JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Colombo e Jandir
Encontro entre o governador Raimundo Colombo (PSD), que é candidato à reeleição, e o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), rolou na noite de ontem, na Capital Manezinha. Raimundão reiterou seu compromisso com Itajaí. E JB voltou a declarar voto à reeleição de Colombo.
Colombo, Paulinho e Gern
O prefeito de Itajaí, apesar de ser do PP, que é vice na coligação do Paulo Bauer (PSDB), declarou voto a Colombo. Para o Senado, o voto é para Paulinho Bornhausen (PSB). Já para deputado estadual, Jandir escolheu Osvaldo Gern.
Viaja
O alcaide JB viaja hoje à Brasília, onde visita vários ministérios pra tratar de uma gama de projetos de interesse de Itajaí. Retorna na quarta-feira e, na sexta-feira, dia 3, transmite o cargo para a vice-prefeita, Dalva Rhenius (PSB). Sete de outubro ele deita o cabelo para Alicante, na Espanha, onde prestigia a largada da Volvo Ocean Race. O prefeito deve reassumir a cadeira por volta de 17 de outubro.
Desenvolvimento Social
Segundo os linguarudos de plantão, haverá mudanças na secretaria de Desenvolvimento Social de Itajaí. Desde a secretária, a gatona Cristiane Stuart, até diretorias e gerências. Há quem afirme que não tem nada a ver com política, mas o alcaide quer mais ações e criatividade. Além disso, Desenvolvimento Social e a pasta da Criança e Adolescente devem ser integradas até o final do ano.
Saldré pode ser secretário
O presidente do PDT de Itajaí, Marcelo Saldré, pode vir a ocupar o cargo novamente, já que deve deixar o cargo de diretor comercial do porto de Itajaí, cargo que será extinto. O problema é que vai ganhar metade do que ganha no porto e terá que se estrebuchar no trabalho. Talvez tenha até que bater ponto...
Vai piorar
Lendo notícias sobre a corrupção na prefa da Maravilha do Atlântico, este socadinho escriba chega a infeliz conclusão que as coisas descobertas parecem ser somente a ponta de um iceberg. Devem piorar muito, conforme a investigação avança. Fica cada vez mais difícil sustentar o discurso do Não vi nada, não sei de nada.
Bico calado
A uma rádio de BC, um dia após a prisão de seus cargos de confiança, o homem pássaro, prefeito Edson Periquito, havia dito que era uma questão política. Disse que o promotor Jean Forest, responsável pela Gaeco, havia exagerado na dose. Com o avançar dos dias, porém, o alcaide psitacídeo caiu na real, e está mais calado que guri cagado...
Secou a fonte?
Após as denúncias de corrupção na Maravilha do Atlântico, parece que as campanhas dos candidatos governistas a deputado federal Dão Koedermann (PMDB) e Cláudio Dalvesco (PR) à federal, deram uma mixada. O Periquito fez, Periquito faz, parece que foi substituído pelo Periquito não sabe de nada...
Sei lá, entende?
Tem linguarudo assoprando que tem muita gente que está com medo de ter sido pega nas gravações da Gaeco, falando sobre doações fraudulentas para campanha. A fonte parece ter secado, mas vamos aguardar os próximos dias. E o Pirica, que andava tendo faniquitos na campanha, parece que se encolheu no ninho...
Em todas as áreas
Pelo o que está aparecendo na imprensa, parece que a corrupção tomou conta das principais áreas da prefa da praia mais desejada do sul do mundo. Saúde, educação e obras na berlinda. Tudo refletirá nas futuras obras. Quem confia na lisura das licitações após esse mar de lama?
A lista
O último capítulo desta novela dá conta que foi encontrado na casa dos presos um caderno, onde haveria a lista dos beneficiados. E onde constariam diversos nomes pra lá de conhecidos na city. Isso estaria causando um grande desconforto e muita insônia...
Guarda Armada
Depois de um tempão nas comissões e com grandes polêmicas, o projeto da Guarda Civil Municipal deve ser votado esta semana. A primeira votação deve ser ainda nessa terça-feira, e é possível que pinte uma ou duas emendas.
Contra
O Projeto recebeu um parecer negativo da OAB de Itajaí. A Ordem dos Advogados do Brasil, secção de Itajaí, realizou uma assembleia e apresentou uma pá de motivos contra, como o gasto com a Guarda e a competência do estado em prover segurança; na assembleia os advogados se posicionaram contrários.
Busca de recursos
Os entendidos dizem que o parecer da OAB possui várias recomendações antes do lançamento do edital do concurso público. Quanto aos gastos, tá tudo dentro das previsões e do plano Plurianual, discutido e aprovado no ano passado. Além disso, com a Guarda Armada, a cidade de Itajaí pode ir atrás de recursos federais para programas sociais e de custeio da estrutura da mesma.
Campanha limpa
O candidato à reeleição à leleia, Mauricio Eskudlark (PSD), tem realizado uma campanha modesta em Itajaí. Mesmo não sendo de Itajaí, tem raízes na cidade, pois se formou e trabalhou na city peixeira. Eskudlark optou por uma campanha sem carros de som e sem cavaletes, em respeito a reclamações que ouviu sobre o tema em reuniões pela cidade.
Pingolin
O fim de semana foi de ritmo acelerado para o candidato a deputado federal Altemir Pingolin, ops, Gregolin (PT). Durante a manhã de sábado ele participou de uma caminhada pela rua Indaial, em Itajaí, acompanhado de apoiadores e do vereador peixeiro, Giovani Félix (PT).
Pró Colombo?
As reuniões promovidas na casa do secretário estadual-adjunto de Desenvolvimento Sustentável, o dublê de novela mexicana, Claudir Maciel, podem demonstrar união da sigla, mas em momento algum garantem que o presidente do partido em Itajaí, o barbudão Douglas Cristino e seus colegas Maurílio Moraes e Dulce Amaral tão se estrebuchando pedindo votos para o Raimundo Colombo (PSD).
Pra galega Blu e Floripa
O que tem se visto é uma campanha do trio em torno dos candidatos Jean Kuhlmann (PSD) e César Souza/pai (PSD), da Capital Manezinha. O cartaz do Raimundão não teria ênfase na hora do pedincho do voto.
Votar pra que?
Aliás, tem quem tenha ficado de cara com o Maurilio pedindo voto para Jean e Souza. Ele lascou na câmara de vereadores que quem tem que buscar recursos é o executivo e que não existe necessidade de votar em candidato de Itajaí. Pra que votar no Maurilio? Na casa do povo é um vereador nulo...
