JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Grande Itajaí
No sentido de engrandecimento regional, o prefeito em exercício, Osvaldo Topetudo Gern (PP), já solicitou através de requerimento da câmara de vereadores para assembleia Legislativa de nossa amada Santa & Bela Catarina, seja colocado em votação o projeto que anda embolorado - parado há cerca de uma década e que cria a Região Metropolitana de Itajaí.
Acontecer
A Região Metropolitana popularmente conhecida como Grande Itajaí, só existe no papel, porque na prática poderia abocanhar recursos bem maiores do governo federal e estadual, mas ninguém se coça pra fazer acontecer a coisa. Neste quesito o topetudo Gern pensa grande e tá coberto de razão.
Visita
O líder do governo na piramidal casa do povo, Afonso Arruda (PMDB), recebeu a visita de representantes do instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Santa Catarina é um dos poucos estados em que o IAB está estruturado em núcleos, permitindo a participação efetiva dos profissionais de todo o estado, sendo representado na região pelo núcleo Litoral Norte.
Premiado
No ano de 2013, o IAB-SC organizou o primeiro prêmio para Estudantes Graduandos em Arquitetura e Urbanismo, no qual o arquiteto Arnon Rodrigues foi um dos premiados com o projeto urbano: Nova Centralidade EM Itajaí, desenvolvido na Univali.
Legal
O projeto propõe para Itajaí a implantação de uma centralidade inovadora, em uma área subutilizada dentro da cidade, que apresenta elementos e relações estruturantes nas diferentes escalas. O trabalho pode ser conferido no link: https://iab-sc.org.br/premioestudantesiabsc/resultado-do-premio-premiado-19.
Intermunicipal
Projeto que estava na pauta da casa do povo da Maravilha do Atlântico esta semana pedia a integração do transporte coletivo municipal de passageiros entre os municípios de Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí. Veja bem, como pode uma casa legislativa querer definir regras que vão valer em outros dois municípios?
Vingar
O vereador presidente do Parlanada, ops, Parlaamfri, o barbudão Douglas Cristino (PSD) já se mostrou favorável ao tema, mas até o momento, a discussão não foi feita em plenário, onde os projetos se transformam em leis e, aí sim, passam a ter a devida força legal.
Privado
Essa história de excelência excelentíssima ficar propondo mais encargos ainda para iniciativa privada, todos já estamos pra lá de cansados de ouvir. Já conhecemos a inconstitucionalidade de cor e salteado. Um exemplo disso é o vereador Robertinho Souza Junior (PMDB), que pede a instalação de suportes pra zicas em ônibus coletivos, na parte dianteira externa dos veículos.
Entendeu?
O pedido de vista do vereador Leonardo Piruka (PP) foi aprovado por unanimidade dos vereadores, que já sabem que essa alteração precisa ser feita no ato de assinatura do contrato para prestar o serviço entre o município e a empresa de transporte. Entendeu, Robertinho, bem claro ou quer que eu desenhe?
Rainha destronada
Ontem fez um ano que a estrada da Rainha, na Maravilha do Atlântico, deslizou e até agora nada foi feito. A não ser contratar uma empresa sem licitação por 270 mil para fazer um projeto que já está pronto há mais de oito meses. Será que não nasce a revitalização? É pracabá!
Meio mundo
Nesse interim, o secretário de Planejamento e fecibuqueiro itinerante, Auri Pavoni, fez e fez muito, acionando a dona justa pra processar meio mundo que lascou sobre o tema da estrada da Rainha. Os linguarudos de plantão disparam que Auri só não processou Deus porque talvez não o encontrasse...
Mandou bem
O escritório Marin Assessoria Jurídica não vai cobrar os honorários das auxiliares de apoio, no processo movido na dona justa do Trabalho para garantir o pagamento de adicional de insalubridade relativo ao ano de 2007. O benefício havia sido cortado, por um período, durante a gestão do ex-PT e ex-prefeito Sabino Busanello. O escritório pertence a Alfredo Marin Junior, atual procurador geral do município.
