JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
A solidão do poder
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), resolveu deixar como está a questão das multas, atochadas no lombo de motoristas que avançaram o sinal ou excederam a velocidade das vias. Escutou um grupo de trabalho, intitulado de Conselhão, formado pelo ministério Público, tribunal de Contas, procuradoria, advogados... A decisão, como o poder, é de cunho solitário.
O ex-governador atucanado Leonel Pavan, vereador teacher Acácio da Rocha, presidente do PSDB de Itajaí, Robson Coelho, Rodrigo Truppel e uma pá de emplumados passaram pela choupana do escriba pra confirmar presença na Gororoba do JC, dia 23 de agosto, no píer da Vila da Regata!
Amparado na lei
JB garante que tomou tal decisão, após analisar que as infrações são de cunho individual, e que o cidadão-motorista pode buscar meios de discutir a multa que lhe foi imposta. E a dona justa, decidirá o encaminhamento de cada caso. A verdade é que todo mundo tem que desacelar, na acepção plena da palavra.
Por toda Itajaí
Outro dia, escrevinhei e vou repetir: quando se mexe do bolso do cidadão, mesmo que ele esteja errado, vai defender que está certo. A solução é que a dona justa decida o que o município vai fazer. Enquanto isso, já deveria ser ponto pacífico que se respeitem mais as leis, a sinalização. Ou onde não tem radar, sensor e o diabo a quatro, vamos pisar fundo no acelerador?
Piramidal
O problema é que tem vereador da base bufando feito doido, por conta das falas do prefeito JB, que disse que a lei foi feita e promulgada por nossos heróis legislativos. O prefeito na época, Volnei Morastoni (PT), não sancionou, fazendo com que a lei voltasse à câmara para o presidente na época, Paulinho Amândio, passasse a caneta. Mas até o Paulinho sisqueceu.
Legislar e fiscalizar
Esta é a função precípua das excelências excelentíssimas. Legislar e após a sanção da lei, fiscalizar sua aplicação. Até porque não adianta ficar fazendo leis e mais leis, se não se aplicam ou são inconstitucionais. Neste caso, peca a prefa e a câmara. Trabalhem mais em conjunto, mantendo a hegemonia entre os poderes!
Confronto
Vereadores estariam vendo nas falas do alcaide um confronto com o legislativo. E deixariam no ar que quando é enviado um projeto mais melindroso por parte do executivo ao legislativo, a proposta poderia bater na trava na hora do voto.
Atucanado
O ex-governador e candidato a deputado estadual, Leonel Pavan (PSDB), esteve na choupana do socadinho escriba, na manhã de sábado, acompanhado do vereador teacher Acácio da Rocha, do presidente da sigla, Robson Coelho, do Rodrigo Truppel e de uma pá de emplumados. Pavan tava injuriado por que o pançudo disse que há uma semana, num bate-pé na Hercílio Luz, ele teria siscapado de fininho.
Encabreirado
A coluna contou que se não fosse o partido Progressista e o Solidariedade, a caminhada que contava com o candidato a governador meio/careca Paulo Bauer (PSDB) teria sido uma fiasqueira. E Pavan, talvez envergonhado, teria virado pra esquerda no Bradesco e batido asas. Pavan contou que quando leu a nota publicada nesta coluna, proferiu impropérios pra cima do pançudo escriba e jogou o jornal pra cima.
Bateu asas
O atucanado Pavan alegou que tinha outros compromissos de campanha e que tá grudado em Itajaí. Inclusive, quando se elegeu vereador pela primeira vez, em 1988, morava no bairro Fazenda. Revelou que quer ser deputado estadual e que será a primeira vez que a leleia terá um deputado ex-governador. Além disso, garante que seu plano futuro é pular de deputado pra governador de Santa Catarina.
Cuidando de si
Pavan garganteia, também, que quer ser o mais votado em Itajaí. Questionado, diz que o ex-vereador Ênio Casemiro, o Índio, que é tucano e cunhado do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), tá se estrebuchando no pedincho de votos pra ele. Fazia trocentos anos que o Ênio não militava politicamente em canto nenhum. Só tava cuidando da sua vida e dos seus empreendimentos...
Cadê o 45?
Na sua passagem pela choupana, Pavan alardeou mil coisas e ações durante seu mandato de governador. Ainda prometeu que, se eleito, iria colaborar com uma entidade cobrado por um leitor, que inquiriu o atucanado sábado pela manhã. Pavan garante que após se eleger deputado, vai buscar a cadeira de governador. Mas será que não vai cair na disputa à prefa da Maravilha do Atlântico?
Tava com 11...
O emplumado garantiu de pés juntinhos que tinha uma leva de tucanos semana passada, no bate-pé da Hercílio Luz. Mas quando esteve na choupana deste escriba, tava acompanhado de 11 bicudos sorridentes... O número do PP. Se não for o sem fraturas, Deodato Casas, o Cícero Zucco, Robson Costa Coelho e o Rodrigo Truppel, o PSDB, como diria o padre Quevedo, num ecziste! Qui coisa, meu povo!
Não vou mais...
