JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Camelódromo
A vereadora BBB: bonitona, brabona e bocuda, Anna Carolina (PRB), entrou com uma ação civil pública pra pôr fim ao triste caso do camelódromo que tá socado na praça Arno Bauer, há 500 mil anos e ninguém consegue devolver o espaço ao seu legítimo dono, que é o povo de Itajaí. A galega quer e interferência da dona justa na questão, já que o tempo passa e nada acontece.
Retirada dos camelôs
Anna pondera que a permanência do camelódromo na praça fere a lei 2037 de 1982, que regulamenta o patrimônio cultural na Santa & Calorenta Catarina, ao declarar que o trambolho ali edificado prejudica o seu entorno, como patrimônios históricos e culturais, que são tombados.
Não se coça
A vereadora oposicionista alerta, ainda, para o papo corrente de que boxes teriam sido vendidos ou alugados pra terceiros irregularmente, ao arrepio da lei que concede a permanência do camelódromo. E pede que o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), seja condenado por improbidade administrativa, alegando que o município conhece a irregularidade mas não sicoça...
Sem alvarás
O mais tenebroso, ainda na ação da vereadora do PRB, é que os comerciantes ali instalados estão trabalhando ilegalmente, já que todos os alvarás emitidos pelo município estariam suspensos. Imaginem em cima de uma praça, que é pública, e ainda trabalhando sem estar legalizados!
Paulo parado?...
A entisicada Anna puxa pela memória e lasca que o secretário de Desenvolvimento Urbano, Paulo Parado, ops, Praun há uns dois anos, em uma entrevista ao DIARINHO sobre o camelódromo, admitiu escutar algo sobre esse suposto passar pra frente dos boxes: Até soubemos de casos de venda, mas sem a troca de nome. Assim, fica impossível fiscalizar, disparou, na ocasião. (reveja no blog do JC, no saite: www.diarinho.com.br).
Endoidou
Semana passada, o vice-presidente do PP e vereador peixeiro, Tonho da Cruz, se perdeu, ao escutar uma fofoca que teria rolado em uma reunião da associação de Agropecuárias de Itajaí, que ele e o Nikolas Reis, que é presidente estadual do Pros, estariam elaborando um projeto chamado Itajaí sem gaiolas, pra emplacar na piramidal casa do povo.
Viajando...
Tonho teria endoidado: foi à casa do presidente da entidade e, ao saber o nome de quem falou, foi à procura do suposto bocudo. Ameaçou utilizar-se da procuradoria da câmara (phode isso?) pra processar quem falou tal coisa. Por fim, lascou que sua patroa tem dois periquitinhos em casa e jamais iria fazer tal lei. Declarou, ainda, que defende as pessoas necessitadas e os animais.
Não sabe nada
Na verdade, o Itajaí sem gaiolas é um projeto de conscientização levado a cabo pela diretoria de Defesa Animal, que é vinculada à fundação de Meio Ambiente de Itajaí (Famai). Não é projeto pra proibir passarinho em gaiolas ou impedir que os bichos sejam comercializados em agropecuárias. O vereador Tonho tá perdido. É vereador, vice-presidente do PP, sonha em ser presidente do legislativo e não sabe nadicadenada de uma campanha de um órgão público?!
Políticas públicas
E tem mais: quando faz a cantilena de que defende cachorro e não tem nada a ver com passarinhos, ainda mantendo gaiolas com periquitos demonstra que está, na verdade, apenas fazendo política. Não se atenta, por exemplo, que o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini, do seu partido, assinou um termo de Ajuste de Conduta (Tac), com o ministério Público.
Tudo ali
Neste Tac, estão definidas obrigações que o município tem a cumprir. A causa animal vem há muito sendo batalhada, bem antes de o vereador virar excelência excelentíssima. Há alguns anos, Roberto Pereira, que hoje é diretor de Defesa Animal, os vereadores Nikolas Reis, Luiz Carlos Pissetti (DEM) e Susi Bellini (PP), se estrebucharam na elaboração do código de Defesa Animal.
