JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Líder
Barba, cabelo e bigode...
O governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), teve uma vitória expressiva na casa do povo peixeira, onde qualquer reajuste ou criação de novos cargos virava uma brigaçada com a oposição. O projeto de reajuste dos barnabés foi aprovado por unanimidade e sem bate-bocas. Houve até elogios pelo aumento de 8% no salário dos servidores públicos, que já pinga no holerite deste mês.
Líder
O líder do governo, vereador Sereno Afonso Arruda (PMDB), puxou a sacaria, agradecendo as bancadas da câmara, ao alcaide Jandir Bellini, que conduziu todo o processo de negociação para o reajuste dos servidores, e ao burgomestre em exercício, Osvaldo Topetudo Gern (PP).
Há tempo...
Gern enviou a proposta ao legislativo em tempo de ser votada antes que fosse vetada pelo período eleitoral. O sindicato dos Servidores, na pessoa da Elianinha, confirmou que dos cerca de 30 pedinchos feitos ao executivo, metade foi atendida.
Desde criancinha...
Aliás, depois que o Topetudo assumiu a principal cadeira estofadinha do paço da Vila Operária, que deixou ontem, tem puxa e baba-ovo de plantão dizendo que é Gern desde quando mijava nas fraldas. Talvez imaginando que exista alguma sinalização para o futuro...
Integração
Ontem rolou reunião no paço da Vila Operária pra tratar do projeto de integração do transporte público entre os municípios da região. O vereador baixinho entisicado, Fábio Flor (PP), que sonha em ser deputado na leleia, apareceu. Tá em campanha? Dos 21 vereadores de Itajaí, apenas a dupla que anda mais colada que relê de carro velho: Zé Ferreira (PP) e Douglas Cristino (PSD). Não convidaram os zotros? Foto no Blog do JC.
Responsável é a prefa
O vereador Rafa da Padaria (PRP) protocolou projeto na piramidal casa do povo propondo troca na lei que diz que os proprietários de terrenos e casas deverá edificar a calçada em frente à residência por poderá. Rafa lembra que o código de Trânsito e a lei complementar 114 de 2007 (onde o edil propõe as mudanças), reconhece que as calçadas pertencem ao patrimônio público, fazem parte da via.
Vergonheira
É lógico que se o proprietário de um imóvel tem condições de mandar fazer a calçada, não há problemas. A calçada é do munícipio, que não pode obrigar o cidadão a construir. O triste é que em avenidas, a prefa pode mandar fazer, pagar, e os proprietários nem tchum. Como foi o caso da avenida Adolfo Konder, no antigo Vassourão.
Indenizaram
O mais triste é saber que empresas como a que administra o terminal Rodoviário Internacional (?) de Itajaí, o Terri, fez com que a prefa puxasse pelo bolso e indenizasse pelo uso do espaço em frente à estação rodoviária pra fazer a calçada. Quem manda no terminal é a mesma empresa que é dona da Coletivo.
O que a cidade ganha?
E a concessão foi severamente questionada pelo Tribunal de Contas da Santa & Aviltada Catarina. Infelizmente, o TCSC não mandou cancelar o contrato. Contudo, a prefa deveria olhar também para a questão ética e fazer nova licitação. Abobrão de setes costados do paço da Vila Operária garganteou que tal iria acontecer. Depois se calou...
Tava na hora
O vereador vermelhinho Thiago Morastoni protocolou projeto na casa das leis peixeira, prevendo que o munícipio possa fazer a limpeza de terrenos baldios, que pipocam aos montes na city, atulhados de nojeirada e com o mato nas alturas. Pra posteriormente cobrar dos proprietários. Uma boa!
Só se doer no bolso
A prefa poderia muito bem aumentar aos píncaros da lua as multas no bolso dos porcalhões que não podem ver um terreno dando sopa que o entopem de lixo. O cara resolve limpar a casa e joga tudo no terreno baldio. Isso fora o lixo orgânico. Coisa de porcalhão!
