Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Silêncio


O secretário de Obras e presidente licenciado do partido Progressista de Itajaí, narigudo Tarcísio Zanelatto, durante caminhada no último sábado, em prol da candidatura a deputado estadual do Topetudo Osvaldo Gern (PP)

O reitor da Univali, Mário César dos Santos, e o prefeito de Itapema, Rodrigo Bolinha (PSDB), se encontraram pra falar de projetos comuns

A OAB de Itajaí ingressou na dona justa com uma ação civil pública pra que as multas emitidas nos semáforos sem temporizador, conforme lei municipal (inconstitucional) fossem canceladas. E a Justiça Federal extinguiu a ação ajuizada pela ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Itajaí. O magistrado entendeu que a OAB não é parte legítima pra fazer tal pedido.

Um por um...

O juiz federal Marcelo Micheloti, em sua sentença, extinguiu o processo porque o ‘legítimo’ pra pleitear tal ação é o motorista ou sua entidade de classe, e não a OAB nem o ministério Público. Ficou feioso pra OAB, que mandou ver uma ação totalmente desprovida de cabimento. O que será que passou pela cabeça dos sabichões do direito?

Deu na espinha

Além disso, deu na espinha da procuradoria do Município, ao destacar que “os problemas ora enfrentados pela população poderiam ter sido evitados se tivessem sido tomadas as providências por quem tem esse dever”. Ou seja, a procuradoria deveria ter sicoçado quando ficou constatado que a lei municipal é inconstitucional.

Defender a vida

Defendo com unhas e dentes a vida, e pra defender a vida é preciso reconhecer que quem foi penalizado é porque cometeu uma infração. Ganhou multa quem passou no sinal vermelho, pisou no acelerador mais que devia. Não existe esse papo de indústria da multa se cumprimirmos as leis. E simplesmente anular as infrações, iria mandar o alcaide, no futuro, pra cadeia.

Desacelerar

Em Curitiba, no estado vizinho Paraná, o motorista pode ser punido por exceder a velocidade. Ou seja, entre um radar e outro, dependendo do pé no acelerador, ficará constatado se o motorista está respeitando ou não a velocidade permitida na via. Na verdade, todo mundo alivia quando chega no pardal, na lombada eletrônica etc & tale. Depois, acelera além do permitido.

Contra a guarda armada

A OAB, agora de forma legítima, decidiu através de voto se manifestar de forma contrária à criação da guarda armada de Itajaí. A ordem dos Advogados alega que o município estaria assumindo tarefa que não lhe compete, que não há recursos para isso e, além de tudo, já existe uma guarda patrimonial. A entidade pretende se manifestar oficialmente ao presidente da piramidal casa do povo nos próximos dias.

Univali e Itapema

O reitor da Univali, Mário César dos Santos, e o prefeito de Itapema, Rodrigo Bolinha (PSDB), tiveram um encontro esta semana para tratar de desafios que a prefa de Itapema está assumindo. Para que tudo dê certo, o prefeito Rodrigo veio buscar apoio da Univali.

Bom exemplo

Sendo a Univali um campo de produção de conhecimento e aplicação prática para soluções de problemas na Amfri, nada melhor do que reunir estas instituições em prol dos interesses coletivos da região. Ainda mais agora, que a Univali fez uma reforma e criou a vice-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Bom exemplo para ser seguido.

Oposição pesada

Os linguarudos de plantão lascam que o papo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), e o vereador e candidato a deputado estadual, o engomadinho Clayton Batschauer (PR), teria sido tenso na semana passada. Clayton teria descido a rampa do paço da Vila Operária avisando que quando retornasse ao legislativo, iria começar uma “oposição pesada”. Credo em cruz!

Clima quente

Projeto de regularização do aluguel para pessoas que foram atingidas pela enchente, o qual se encontra na câmara, expôs o clima hostil entre os peemedebistas Neusa Giraldi e Laudelino Lamim. A cuíca roncou, soltando faísca no plenarinho, quinta-feira. No fim, foi feito um pedido de vistas por Neusa, pra que retorne à casa, em única votação e com uma emenda da vereadora, delimitando prazos pra concessão do benefício.

Não aceitou

Neusa, naquela história de farinha pouca meu pirão primeiro, ao invés de aceitar o convite do prefeito JB para voltar pra cadeira da Habitação, teria indicado o maridão, o ex-vereador Pedro Giraldi. Mas o alcaide disse nananinanão. Jandir lascou que iria esperar o fim da eleição para que o PMDB indicasse um nome, que poderia até ser o Pedro, mas teria de ser indicado pela sigla.

Florianadas

Em entrevistão no DIARINHO no final de semana, o superintendente da fundação Genésio Miranda Lins, Antônio Carlos Floriano, dividiu a culpa da derrubada da fábrica de papel de Itajaí com as administrações municipais dos últimos 20, 30 anos, e ainda disse que tombar simplesmente o patrimônio não resolve problema nenhum. Diz que a decisão em prol da conservação teria que ser de toda a sociedade.

