Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Todos os caminhos...


O vereador e candidato a vice-governador, Thiago Morastoni, (PT) e o socadinho escriba

O ex-deputado federal João Mattos (PMDB), que é coordenador do comitê da reeleição do Raimundo Colombo (PSD), e a dama de ferro e secretária regional, Eliane Rebello (PMDB)

O empresário do outro lado da Vala, Navega city, e agora também peixeiro, Ditmar Modro

O vereador da Maravilha do Atlântico, Ary de Souza (PSD)

...levam hoje para a Gororoba do JC. O amigo leitor que acompanha este espaço um dia sim e outro também durante a última década não pode deixar de marcar presença no “maior ponto de encontro da política catarinense”. O evento inicia ao meio-dia, no píer da Vila da Regata, e quem não quer ficar de fora, não marque touca: corra pra garantir a sua camiseta!

Ideli

A ministra chefe da secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti (PT), confirmou presença atrás do deputado federal e candidato à reeleição, Décio Lima (PT). O presidente do PT de Itajaí, Jean Sestren, e o advogado e assessor parlamentar, Ronaldo Camargo, também passaram pela choupana pra reservar seu lugar.

Prefeituráveis

O empresário Ditmar Modro, que quer ser candidato a prefeito de Navegantes pelo PMDB; vereador Lino Bento, também da sigla, que apareceu colado com o candidato a deputado federal Dão Koedermann na choupana, também é pré-candidato. O João Mattos/pai também deu um chego na choupana. Todos confirmando “eu vou” na Gororoba.

“Bolinha estadista!”

Ouvi de um empresário da construção civil de Itapema a seguinte afirmação: “No início, eu achei que seria ruim para o setor. Mas agora eu acho que ele está correto. Ele é mesmo um estadista, uma pessoa de coragem e princípios”.

Com a bola toda

O empresário se referia ao prefeito Bolinha, de Itapema. E se referia à suspensão de aprovação de novas construções em Itapema até que o plano diretor estabeleça as novas diretrizes ao desenvolvimento da cidade. E o prefeito Bolinha parece que segurou as críticas iniciais com serenidade, porque estava convencido de que as condições de desenvolvimento não são adequadas ao projeto de cidade que ele tem para o município.

Construção do futuro

“É preciso decidir sobre o futuro que queremos. Então, chamo todos para participar da construção do futuro. O meu papel é estimular que todos possam participar, que cada um possa apresentar a sua opinião. E está feito. Este é um gesto para um futuro melhor pra todos, com a participação de todos”. Papo de estadista mesmo!

PP de Piçarras vai com PT

Mesmo na esfera estadual unidos, PSDB e PP não irão caminhar juntos em Piçarras. Em reunião articulada - mas não presenciada - pelo presidente local, o ex-prefeito Umberto Pinguim Teixeira, sentaram-se à mesa progressistas e petistas, juntos, inclusive, do candidato a governador do PT, Claudio Vignatti. A reunião foi na casa de Nico Beduschi, sexta-feira.

Não querem o 45

Durante a conversa, os progressistas afirmaram que não darão apoio à candidatura de Paulo Bauer, do 45, número cabalístico do azar do Pinguim. Em troca do apoio ao PT, os progressistas querem que os dois vereadores petistas (Nico Beduschi e professor Oswaldo) apoiem um vereador do PP na eleição da presidência da câmara das Piçarras. A sugestão foi do vereador progressista, Maurício Köche, que sonha com a cadeira estofada.

Num agradou

A notícia não teria agradado o candidato a vice-governador ao lado de Paulo Bauer, Joares Ponticelli. Teixeira está orientando seus seguidores a votar no PT por determinação superior do deputado ficha suja, João Pizzolatti, que é um dos braços direitos de Dilma Rousseff. Caso a presidenta perca, Pizzolatti também passará por perrengues.

Esquentou

Na posse do novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Osman, irmão do vice-presidente do PMDB Omar Bernadino, segundo a raça de linguarudos, o pai do Baga teve que intervir pra separar duas excelências excelentíssimas que se estranharam.