Aliás
Quem descumpre a lei, está sendo penalizado. O sujeito que anunciou um papagaio no DIARINHO, além de ser preso, amargou uma multa de 500 pilas no bolso. Outro que mantinha pássaros silvestres engaiolados recebeu a multa salgada de 3000 mil reales. Um cidadão infeliz também teria sido flagrado abandonando um cão doente na estrada do São Roque. E não ficou por isso mesmo.
Abandou
Uma testemunha viu o triste jogar o pobre animal e fez a denúncia à Famai. Convidado a ir até a defesa Animal, admitiu o crime, dizendo que abandonou porque ele estava doente, com sarna (!!!). Foi notificado e recebeu, no lombo, uma multa de 1500 contos.
Outra coisinha
É preciso atuar, gerir políticas públicas. E, infelizmente, atender casos lamentáveis, como o que ocorreu há mais de uma semana, quando um suposto traficante foi acertar dívidas com um usuário de drogas no bairro Dom Bosco, em Itajaí. Como o usuário não estava no local, o traficante descontou a sua iria matando um pitbull de estimação a tiros e, ainda, tentou arrancar sua cabeça com uma faca, não terminando seu intento porque a faca quebrou (fotos fortes no blog do JC).
Polícia ambiental!
Tonho deveria buscar mais conhecimento pra não pedir o que já está sendo feito e pra não parecer que está fazendo politicagem com a causa animal. Tem medo de perder votos dos vendedores de gaiolas? Outra coisa é se preocupar com a história de que uma escola pública municipal estaria fazendo, todo sábado, um torneiro de passarinhos... Isso é feio e ilegal. Pra escrever o mínimo!
No leme
O vice-prefeito da Capital do Marisco, Guaracy de Souza (DEM), assumiu ontem o comando do munícipio, durante as férias do titular, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB). É a quinta vez que Guaracy assume nos últimos anos. Segunda-feira Guaracy se reúne com o secretariado de abobrões pra definir ações. Evandro sai de férias pelos próximos 30 dias.
Quebrou dinovo...
Leitor fulo da vida por ter a suspensão de sua caranga avariada envia e-mail para este articulista pançudo questionando o estado de conservação das travessias elevadas da Terceira e Quarta avenidas na Maravilha do Atlântico. Ele pede especial atenção ao local.
Paulo Cruz
O renomado professor e mestre em Ciências Jurídicas, Ph.D. Paulo Cruz, ministrará palestra na reunião tucana da Maravilha. O convite foi feito pelo deputado emplumado Dado Cherem, e o tema da palestra será Reforma e Conjuntura Política.
PSDB Mulher
Na reunião dos bicudos desta segunda-feira, com início às 19h30, será apresentada oficialmente a nova presidenta do PSDB Mulher, Renata Saad, que terá a missão de reestruturar a ala feminina do partido.
Vou de moto
Reunião às portas fechadas sábado, em Lages, juntou seguidores dos preceitos brizolistas do estado, com o ministro do Trabalho, Manoel Dias, pra discutir os planos pra eleições e definições de candidaturas. O presidente do PDT em Itajaí, Marcelo Saldré, subiu em sua moto poderosa e deitou o cabelo até lá. Mas não revelou nada sobre o blablablá entre os abobrões. Saldré anda caladinho, caladinho nos últimos tempos...
Chuta, cabeceia e faz gol
O vereador Celino João dos Santos (PDT), da Capital do Mergulho, anda fulo da vida com a história de que o suplente do partido, o radialista Omar Santos, que é chefe de gabinete da prefeita bonitona Ana Paula da Silva, a Paulinha, tenha um programa na rádio Mariscal FM e o legislativo mantenha um contrato de publicidade com a referida emissora.
