JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pra chegar às rosas...
...tem que passar pelos espinhos. O prefeito em exercício, Osvaldo Gern (PP), terá importantes decisões a serem deliberadas durante a sua curta gestão, até a próxima sexta-feira, dia 4. O maior desafio será a questão do reajuste salarial dos barnabés peixeiros. Sabichões de várias áreas da prefa de Itajaí se estrebucharam analisando a questão.
Só 6%
O sindicato dos servidores, comandado por Eliane Correa, a Elianinha, teria pedinchado um reajuste de 13%. As fontes do socadinho escriba no paço da Vila Operária assopram que o governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), teria ofertado 6%, além de atender reinvindicações e propor mudanças no vale-alimentação.
40 milhões
A proposta do governo de 6%, segundo os áulicos sabichões do governo do paço da Vila Operária, vai gerar um impacto na folha de pagamento de quase 2,7 milhão de reales/mês, o que, com outras medidas, vai impactar em mais de 40 milhões de reales/ano na folha de pagório dos barnabés.
Analisar
O sindicato vai analisar a questão durante assembleia, na terça-feira à noite. Já o governo quer mandar, logo logo, o projeto à câmara de vereadores pra ser analisado e votado antes do dia 4 de abril, pra que não aconteçam problemas por conta do período eleitoral. Quem vai ter que descascar será o prefeito em exercício.
Contra o golpe de 64
Foi realizado na manhã de sábado o ato Cívico de Repúdio ao Golpe Militar de 1964. A caminhada aconteceu no calçadão da rua Hercílio Luz, no centro de Itajaí, e reuniu populares e representantes de partidos políticos, como os vereadores Thiago Morastoni (PT), Giovani Felix (PT) e Rafael Dezideiro (PRP), além de Jean Sestrem, presidente do PT em Itajaí, e Everton Wan-Dall, secretário-geral do PDT/SC.
Projeto de lei
Presente na caminhada, o vereador Thiago Morastoni protocolou um projeto de lei que institui a última semana do mês de março como a semana Municipal de Reflexão Sobre o Significado do Golpe Militar de 1964. O documento vai para a primeira discussão e votação na sessão desta terça-feira da câmara de vereadores de Itajaí, que será solene para marcar os 50 anos do fato histórico.
Reforço à democracia
O grupo caminhou ao som de músicas de protesto à época do regime militar, carregou bandeiras do Brasil e levou até um boneco preso em um pau de arara, representando a tortura que as pessoas sofriam. O objetivo foi lembrar os terríveis atos praticados durante o período ditatorial e valorizar ainda mais a atual democracia.
Abençoado pelo padreco
O dublê de novela mexicana e secretário regional de Itajaí, Claudir Maciel, esteve com o governador João Raimundo Colombo em um jantar na casa da Agronômica, semana passada. Enquanto forravam o pandulho, trataram da política regional e das possíveis candidaturas do partido. Claudir é cotado pelo PSD como pré-candidato a deputado estadual e ainda não definiu se deixará o comando da SDR no dia 4 de abril.
Paulinha puxa de Claudir
Na reunião do conselho de Desenvolvimento Regional, que rolou sexta-feira, a presidenta da Amfri e prefeita de Bombinhas, a bonitona Paulinha da Silva (PDT), declarou que está disposta a pedir ao governador que mantenha Claudir na função e vai buscar assinaturas dos prefeitos como apoio. E foi atrás...
Correu atrás
Foi o secretário regional mais atuante até hoje. Ele faz acontecer, nada fica parado na mesa, sempre dá sequência aos pedidos dos prefeitos. Não tem como mudar isso agora, disse a prefeita brizolista. Paulinha correu atrás e conseguiu a assinatura de oito prefeitos da Amfri, pedinchando a permanência de Claudir. O papéli já foi encaminhado ao governador Colombo.
Mais de 650 milhões!
Claudir não se cansa de falar em todos os discursos que desde janeiro de 2011, início do mandato de Colombo, quase R$ 650 milhões já foram aplicados e/ou estão garantidos para a continuidade de obras e ações nos nove municípios da região.
Tudo certo
No momento, não temos nenhuma pendência com prefeituras. Todos os projetos apresentados e aprovados pelo conselho de desenvolvimento regional estão tendo sequência para obtenção de recursos financeiros, sigaba o secretário Claudir.
No avião de rosca
O vereador Arlindo Cruz (PMDB) da Maravilha do Atlântico diz que o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo, passa voando pelos céus da city e desembarca em Itajaí. O edil também afirma que ele não vai espirrar recursos pra cidade. Só assina papel!, caceteia o peemedebista, se referindo à assinatura de convênios com o munícipio.
Licenciar
O deputado estadual Dado Cherem (PSDB) vai se licenciar do cargo a partir do dia 7 de abril, durante dois meses. Ainda não se sabe quem deve assumir a sua cadeira estofadinha na leleia. Fala-se no nome do ex-prefeito de Brusque, Ciro Rosa (PSD). Na verdade, com a questão eleitoral na porta, tá um vaivém...
Desistiu
O secretário estadual de Articulação Nacional, João Mattos (PMDB), que seria candidato a deputado estadual, desistiu de concorrer e deve apoiar a reeleição do deputado Aldo Schneider (PMDB), líder do governo na leleia e representante do Alto Vale do Itajaí. Acredita-se que a desistência de Mattos se deva a problemas de saúde.
Poder despudorado
Vereador da região tá encagaçado, com receio que conversas reservadas do seu fecibúqui vazem. O papo quente com termos chulos, entre o edil e um namorado, deixou a excelência de cabelos em pé... Outro vereador, casado, foi pego no flagra traçando a irmã de uma vereadora, também casada. Deu até puliça na parada. O traído não captou a traição, porque estava em Sampa, e por conta da distância as antenas não funcionaram...
Começo do ano
O burgomestre JB tem dito pra interlocutores privilegiados que quer o projeto da guarda Municipal antes do final deste ano na câmara de vereadores. E dentro da legalidade. Espera que, no mais tardar em janeiro, com concurso público e tudo mais, inicie com 120 integrantes.
Não é a salvação
Volto a repetir: a guarda Armada não vai ser a solução pra insegurança da cidade. Não terá poder de polícia. Será uma guarda patrimonial melhorada. E o pior: a city vai tirar dinheiro da saúde, educação, entre outras áreas prioritárias pra criar a guarda que, no final das contas, será um engodo. Balneário Camboriú criou aos trancos e barrancos (não salvou o mundo) e vai acabar respondendo por isso lá na frente...
