JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Compromisso com Itajaí
O reitor da Univali, Mário César dos Santos, comemorou na semana que passou a oficialização da Univali como universidade comunitária. A promulgação da lei se deu em Itajaí, durante passagem da presidente Dilma Rousseff (PT). Na imagem, o reitor com o prefeito Jandir Bellini e a presidente Dilma
Dois deputados estaduais eleitos já teriam visitado o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), colocando seus mandatos à disposição: o atucanado Leonel Pavan (PSDB) e a peemedebista Dirce Heiderscheidt. Consta que JB teria dito que o compromisso dos deputados não era com ele, mas com Itajaí.
Lembrado
JB tem pedido aos deputados atenção ao projeto de lei 448/2013, que tramita na assembleia Legislativa. O projeto muda os critérios de distribuição do imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) entre munícipios produtores e exportadores. O projeto tá na comissão de Constituição e Justiça da leleia e pode prejudicar munícipios exportadores, como Itajaí, Navegantes e São Francisco do Sul.
CPE Marcílio
Terça-feira, o vereador Jucemar Ferreira (DEM) deve usar a tribuna pra falar do relatório da comissão Parlamentar de Estudos (CPE) sobre o patrimônio do clube Marcílio Dias, que hoje pertenceria ao munícipio de Itajaí. Confesso que não tenho muita fé em algo de novo. Tem que mudar muita coisa, como os contratos com os comerciantes ali instalados a preço de banana...
Na cadeira
Os linguarudos de plantão lascam que o pessoal da Cocada tá entristecido, porque o presidente do PDT, Marcelo Saldré, não vai mais poder marcar presença naquele plenário no calçadão da Hercílio Luz. Saldré assumiu a secretaria de Desenvolvimento Social, que até o final do ano deve incorporar a secretaria da Criança e do Adolescente, quando a pasta será denominada Assistência Social.
Bom trabalho
A raça de bocudos garante que o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini, teria dito ao Saldré que ele tinha tudo pra realizar um excelente trabalho. É verdade! Se tiver vontade de trabalhar, a coisa acontece. E num é?
Casa da Mãe Joana
Na semana que passou, durante um bate-boca entre o presidente da piramidal casa do povo, Topetudo Osvaldo Gern (PP), e a vereadora BBB, bocuda, brabona e bonitona, Anna Carolina (PRB), Gern admitiu que o legislativo virou, no conceito popular e de fato, a casa da mãe Joana.
Acordem, excelências!
Tirando essas discussões vergonhosas, que não engrandecem em nada o processo legislativo e fazem com que o povão aqui fique de cara e a câmara desacreditada, o que preocupa é a falta de propostas. Ficam no ora veja, esperando a iniciativa do prefeito, como se não tivessem o dever e a obrigação de propor novas ideias. Do jeito que anda a coisa, até os vereadores-mirins andam mais produtivos.
Absurdo!
Apenas pra citar alguns exemplos, basta bizolhar propostas como a do vereador Tristonho da Grade (PP), que assegura ao consumidor que constatar a existência de um produto vencido o direito de receber outro, gratuitamente. Tristonho, pisca o zoio! Isso já está no código de Defesa do Consumidor!
Digrátis
Outra proposta é a do vereador barbudão Douglas Cristino (PSD), que quer que as rádios comunitárias veiculem as leis municipais vigentes na faixa. Isso, pra este barrigudo escriba, é censura. Absurdo obrigar emissoras comunitárias a veicular!
Dia do Vizinho
O melhor projeto do ano de nossas amadas e sempre lembradas excelências excelentíssimas está caminhando bem: o dia do Vizinho, que o vereador Calinho Mecânico (PP) fez, pensando nos próprios vizinhos. Acredito até que Calinho, que é um misto de pastor e dublê de vereador, fez o projeto pensando no dileto vizinho, o pai da Anna, o João Martins...
Pouco torta!
