Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Pode dar cassação


A campanha pró Aécio Neves (PSDB), uniu o sem fraturas Deodato Casas (PSDB) e a vereadora BBB, bocuda Anna Carolina (PRB), na sede do PP de Itajaí. Dizem que a galega Anna que afirma estar apoiando “o melhor projeto para o Brasil”, saiu com o zovido zuniando com as gracinhas do tipo: “agora tá todo mundo junto...”

O vereador Tonho da Grade (PP) foi punido com um gancho de quatro sessões, sem salário, por ter contratado com o município, o que é vedado pela legislação. Essa foi a decisão da Comissão de Ética. Já a dona justa aceitou a denúncia do Ministério Público, e o vereador Tonho e o superintendente da Fundação Cultural, José Amadio Russi, um barnabé e mais um serralheiro estão sendo processados por improbidade administrativa.

Corrimão arrebentou...

A empresa Semofer que era do vereador e presidente em exercício do PP, Tonho da Grade, prestou serviços à Fundação Cultural em março de 2013, quando recebeu 1670 reales por ter fabricado e colocado barras de ferro no prédio da fundação. A burrada pode se arrastar por tempo indeterminado na justiça, contudo, lá na frente, conforme a decisão judicial, Tonho pode ficar inelegível...

Cadê?

Na região de Brusque as obras de duplicação da rodovia Antônio Heil estão acontecendo, inclusive com maquinário trabalhando no sábado à tarde. Na região de Itajaí, nada...

Antônio Heil

O próprio líder do governo na piramidal casa do povo, Afonso Arruda (PMDB), mostrou todo pimpão, há alguns meses antes do pleito, que as obras iriam ter início, com apresentação do projeto no legislativo e tudo. Mas nada. Parece que Brusque, comandada pelo petista Paulo Eccel, tem mais força. Ou será que é o Serafim Venzon (PSDB) que tem mais força, puxando a grana para os alemães?

Quer a cadeira

O primeiro suplente do PR e PPS na piramidal casa do povo peixeira, Paulinho Anatório (PR), protocolou requerimento pedinchando a cadeira do vereador Fabrício Marinho (PPS), que hoje é o superintendente da Fundação de Esportes e tá na lida dos JASC. A cadeira de Fabrício tá ocupada pelo segundo suplente, Mamão, que não quer ficar na mão.

E agora?

Essa situação pode rolar durante uns 10 dias, até porque o presidente da piramidal, o barbudão Douglas Cristino (PSD), notificou Fabrício Marinho, pra saber se ele tem interesse na cadeira, pra poder abrir mão para Anatório. Agora é esperar pra ver o que vai rolar. Já o ex-procurador do município, Ivan Macagnan, disse na Cocada que era só Anatório requisitar o cargo e pronto.

Projetos empacados...

O deputado federal reeleito e o mais votado deste pleito, com 229.668, o turco-careca Esperidião Amin (PP), apresentou na reunião do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES), sugestões sobre obras que tão rolando em passos de tartartaruga para Santa Catarina.

Sofrem atraso...

Entre as obras que, segundo Amin, estão sendo executadas “padrão canguru”, estão as inserções da BR-101, com as rodovias Jorge Lacerda e BR-470, sem “qualquer resposta ao menos razoável”. Amin lasca que “tudo que interessa sofre atraso” e deixa no ar a prigunta: “alguém acredita que seja por acaso?”. Por fim, diz: é “preciso vigiar, fiscalizar e cobrar!”

Linguarudo

Após quatro anos longe dos microfones e dos holofotes midiáticos, o recém-eleito e único deputado pela região, o atucanado Leonel Pavan, deve estar surfando na onda partidária da “new” política. Talvez pela baixa quantidade de votos, Pavan baixe a crista de se ‘achão’ e, muitas vezes, presepeiro de plantão...

A língua é...

O homem da bengala publicou no seu face que estava triste com o posicionamento do governador que de padreco só tem a cara, Raimundo Colombo (PSD), em apoiar a tia Dilma (PT). No mesmo dia em que Pavan criticava Colombo, o tucano promoveu encontro com Periquito (PMDB), na prefeitura da Maravilha do Atlântico, protagonizando a máxima popular: a língua é o chicote do c... Esqueci!

Mudou de lado?

Pavan já dá sinais de que será oposição ao governo do Estado. Só falta se unir a Periquito, seu então maior rival político. Pode ser que Pavan entenda que, quando não se consegue derrotar o inimigo, deve-se, então, aliar-se a ele. Já Colombo, simplesmente manteve a sua posição do 1º turno. Ele está defendendo o apoio que recebeu politicamente da chefona da nação.

Da onde vem a amizade?

Já no caso de Pavan, não sabe-se que apoio ele recebeu do prefeito psitacídeo... Ainda na foto oficial, posam sem nenhum ressentimento do passado, deixando revoltoso até o finado Ulysses Guimarães (PMDB), que aparece em estátua de bronze, feita especialmente para decorar o gabinete do alcaide esverdeado. Quero crer que esta estátua foi paga com recursos próprios e não públicos para homenagear o finado chefe do manda brasa brasileiro.

Vai trabalhar, Pavan!

Leitor pra lá de indignado, aproveitando a onda de boa vontade e disposição do Pavan, envia e-mail a este socadinho questionando que se o homem da bengala quer mesmo trabalhar. Caso queira, que interfira no hospital de Camboriú, prestes a ruir. E olha que Pavan teve expressiva votação lá. E a prefeita Luzia Coppi é do mesmo partido que o seu...

Se coçar!

Tem também a questão de segurança pública. Pavan poderia interferir com sua força política em Brasília, pedindo ao seu companheiro de partido, senador Paulo Bauer (PSDB), que promova no congresso nacional as emendas tão esperadas pelos catarinenses.

Não constrói

Que Pavan também possa interferir na abertura da via portuária de Itajaí, intercedendo junto ao Governo Federal, assim como fez em Navegantes. Como diz o padreco, ops, o governador, “briga política não constrói hospital nem escola”. Esperamos que Pavan conduza o seu mandato com dignidade e moral.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Será que Thiago está voltando para o PT?

JotaCê

Será que Thiago está voltando para o PT?

IPTU 2026

Charge do Dia

IPTU 2026

Onde a mata encontra o mar

Clique diário

Onde a mata encontra o mar

Justiça Eleitoral projeta expansão eleitoral em SC

Coluna Acontece SC

Justiça Eleitoral projeta expansão eleitoral em SC

Empresa inativa e MEI inativo — por que “abandonar” sai caro

De Olho no Fisco

Empresa inativa e MEI inativo — por que “abandonar” sai caro




Blogs

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Blog do JC

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou

Espaço Saúde

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou

Haikai moderno — quando o instante também é urbano

VersoLuz

Haikai moderno — quando o instante também é urbano






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.