JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Marieta
A convite do deputado federal Esperidião Amin (PP), o vereador Topetudo Osvaldo Gern (PP), participou em 11 de novembro, da Sessão Solene da câmara federal, em Brasólia, em homenagem ao sesquicentenário de nascimento de Lauro Müller. A sessão foi proposta pelos deputados federais Esperidião Amin e Décio Lima (PT).
Quanto mais mexe pior vai ficando a situação das cirurgias ortopédicas do hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. No início da semana, o apresentador Graciliano Rodrigues chegou a perder as estribeiras, quase arrancando os parcos fios de cabelo branco, ao exibir reportagem de uma moça que teve o ombro fraturado em acidente de trabalho.
Pendurada
A coitada aguarda há seis meses por um procedimento cirúrgico do SUS (credo!), já não sabendo mais a quem recorrer para arrumar o ombro. A moça perdeu o emprego e está sem previsão de alta do hospital, nem dos sacrossantos da secretaria de Saúde de Itajaí (volta Dalva!), para uma solução ao seu problema.
Empurra
O fato fez com que um diretor de saúde afirme que o município deve repassar cerca de R$ 100 mil para contemplar as cirurgias ortopédicas, valor que não atende a demanda atual, mas já traz uma luz para as pessoas fragilizadas e vulneráveis que aguardam, fraturadas, pelo bom senso político.
Ajudai, pai eterno!
O hospital alega que rompeu o contrato com uma equipe médica de ortopedistas, desde janeiro, mas que ainda não tem data certa para ser retomado ou refeito um novo convênio. Mas os repasses do SUS continuam sendo cobrados...
Quebrado
A situação da ortopedia preocupa porque o Marieta é o maior hospital da região e deve abrigar em breve o Instituto do Coração, que está sendo edificado pelo governo da Santa & Bela ao lado hospital. Se a administração não tem conseguido gerenciar procedimentos ortopédicos, quem dirá os cardíacos onde os repasses públicos são maiores. As cirurgias também são mais complexas e caras.
Empurra-empurra
Enquanto o povão espera quebrado, o jogo de empurra, empurra segue sem encontrar de fato um culpado, ou uma situação que tranquilize os pacientes que mais precisam destes serviços. Saúde não espera acordos nem convênios suspensos há quase um ano. O secretário de Saúde de Itajaí instaurou uma auditoria na questão da ortopedia pra averiguar os procedimentos desde janeiro deste ano.
Hummm...
O vereador Zé Alvercino (PP) protocolou requerimento querendo saber 500 questões sobre a empresa vencedora da licitação pra administrar a Marejada deste ano. Segundo o bocudo do Zé, ele teria recebido informações, mas não tudo. Lascou ainda que os preços da Oktoberfest e Fenarreco eram mais baixos do que os da Mareja. Ai, ai, ai que dor!
Dança das cadeiras
A jornalista Vânia Voltolini, que responde pela pasta da Criança e do Adolescente, volta para a Comunicação da prefa de Navegantes. Já o vereador Juliano de Maria (PSDB) assume a Criança e Adolescente. As mudanças devem ocorrer em fevereiro do ano que vem. Nos dois casos, segundo o prefeito Bob Carlos (PSDB), tratam-se de mudanças de rotina.
Hummmm
A Vânia volta ao lugar onde bate um bolão e, deve dar um baita up grade na comunicação da prefa. Já Juliano, que é servidor da pasta, tem conhecimento da área e também tem tudo pra realizar um bom trabalho. Contudo, acende as luzes daqueles que acreditam que o nome de Juliano pode ser elevado. 2016 é logo ali!
Mudanças...
A loirosa da capital da pedrada, Luzia Coppi (PSDB), reassumiu novamente o cargo de prefeita na segunda-feira, após um período de licença médica. Ela voltou a milhão. Tudo indica que vêm mudanças por aí. Comentários de bastidores dão conta que nos próximos dias deve acontecer uma grande mudança no primeiro escalão da tucana. Quem sai? Quem entra? Vamos aguardar os próximos capítulos...
Voo da alegria!
O presidente da piramidal casa do povo, Osvaldo Gern (PP), representa o legislativo na sessão solene em Brasólia, que homenageou o sesquicentenário de Lauro Muller. Agora, pra que a montanha de vereadores do PP, PMDB e PT desembarcarem na Capital Federal para o evento? Verdadeiro voo da alegria. E num é?
Raimundão na área
O governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), participa na noite de hoje, em Itajaí, da sessão solene em homenagem a Lauro Muller. O evento é na sociedade Guarani, com homenagens e lançamento do livro Lauro Muller Líder Republicano.
Não deixe o encanto morrer
O movimento Não Deixe o Encanto do Morcego Morrer, em nota (leia no Blog do JC), louvou o acordo do MPSC, Fatma, prefa de Itajaí e o grupo Brava Beach, acordando em liberar as construções do empreendimento em troca de uma área a ser transformada em parque no Canto Norte. Uma vitória da sociedade.
