvir ninguém.
Insinuou?
Um dos mais ferrenhos críticos neste asfalto quente da Autopista é o vereador Tonho da Grade (PP), que aproveitou a pauleira verbal de seus pares, como o Zé Alvercino (PP), que caceteava os perrengues do túnel do São Roque. Tonho lascou que a Autopista Litoral Sul só se coçou quando a RBS andou fazendo umas matérias... E agora a Autopista andou fazendo um anúncio... O que a excelência quis dizer com isso?
Prometendo.
Os moradores da Maravilha do Atlântico estão cansados de promessas, mas parece que alguns não aprendem. É o caso do feicibuqueiro e secretário de Planejamento Auri Pavoni, que na semana passada prometeu em seu feice que vai começar a propor melhorias para BC, pra deixar bom exemplo aos filhos e netos. O exemplo deve começar em casa.
Quase um ano!
O abobrão Auri deveria, em primeiro lugar, arrumar a situação na estrada da Rainha, para depois pensar em outras coisas. O pessoal do calçadão também espera até hoje sentado - o teto prometido. Eu teria vergonha de prometer tanto e não cumprir nada. Quando faz, precisa ser refeito... Assim não dá! Assim phode!