Circulou nas redes sociais, durante este final de semana, uma foto da pinguela da Barra, ops, passarela Trato Feito, que está despingolando. Este socadinho acredita que, mesmo antes de ser finalizada a obra, será necessário interditá-la, pois coloca em risco os barcos que passam por ali.
Não larga a teta
Muitos eleitores do Fábio Flor (PP) estão decepcionados com a postura do vereador, que fala pra quem quiser ouvir que o governo do Periquito é muito fraco. Ele se esquece de que ele e seu partido estão cheios de cargos de confiança nos altos da Dinamarca. Inclusive, o próprio Fábio participou do governo por um período. Se quer falar, larga a teta, que fica menos feio!
Desprezados
Rola nos corredores do paço dos altos da Dinamarca a história de que o SumiDÃO e Dalvesco estariam ainda com dívidas da campanha para saldar e não estão encontrando ajuda dos apoiadores, principalmente após a operação Trato Feito, realizada pela Gaeco.
Férias sem fim
Contam, ainda, que o SumiDÃO Koeddermann (PMDB) está de férias desde o aniversário do Pirica, no começo de 2014. Ele viajou o estado com o burgomestre, que sonhava em ser candidato a governador. O sonho acabou faz tempo, mas ninguém sabe quando acabam as férias do SumiDÃO. Como não assumiu nada no governo, deveria já ter voltado para a Kombi. Quem é que não queria férias assim?
Baixando?
Segundo uma pesquisa informal, a prefeita mais bonita do sul do mundo, Paulinha da Silva (PDT), que foi eleita com 33,88% dos votos, ou seja, de cada 100 eleitores, 67 não votaram nela, agora teria baixado pra 25% de aprovação. Tudo porque faz uma propaganda de Mega Obras e o ministério Público breca, porque as obras da prefeita não seguem a lei.
Medida correta
Pra ajudar, existe a pendenga da avenida Leopoldo da Poeira Total. Os empresários que acreditaram na eleição de Paulinha não estão gostando nadica de nada da lei que proíbe reservar cadeiras na areia da praia.
Como se fosse deles
Tem dono de pousada que ajudou na campanha e não tá gostando, assim como os nativos que alugam cadeiras e marcam o território como se fosse propriedade deles. Parece que, finalmente, a brizolista prefeita Paulinha tomou uma atitude justa.
Colorido
Domingo, 16 de novembro, a Maravilha do Atlântico vai ficar pra lá de colorida com a parada da Diversidade, pela primeira vez passando pela avenida Atlântica. Inclusive, com a presença da ministra dos Direitos Humanos, Ideli Salvatti, e do ministro do Turismo, Vinicius Lages. Quem também sinalizou presença no evento é o deputado federal Jean Wyllys (PSOL/RIO).
Será que vão?
Há quem imagine o homem-pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), e o presidente da casa do povo, Nilson Probst (PMDB), no palanque cor-de-rosa ao lado dos coloridos representantes do movimento GLBT. E os mais avançados lascam que a fantasia do Nilson será um vampiro italiano com dentes caninos rosas. Já Periquito vai com uma esvoaçante capa de purpurina esverdeada. Luxo!!!!
Pasmo!
Confesso que fiquei pasmo com o que a Celesc fez em uma área invadida e com a omissão da prefeitura de Itapema, que não teve agilidade com a questão de famílias que residem naquele local. Tudo bem que a lei não permite gato de luz em loteamento irregular. Contudo, não existe demagogia em questionar o fato de que crianças, mulheres grávidas e até pessoas doentes moram ali. Pra algum lugar esse povo tem que ir.
Vergonhoso!
Daí que o primeiro passo, no mínimo, seria ter o cadastro dessas famílias, conhecendo quem são e suas necessidades, antes de cortar algo tão essencial como a luz e a água. Espero, sinceramente, que o prefeito Rodrigo Bolinha (PSDB) tome providências, porque o fiasco tá queimando o seu filme...
