JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Sonho meu
O figurão Aquiles Schneider (PMDB), depois de meses sumido da city, foi visto novamente em Penha. Sua visita foi motivada pela recente cassação do prefeito do marisco, Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB). Andando de um lado para o outro em frente à prefa, Aquiles sonha com a principal cadeira do paço.
Buraco mais embaixo
Como o buraco é mais embaixo, já que da decisão do TRE cabem recursos e isso demora, Aquiles precisou se contentar em dar entrevistas. Falou aos microfones da televisão evangélica e disse que ficou aliviado com a decisão, crendo que só perdeu a eleição porque pediram votos aos comissionados.
Segue na cadeira
Evandro e o vice Guaracy (DEM) seguem nas cadeiras. Apesar da cassação, a dupla ainda não foi intimada oficialmente e assim que for apresentará sua defesa. Com isso, é pouco provável que a cadeira permaneça vazia, ou seja, ocupada pelo presidente da câmara, o Jesuel Francisco Capela, o Juju (PSDB), que tem sido fiel e solidário aos muy amigos comandantes de Penha.
Ronda...
O vereador Sérgio de Melo (PMDB) é outro que rondava o paço na manhã da última terça-feira, quando estourou o bafão da cassação. Com sorriso largo, conversou com a Veva e com o Juca. Diz que sonha em ocupar uma cadeira no governo.
Tomar uma
No fim, Sérgio precisou se contentar em checar seu saldo bancário no BB, cuja agência fica ali ao lado da prefa. Estava na companhia dos peemedebistas, Zama e Lindomar. Como a cadeira não foi desocupada pelo Vando, Aquiles foi tomar uma tubaína pra refrescar, lá no bar do Calo, pai do secretário de Saúde.
Não levantou voo?
Há quase um mês e meio, os prefeitos de Itajaí, Jandir Bellini (PP), Bob Carlos (PSDB) de Navegantes, Paulinha da Silva (PDT) de Bombinhas, e Leonel Martins (PSDB) de Piçarras estiveram em Brasólia pra tratar sobre o aeroporto de Navegantes. Pediam grana para as desapropriações. A ideia é desemperrar a ampliação pra lá de urgente do terminal.
Sem previsão
Os presidentes da Associação Comercial de Itajaí, Eclésio da Silva, e o de Navegantes, Osmari de Castilho, acompanharam a prefeitada. O presidente da Infraero, Gustavo de Vale, fez um chororó dizendo que a estatal não tinha previsão de quando poderia espirrar os R$ 110 milhões pra pagar o que tá faltando pra desapropriar as áreas no entorno do aeroporto internacional Ministro Victor Konder.
Avião não decola
O ministro-chefe da Aviação, Moreira Franco, prometeu dar uma chegadinha em Navega, assim que os terrenos desapropriados fossem transferidos à União. A dinheirama que falta é pra pagar 30% de desapropriações. Os outros 70% já foram desapropriados. Os empresários e prefeitos chegaram a sugerir que o projeto fosse readequado nos 70% já desapropriados pra ver se a coisa acontece.
Envergonhado
Confesso revolta com o desprestígio, a falta de representatividade e a inação das otoridades federais encasteladas no Planalto Central. Como não tem recurso? Isso impede o desenvolvimento, o crescimento da região, a criação de um entreposto de cargas no terminal aéreo! É de endoidar!
Ao alto e avante!
Tá mais do que na hora do governador Raimundo Colombo (PSD)dar um soco na mesa. Exigir recursos pra que o aeroporto de Navegantes possa crescer. Imagine o Porto de Itajaí, a Portonave (sete anos, parabéns!) e o aeroporto do outro lado da vala, com uma estrutura de cargas? Iriamos aos píncaros da lua!