Cidadãos, uni-vos!

Floriano diz, ainda, que a perda de identidade cultural não é problema só do conselho do Patrimônio, da prefa ou do ministério Público. É da sociedade civil como um todo. Então, pra que serve conselho de Patrimônio, fundação Cultural, prefeitura e o diabo a quatro?! Pra que serve eleição, se as autoridades eleitas e constituídas para representar a sociedade abrem mão das responsabilidades, esperando a reação do povo, segundo o pensamento de Floriano?

Só por Deus!

Pra completar, o superintendente diz que o problema é que a classe média alta não tem cultura e que as pessoas comuns querem mesmo é carro novo todo ano. Então, seguindo a linha de pensamento do renomado poeta, prova-se, mais uma vez, ser inútil toda a estrutura de cultura da cidade, que emprega apaniguados que não se reconhecem como responsáveis de coisa alguma.

Pra completar

Floriano diz, textualmente, que, “na verdade, a cidade não tem pensamento nenhum. É uma cidade sem pensamento, corpórea apenas. Produz-se pouco pensamento; não temos uma cidade pensante”. Então, tá. Vai ver que ele tem razão... Desculpe a gente por existir, Floriano!

Começou

Por esses dias, este socadinho anunciou na coluna que começariam a rolar cabeças na prefa da Maravilha do Atlântico. Começou mais rápido do que eu imaginava. O primeiro a desocupar a cadeira foi o secretário da Fazenda, que foi exonerado porque se negou a fazer campanha para o candidato a deputado estadual, o vice-prefeito veião Cláudio Dalvesco (PR).

Sem ódio e sem rancor

O prefeito Periquito, que sempre se gabava que seu governo era sem ódio e sem rancor, parece que fala uma coisa e faz outra, pois exonerou seu secretário só porque ele estava ligado ao vereador da base do governo e candidato a deputado estadual, o Fábio Flor (PP). Durmam com um barulho desses!

Com o pau na não

Sexta-feira à noite, passei pela avenida do Estado Dalmo Vieira, onde estavam várias pessoas com o pau na mão, e balançavam sem parar... Ops! Vou explicar melhor: quem estava na avenida da Maravilha do Atlântico eram os apoiadores e muitos cargos comissionados do governo Pirica, segurando o pau das bandeiras verdes pela avenida em plena sexta-feira, após um dia de “trabalho”.

Tá com medo de mim

O que chamou a atenção foi a presença de vários secretários que pareciam estar lá a contragosto. Mas quem me chamou a atenção foi o procurador-geral da prefa da praia mais desejada do sul do mundo, Marcelo Freitas, que estava de terno e parecendo pouco à vontade com o pau na mão. Parece mesmo que muitos estavam lá só por obrigação. Será que isso seria o efeito da exoneração do secretário de Fazenda, que foi mandado embora por não apoiar o veião Dalvesco?

Por obrigação? Nem vai

Já vi este filme várias vezes nestes 10 anos de coluna: cargos comissionados obrigados a trabalhar para o candidato indicado pelo governo. O que os governantes têm que saber é que o povo e até mesmo os cargos estão de saco cheio desta forma de fazer política. As pessoas até trabalham para o candidato indicado, mas não votam nele. Vamos acompanhar e ver como será a votação dos escolhidos pelo governo desta vez.

Espigões

Audiência pública na Capital do Mergulho e do Marisco Contaminado, Bombinhas, na noite da última quinta-feira, trouxe à tona uma discussão contraditória. Ao mesmo tempo em que a prefeita bonitona Paulina da Silva (PDT) procura formas de controlar o acesso e a visitação desordenada na Capital do Mergulho, também promove audiência pública para aprovar a construção de espigões de 12 andares na cidade.

Boas intenções?

Isso tudo contradizendo totalmente o discurso de “preservação ambiental” para implantar o pedágio aos já tributados contribuintes, enquanto o governo abre a possibilidade de negociar com as construtoras para dominarem de vez a área... Com a palavra a prefeita Paulinha. Este escriba está deveras confuso com as “boas” intenções do pedágio e da prefeita.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Será que Thiago está voltando para o PT?

JotaCê

Será que Thiago está voltando para o PT?

IPTU 2026

Charge do Dia

IPTU 2026

Onde a mata encontra o mar

Clique diário

Onde a mata encontra o mar

Justiça Eleitoral projeta expansão eleitoral em SC

Coluna Acontece SC

Justiça Eleitoral projeta expansão eleitoral em SC

Empresa inativa e MEI inativo — por que “abandonar” sai caro

De Olho no Fisco

Empresa inativa e MEI inativo — por que “abandonar” sai caro




Blogs

Cardiograma — quando o poema pulsa

VersoLuz

Cardiograma — quando o poema pulsa

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Blog do JC

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou

Espaço Saúde

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.