JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Investigação na câmara
A casa do povo de Itajaí acionou ontem a Comissão de Ética para investigar os fatos relatados por esta coluna sobre o rumoroso caso do vereador Paulo Afonso dos Santos, o Paulinho Anatório (PR), que acusa o presidente do PPS, Jorge Andrade, e o vereador Odivan Wivaldo Linhares, o Mamão (PPS), de terem proposto uma divisão, entre eles, do salário de vereador.
Dá uma mão
Jorge e Mamão, segundo Anatório, teriam proposto que ele abrisse mão da cadeira de vereador. Em troca, passariam metade do salário pra Paulinho, mesmo com ele em casa. Paulinho afirmou ao articulista e outras testemunhas que jamais aceitaria proposta desse naipe. Ele garante que só abre mão da vaga para o dono da cadeira, Fabrício Marinho (PPS), ou se lhe derem uma vaga no governo Bellini.
Acusam o Anatório!
O PPS de Itajaí divulgou nota oficial no final da tarde de ontem. A missiva, assinada pelo presidente da sigla, Jorge Andrade, afirma que os fatos relatados na coluna seriam inverídicos. Em seguida, contudo, confirma todo o teor da denúncia. Leia no Blog do JC, no site do DIARINHO, a nota oficial por completo.
Outra versão...
Segundo o presidente da sigla, Jorge Andrade, a proposta existiu, mas teria partido do próprio Paulinho Anatório. Reforçam que a sugestão foi rechaçada por ele e pelo vereador Mamão. Agora, um vereador acusa o outro. Anatório, também, voltou a afirmar na câmara o que falou à coluna.
Coço o cocuruto
A única coisa que me deixa encucado é a razão de Anatório propor rachar o salário. Se como primeiro suplente, na ausência do titular, tem direito ao cargo e ao salário inteirinhos... Anatório diz que Jorge e Mamão fizeram a proposta. Já o Jorge Andrade e Mamão alegam que quem propôs foi Anatório. Durma-se com esse barulhão!
Sei lá entende...
Em Itajaí a Comissão de Ética da câmara já foi acionada. Na Maravilha do Atlântico, contudo, um vereador que era secretário de Obras, foi solto depois de mais de duas semanas de prisão, sob a acusação de corrupção. Em BC, nada está sendo investigado pelos vereadores. Qual será a razão?
Quem sou eu?
O presidente do legislativo balnear, Nilson Probst (PMDB), em telefonema a este colunista diz que, em momento algum, indicou cargo para a secretaria de Obras. Quem sou eu?! Essa é uma prerrogativa do prefeito. Ele vai indicar alguém de sua confiança!, debulha Nilson. O novo secretário de Obra é o vereador Eliseu Pereira (PR).
Indicou
O problema é que o prefeito Edson Periquito (PMDB) colocou um monte de nomes de sua confiança no governo e deu no que deu. Nilson minimiza o furo com a afirmação: como você vai saber que o cara vai fazer algo errado?. Nilson diz que a câmara só se manifesta se houver condenação de alguém pela dona justa.
Conselho de Ética
Tramita, desde o remoto ano de 2010, no legislativo da Maravilha do Atlântico Sul, projeto de lei do vereador licenciado e dublê de novela mexicana, Claudir Maciel (PSD), sobre a criação de um conselho de ética da câmara de vereadores. Uma boa...
Trato Feito
Se o conselho de ética tivesse sido aprovado há quatro anos, as excelências excelentíssimas já poderiam estudar as consequências da operação Trato Feito, desencadeada pelo Ministério Público. Como não há lei neste sentido, o ex secretário, que continua vereador, poderá voltar à cadeira, mesmo sofrendo graves acusações de corrupção.
CPI
Começa a crescer o movimento que pede a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na casa do povo da praia de BC. Os vereadores Ary Souza (PSD), Fábio Flor, Piruca (PP) e a Marisa Fernandes (PT), que tá de férias, já sinalizaram que apoiam. Conforme o regimento interno, a CPI tem por objetivo apurar infrações político-administrativas do prefeito e vereador no desempenho de suas funções.
Troco
Lógico que é impossível concordar com o vereador baixinho entisicado, Fábio Flor (PP), que quer deixar pra depois da eleição. Ora, parece que é uma espécie de troco eleitoral. Fábio e o PP comeram na mão do prefeito Pirica até agora. Aí, quando a água bater na bunda, correm. Qual será a palavra mais apropriada pra tal coisa?
Carta branca
Reunião do PDT peixeiro versou sobre a possibilidade de que o presidente da sigla, Marcelo Saldré, venha a assumir a secretaria de Desenvolvimento Social. Saldré vai deixar o cargo de diretor Comercial do Porto, cargo que será extinto.