Quase que o pau pega

O vereador Calinho Mecânico não partiu pra cima do secretário bigodudo de Habitação, Laudelino Lamim (PMDB), por conta do genitor do Baga. Dizem que a coisa ficou feia e logo no gabinete do prefeito, onde nem o ar-condicionado tem refrescado o veranico de agosto... Imaginem no primaveril mês de setembro!

Elogiou

O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Onézio Gonçalves, que virou diretor na pasta, foi elogiado pelo ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), que declarou que vai precisar e utilizar do conhecimento de Onézio.

Rejeitado

O comunista e dublê suplente de vereador Marcelo Werner sentiu no couro o gostinho da “rejeição” governista na casa do povo peixeira. O moço chegou atrasado e quis se sentar à janela, durante a votação de um requerimento seu, que passou na pauta no momento em que a excelência da Foice & Martelo não estava presente em plenário e quase acabou perdendo o bonde, digo, a votação.

Atrasado

Werner disse que estava atendendo lideranças em seu gabinete e pediu que, por sua passagem ser meteórica na casa, se os vereadores poderiam voltar à pauta e votar um requerimento seu, pedindo informações sobre o número de servidores da diretoria e Coordenadoria de Igualdade Racial, de Gênero e de Pessoas com Deficiência e projetos desenvolvidos e que serão realizados...

Nos dedos

O vereador Zé Alvercino (PP) não perdeu a oportunidade de cutucar o colega, dizendo que Marcelo tava atrasado, mas que concordava votar, se o requerimento não fosse lido. Werner puxou da memória o regimento interno e em defesa própria fez com que a mesa diretora lesse o seu pedido na íntegra, mas não quis saber do sobrestamento, quando o líder do governo Afonso Sereno Arruda (PMDB), pediu um prazo pra trazer as informações.

Nem te ligo

Marcelo não aceitou sobrestar. Mesmo tendo o compromisso de Arruda que as informações viriam antes mesmo de Werner deixar a casa, Marcelo foi irredutível e pediu a apreciação do requerimento, sendo a base governista orientada com a serenidade do Afonso para que votasse contra o pedido.

Nenhum atrasado

“Todos os pedidos de informações são atendidos; neste momento, não tem nenhum pedido de informação atrasado”, garantiu Arruda, pedindo aos pares que derrubassem o requerimento.

Com a oposição

O vice-líder do governo, Paulinho Amândio (PDT), pediu pra que fosse anunciada a votação individual, deixando os vereadores de cara com o voto em conjunto do vereador até então governista Rafa da Padaria (PRP), sendo favorável ao pedido da oposição. “Que fique registrado que o Rafael votou com a oposição, presidente”, destacou Amândio. Uiiii!!!

Abençoou

Na ansiedade de declarar o voto, o dublê de pastor Calinho Mecânico (PP) profetizou: “eu sei quando uma coisa é política, e essa do vereador Marcelo não concordar em receber as informações em suas mãos demostra que o fato é político e pessoal, e eu não vou compactuar com esse tipo de sacanagem”, abençoou Calinho.

Ânimo

A vereadora BBB, Anna Carolina Martins (PRB), reencaminhou o pedido pra mesa diretora da casa do povo peixeira, solicitando que seja apresentada resolução para inclusão de ícone no site institucional do legislativo informando os gastos de cada gabinete e da presidência individualmente. Achei bacana!


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Será que Thiago está voltando para o PT?

JotaCê

Será que Thiago está voltando para o PT?

IPTU 2026

Charge do Dia

IPTU 2026

Onde a mata encontra o mar

Clique diário

Onde a mata encontra o mar

Justiça Eleitoral projeta expansão eleitoral em SC

Coluna Acontece SC

Justiça Eleitoral projeta expansão eleitoral em SC

Empresa inativa e MEI inativo — por que “abandonar” sai caro

De Olho no Fisco

Empresa inativa e MEI inativo — por que “abandonar” sai caro




Blogs

Cardiograma — quando o poema pulsa

VersoLuz

Cardiograma — quando o poema pulsa

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Blog do JC

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou

Espaço Saúde

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.