O candidato a deputado estadual Nikolas Reis (Pros), que andava cheio de dedos com relação às multas e que é autor da lei dos temporizadores em semáforos, em Itajaí, publicou nota no finde (leia no blog do JC) que em campanha, em Bombinhas, dizendo que escutou gente dizendo que não viria mais a Itajaí pra não levar uma multa no lombo. Será que no futuro Nikolas vai lá pagar pra entrar na city do pedágio?
Pague pra entrar
Aliás, logo logo Bombinhas deve ser conhecida como a praia das elites. Só pode ir até lá quem é morador ou tem café no bule. E o pior: a city vai continuar lotadaça e não terá os problemas resolvidos. Ou alguém tá achando que será diferente?! O problema é elitizar, proibir o ir e vir.
Loas
Quem gosta que se enrosca da prefeita bonitona, Paulinha da Silva (PDT), de Bombinhas, é o Carioca, que é um misto de fotógrafo, motociclista e tinha a empresa de tira-mofo de fitas do extinto videocassete. Ele já morou em Bombinhas e hoje mora em Itajaí. Um dia, ele viu a muié pra lá de bonitona chegar com uns 12 ao seu lado. Pensou que fossem seguranças, mas na verdade eram 12 puxas brizolistas. Bocudo eu?
Presidência
Com o recomeço das sessões ordinárias do primeiro biênio do legislativo da Capital da Cidade sem Praia (já que a areia começou a sumir de novo) os primeiros rumores sobre a presidência começaram a sair. Apesar de o atual presidente, Sergiiinho Maia (PSD), não esconder sua vontade por uma reeleição, o fato não deve acontecer.
Em baixa
Depois de um primeiro ano negando diversos pedidos aos colegas parlamentares, seu nome está em baixa dentro do legislativo. Diante deste cenário, um velho nome ganhou força: Oscar Francisco Pedroso (PMDB). As mudanças também podem refletir na governabilidade de Leonel, que ainda possui o apoio da presidência e da maioria. Acordos e namoricos devem circundar os bastidores.
Assediado pelo Pinguim
Linguarudos de plantão afirmam que a presidência caiu no colo de Tampa, que apesar de ter se coligado com o ex-prefeito derrotado nas urnas, Umberto Pinguim (PP), passou a votar junto do governo de Leonel depois da saída de Oswaldo Moreira (PT) do bloco de sustentação. Tampa é o nome forte para manter a governabilidade na câmara. Contudo, também será fortemente assediado pelo Pinguim.
No colo do Tampa
Tampa pode se coligar tanto com o grupo de oposição quanto com o de situação pra formar chapa. A boca solta piçarrense afirma ainda que o vereador de oposição, Maurício Köche (PP), já teria dito que vota em Tampa caso ele confirme sua candidatura, independentemente de qual seja o grupo coligado.
Gororoba do JC
Faltam poucos dias pra oitava Gororoba do JC, e você não pode ficar de fora do maior ponto de encontro da política catarinense! Quem quer participar basta dar um pulinho na choupana do socadinho escriba, na rua Francisco de Paula Seára, 192 Dom Bosco, ou nos escritórios do DIARINHO. Maiores informações (47) 8842-9084 e 8823-9207 jc@diarinho.com.br e jcdodiarinho@gmail.com. Bora lá!
Leonel e Fabrício
Uma reunião na terra da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, na tarde de sábado, com os candidatos a deputado estadual Leonel Pavan (PSDB) e Fabrício de Oliveira (PSB), com a presença da prefeita loirosa Luzia Coppi (PSDB) e do Vereador Carlos Alexandre Martins, o Xande (SD), reuniu mais de 200 pessoas.
Apoiam
O candidato à reeleição na leleia, Mauricio Eskudlark (PSD), garante que os vereadores Carlos Ely (PPS) e Rafa da Padaria (PRP) estão apoiando sua candidatura. Carlos Ely, de forma mais explícita, inclusive lançando em breve uma carta à população dando apoio a Eskudlark. Já o Rafa da Padaria anda quieto, cuidando de manter o seu cabelo lambido, sem fazer alarde...
Eliz não tá feliz?!
E olha que o PRP tem candidato a estadual, que é a bela Eliz Bosco e o Ricardo Aoky a federal, em Itajaí. Dia desses, o DIARINHO estampou que o candidato a governador Elpídio Neves da sigla e a Eliz visitaram o jornal, mas o vereador não deu as caras.
Com Eskludark
E nem a Ivonete Schreiber, que é chefe de gabinete do Rafa e presidente estadual do PRP Mulher, aparentemente tá dando apoio à candidata da sigla. No finde, ela postou na sua rede social, uma imagem curtindo a candidatura do ex-delegado. É mole?
BBB fora do ar?
Quem também anda quietinha nessa campanha eleitoral é a vereadora BBB, Bocuda, Brabona e Bonitona, Anna Carolina (PRB). A galega, que teve seu nome aventado pra estadual, e o presidente da sigla, Beto Pacheco, que sairia à federal. Andam de boquinha amarrada. Será que não querem apoiar os candidatos da sigla? Lavaram as mãos?
