JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Embolados
Na primeira pesquisa eleitoral, divulgada ontem, segunda-feira, após o acidente que vitimou o presidenciável Eduardo Campos, o instituto Datafolha mostra Marina Silva (PSB) empatada com Aécio Neves (PSDB) no primeiro turno e também empatada com a tia Dilma (PT), no segundo turno, margeando o limite de erro da pesquisa.
Rumo à Gororoba do JC: o vereador Arlindo Cruz (PMDB), da Maravilha do Atlântico; prefeito Evandro dos Navegantes (PSDB), da Penha; socadinho escriba JC e o secretário de Governo da prefa da Penha, Reginaldo Waltrick
O empresário do ramo imobiliário, Lúcio Klann, fazendo um selfie com o escriba. Lúcio também vai estar presente na Gororoba, no próximo sábado
Sobe no segundo
Pela primeira vez, o nome de um pré-candidato aparece colado na presidenta, na intenção de voto. No primeiro turno, Dilma tem 36% das intenções de voto, Marina 21% e Aécio 20%. No segundo turno, Marina aparece com 47% e Dilma com 43%
Fiel da balança
Na simulação de Dilma contra Aécio, a petista continua com 47% e o tucano com 39%. O lado que Marina pender pode ser o fiel da balança, o coringa do baralho ou até mesmo a garantia da eleição. Marina, da noite para o dia, virou a cereja do bolo.
Detonando
Com o crescimento de Marina Silva nas pesquisas, devem crescer também as denúncias do tempo em que Marina ocupou o ministério do Meio Ambiente e que também esteve atrelada ao governo petista durante a era Lula.
Consolo
A disputa começou a tomar corpo eleitoral e já não vejo a hora de bizolhar o horário gratuito no rádio e na tevê, só pra ver quem consegue convencer melhor o eleitor na lábia, sem promessas infundadas ou afundadas, pois essas o eleitor já não aguenta mais ouvir. No primeiro programa, os petistas já devem destacar a relação íntima de Lula com Campos, na tentativa de conquistar o chamado voto de consolo.
Rejeição
A taxa de rejeição de Marina é a menor entre os candidatos, 11% contra 18% de Aécio e 34% de Dilma. O resultado é praticamente o mesmo da última, mas a novidade está na vantagem de Marina sem Eduardo na disputa, o que ainda pode transferir grande parte do eleitorado de Campos para o projeto que o ex-governador de Pernambuco vinha conquistando adeptos. Vai começar o jogo...
Explicar
É necessária uma explicação das autoridades federais e políticas por conta da anulação da dotação através de um decreto no dia 15 de agosto de R$ 30 milhões pra readequação do trecho da BR 470, entre Rio do Sul e Navegantes. Uma rodovia que vira e mexe tá matando gente e que necessita de atenção. É lamentável.
Hummmm...
Um loteamento de 300 unidades populacionais, na Barra, na Maravilha do Atlântico, está sendo discutido na casa do povo. No meio do zum-zum-zum tem quem dispare que há vereador que é sócio do empreendimento e, inclusive, até um ministro estaria interessado na aprovação imediata. Pelo visto, muito pano pra manga.
Do lado de lá do Ariribá
O coordenador da Codetran, coronel Albanir dos Santos, não tem multa em Itajaí. Anda pra lá e pra cá de moto e nada. Garante, também, que sua patroa tampouco foi notificada. Aliás, Albanir ganhou duas multas em BC. Uma por conta de ter passado a 58km/h, num local em que era de 50km-h.
Quem tem mais, gasta mais
Na região da Barra do Rio, tá atochado de placas dos candidatos Leonel Pavan, que concorrem à estadual, e Marco Tebaldi, que quer ser reeleger à federal. Os outros candidatos têm uma plaquinha minguada aqui e acolá. É a tal história: quem tem mai$, gasta mai$. E num é?
Deste tamaninho...
O candidato a deputado estadual Nikolas Reis (Pros) brinca que estão enxergando mal e que suas placas espalhadas na city cumprem com o que manda a legislação, afixadas com a coligação etc & tale. O problema é que parece que não se quer que se vislumbre com quem Nikolas está, já que estes dados constam como uma linha bem fininha, que só se chegar perto dá pra enxergar.
Sem visão
O secretário de Educação de Itajaí, Edson dÁvila, voltou ontem a criticar a falta de visão dos empresários que botaram abaixo a centenária fábrica de papel de Itajaí. A edificação foi literalmente tombada na calada de um final de semana. É um pedaço da história da cidade que poderia ter tido outro encaminhamento. Poderiam construir um porto e preservar a fachada, purexemplo. Coisa triste!
Sumida
A vice-prefeita Dalva Rhenius (PSB) anda sumida do cenário político peixeiro. Aliás, não se vê a presença da muié nem nas questões administrativas do munícipio. Sabe-se que a socialista teria passado por uma cirurgia e teria ficado de molho, convalescendo. Mas já passou um bom tempo, e Dalva não apareceu.
Para o topetudo
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), deve reunir cargos comissionados da prefa na noite de hoje, pra pedinchar apoio para a campanha à estadual do Topetudo Osvaldo Gern (PP).
Empolgado
Quem chegou extremamente empolgado com a campanha à estadual do atucanado Leonel Pavan foi o também emplumado prefeito da Capital do Marisco, Evandro Eredes dos Navegantes, que tá pedindo votos e trabalhando pra que Pavan chegue com tudo.
Vota no Auri
O vereador Arlindo Cruz (PMDB), da Maravilha do Atlântico, que hoje tá na crista da onda devido ao projeto que prevê que os estacionamentos cobrem uma tarifa fracionada na city praiana, declarou em visita à choupana que seu candidato a prefeito no pleito de 2016 chama-se Auri Pavoni que está sem partido (deixou o DEM) e vai assinar ficha no PMDB.
PMDB do Pirica
Arlindo também alardeia que o seu PMDB é o do homem-pássaro, prefeito Edson Periquito, e não o do Pinho Moreira, entre outros do manda-brasa. E revela que tá matutando se vai ou não votar pra reeleger o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD).
Plá com a mídia
O candidato a governador pelo PT, Cláudio Vignatti, vai dar um plá com os alegres meninos e meninas da imprensa de BC e região, na manhã de hoje. Logo após, ele e seu vice, o também vermelhinho Thiago Morastoni e o candidato ao senado Milton Mendes vão gastar a sola do sapato em uma caminhada pela avenida Brasil.
Se recuperando
A professora e vereadora Dulce Amaral (PSD) está se recuperando de uma intervenção cirúrgica por conta de uma hérnia. A muié tem estado ausente dos trabalhos legislativos e teria emagrecido um monte por causa do tratamento. O vereador Carlos Ely (PPS) também anda adoentado. Saúde, pessoal!
