JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Jogo do resta um...
Se a transparência é um dos mais valorosos princípios da democracia e a cidadania seu efeito mais virtuoso, ainda resta um último ato decorrente da arrogância com que uma assessora teria se utilizado da rede social do deputado estadual barbudinho Volnei Morastoni (PT) para ridicularizar com cóleras o desassossego clima gerado pela campanha eleitoral.
Arrependimento
Essa assessora, imagino, é paga com recursos públicos (aqueles que se originam de seus impostos e suas multas de trânsito), e deve ter nome e responsabilidade. Ela deveria vir a público para pedir desculpas porque, o mais indicado, que seria pedir as contas, vai ser difícil.
Ato brutal
Quem é capaz de um ato covarde assim, não deveria continuar recebendo dinheiro do público que ofendeu e de todos os outros que discordam de suas atitudes. Mas o mínimo é um grandioso pedido de desculpas.
Zuummmmm, zummmmm!
Enquanto a comunicação da prefa peixeira faz sua parte, colocando no ar uma campanha pras pessoas ajudarem a prevenir a maledita dengue, o que não falta em Itajaí é lugar para a proliferação do mosquito.
Vergonha! Vergonha!
Um exemplo é a fábrica de papel, que foi demolida, mas os escombros não foram removidos. Estão lá há mais de três meses e não se vê iniciativa de limpar o terreno. Aliás, toda a demolição, e o processo de demolição, e quem mandou demolir e etc & tale é cercado de mistério. Um crime sem culpados.
Acorda, guri!
Diz o sabichão da Fundação Genésio de Miranda Lins, o Floriano, que a culpa é do povo que não se mexeu. Além disso, o local está cheio de água acumulada em meio aos entulhos e é propício para desenvolver pragas. E fica ali pertinho da secretaria de Saúde. Acorda, Márcio!
Quem resolve!
Daqui a pouco rola movimento pedinchando a volta da vice-prefeita Dalva Rhenius (PSB) pra pasta. Ontem, o entisicado, baixinho bocudo Denísio Dolásio Baixo, bufou que não estariam realizando cirurgias ortopédicas pelo SUS (credo!) no Marieta. Ele tentou falar com a Dalva e não com o secretário de Saúde, Márcio Silveira. Quero falar com quem resolve, e não com quem só discute a situação, lascou o bocudo.
Não esconde
O senador bigodudo Luiz Henrique da Silveira (PMDB), mentor do projeto político que elegeu e reelegeu o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), nunca escondeu que seu sonho maior é ser presidente do Senado. Se LHS lograr êxito, enfrentando o poderio governista (foi contrário ao apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff/PT), pode ser a voz dos dissidentes. Será?
PT com Raimundão?
Anda rolando um papo nos bastidores de que o PT pode vir a fazer parte da base do governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD). Quem estaria costurando esse entendimento é justamente o bigodudo LHS, que sonha em ver o deputado estadual barbudinho e seu cumpanheiro de longa data, Volnei Morastoni, como secretário estadual de Saúde. Na política tudo é possível, até boi voar, dizem...
Querem sim!
Apesar do aparente silêncio, a eleição que fecha este ano é a da Mesa Diretora dos legislativos em tudo quanto é canto. Em Itajaí, o mais forte parlamento da região, não é diferente. Os que dizem não, querem mais do que ninguém... O que tranquiliza alguns é que a eleição é no cara-a-cara, com voto aberto. Nessa hora, revela-se quem é quem, quem tem palavra...
Correndo na frente
O líder do governo na piramidal, Afonso Sereno Arruda (PMDB), afirma que é preciso consenso e ouvir todos, quando se sabe que o que está em jogo não é apenas o comando do segundo poder no munícipio, mas também os cargos, que não tem como contemplar as 21 excelências excelentíssimas.
Corre na frente
O peemedebista Afonso parece estar gelando pra manter seu nome na disputa, enquanto o vice-presidente, o barbudão Douglas Cristino (PSD), corre na frente, tendo na mão deputados estaduais e federais eleitos.
Sim e não
Comenta-se que poderia nascer uma chapa de Afonso Arruda e Paulinho Amândio (PDT) de vice. Corre nos bastidores que o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), não se mete na eleição, mas gostaria da continuidade do Topetudo Osvaldo Gern (PP), no comando do legislativo, durante os dois últimos anos do seu mandato.
Loira por perto...
O prefeito Bob Carlos (PSDB), do outro lado da vala, parece querer a loira por perto, digo a bonitona Vânia Voltolini que no passado foi sua patroa. Mas ela não está reatando o casamento, apenas voltando para o paço da beiradinha do Itajaí-Açu. Comenta-se, inclusive, que Vânia pode ir para a chefia de gabinete ou pra secretaria de Administração. Será que será?
Marejada
A Marejada Aventura pelos Mares do Mundo tem sua abertura na noite de hoje, prosseguindo até o próximo dia 10 deste mês. Os cinco dias da 28ª Marejada prometem mexer com os sentidos dos nativos e turistas, que poderão apreciar gastronomia, shows e um baita salão náutico. Participe e prestigie!
Quer explicações!
A vereadora galega da terra da pedrada e do tiro ao vereador, Jane Stefenn (PSD), protocolou dois requerimentos pedindo explicações à secretaria de Saúde e da Educação, relacionados a uma série de questões envolvendo projetos e ações em prol das pessoas com deficiência. Jane também não ficou satisfeita em ter realizado uma audiência pública e as secretarias não deram tchum. Ai, ai, ai que dor!
Direito Marítimo e Portuário
Com o apoio da OAB/SC, Univali, Portonave, APM Terminais e Poly Terminais, nesta quinta e sexta-feira, acontece na nossa universidade o II Fórum de Direito Portuário e Marítimo, com especialistas de renome nacional, onde serão debatidos temas importantíssimos como a nova Lei dos Portos e o projeto do Novo Código Comercial Brasileiro, que terá um capítulo sobre o Direito Comercial Marítimo.
