JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Correndo atrás
Os partidos que tem apenas um representante na câmara de vereadores de Itajaí estão se reunindo. A última reunião aconteceu, semana passada, e contou com a presença do desassossegado Luiz Carlos Pissetti (DEM), engomadinho Clayton Batschauer (PR), Acácio da Rocha (PSDB), Rafa da Padaria (PRP), e um representante do PPS, já que o vereador Fabrício Marinho tá na lida dos Jogos Abertos.
Querem também
Há quem garanta que o vermelhinho Thiago Morastoni gostaria de aproximar do grupo, mas tem encontrado a porta fechada. Isso porque o PT não abre mão de ter um candidato próprio. Anna Carolina (PRB) também queria estar no grupo, mas enfrenta resistências de Clayton e de Rafa. Eles acham que a galega vai desarticular tudo.
Não tem
Outro problemão do Rafa da Padaria é que não tem o domínio da sua sigla, aliás, nunca teve. No PRP quem manda é o apresentador-advogado Denísio Dolásio Baixo, João Vivan e a bela Eliz Bosco. E tem ainda quem assopre que o ex-presidente Fabiano da Silva tem seu quinhão no partido.
Nada de mesa, mas...
Os encontros tem visado, exclusivamente, discutir a eleição de 2016, mas numa palhinha aqui e acolá, foram feitos comentários sobre a eleição da mesa diretora do legislativo. Um dos participantes teria dito, pra todo mundo escutar, que o prefeito Jandir Bellini (PP) não quer o Douglas Cristino (PSD), mas também não aposta no líder do governo, Afonso Arruda (PMDB), que não tem conseguido agregar votos.
Pi7 ou Gern
Aliás, a raça de linguarudo lasca que o alcaide JB teria conversado com Pi7 e com o Topetudo Osvaldo Gern (PP). Ele gostaria que um dos dois encarasse a disputa da cadeira da presidência do legislativo peixeiro. Mas ambos exigiram que o Douglas retire a candidatura antes de qualquer um deles se manifestar.
Carta branca
Voltando a questão de 2016, consta que o sem fraturas Deodato Casas, que é presidente de honra do PSDB, não estaria participando das reuniões. Ele teria dado carta branca ao Robson Coelho e Rodrigo Truppel, sendo que poderia ser candidato a prefeito, vice-prefeito ou até não ser candidato se a sua sigla assim o desejar.
Não engoliu
Consta que o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), ainda não digeriu a reunião ocorrida há mais de um mês, no restaurante Cabral, de Itapema, onde teria sido reafirmado pelos presentes o nome do vice-presidente da câmara como futuro presidente. Interessante que no encontro teve vereador do PP que não foi convidado. O presidente da sigla, narigudo Tarcísio Zanelatto, foi por convite do Paulinho Amândio, do PDT. Que coisa, meu povo!
Faíscas
O que ocorre quando a secretária regional e dama de ferro do PMDB, Eliane Rebello, e a vereadora BBB, bocuda, brabona e bonitona, Anna Carolina (PRB), se encontram nos corredores? Faíscas para todo lado! Mas tudo em tom ameno, sem exaltações. Eliane e Anna se encontraram na câmara durante a semana que se encerra, quando Eliane foi dar um plá com as excelências excelentíssimas.
Ameaças múltiplas...
Anna e Eliane conversaram e o término do papo foi em tom de ameaças mútuas. Eliane acusou a vereadora de estar a mando de alguém, com claro interesse político. Isso sem puxão de cabelo ou unhada na cara. Anna levou suas denúncias ao conhecimento do Tribunal de Contas e Ministério Público.
Registrou queixa
A secretária Eliane, incomodada pacas com a falação de Anna na tribuna, que a acusou de ser mentirosa e corrupta, registrou uma Boletim de Ocorrência na polícia contra a parlamentar por denunciação caluniosa. Já a galega usou a sua metralhadora verbal na tribuna, dizendo que Eliane pode lhe processar e que vai ser interessante levar essa história aos tribunais. Eliane deve usar a tribuna pra se defender esta semana.
Falsidade ideológica?
O diretor de Logística do porto de Itajaí, Saul Airoso, que pediu o afastamento do cargo de presidente do sindicato dos Estivadores, pra continuar mamando, ops, trabalhando no terminal, vem assinando ofícios, com a alcunha pomposa de diretor de Integração. Cargo que não existe!
Separatistas
Após as eleições presidenciais de outubro, as manifestações pró-secessão de alguns estados brasileiros têm sido levadas mais a sério. Três movimentos que até antes da eleição eram despercebidos, vem agora chamando atenção de muita gente pelo Brasil afora. Um deles é de São Paulo, outro de Pernambuco, e aqui entre nós, vertiginosamente cresce o Movimento O Sul é o Meu País.
Itajaí
Cerca de 60 pessoas participaram, sábado à tarde, no auditório do chicoso hotel Sandri, da palestra do historiador e jornalista Celso Deucher, que também é secretário Geral do GESUL (Grupo de Estudos Sul Livre).
Novo país
O assunto foi a cláusula constitucional que garante o direito da autodeterminação dos povos, de maneira pacífica e democrática e pela conscientização plebiscitária.
Plebiscito
E nesta mesma reunião de sábado, em Itajaí, aventou-se a possibilidade do Movimento buscar pelo caminho jurídico, no Congresso Nacional, a autorização para a realização de um plebiscito. Isso seria em novembro de 2015. Ou, pelo menos, a realização do primeiro plebiscito de iniciativa popular.
Sou contra
Os independentistas acreditam, com base em sondagens internas, que 80% da população seria favorável à separação do Sul. Este barrigudinho escriba que vos escreve já deixa claro que vota contra.
Razões separatistas
Para os militantes as razões são muitas. A começar pelo sistema político brasileiro: inchado, pesado, engessado e há muito tempo desacreditado pela população. Cada vez mais pesados impostos vertidos para o centro do sistema na Capital Federal.
Quirelas
De Brasólia muito pouco retorna para as citys onde as pessoas mais precisam e contribuem, em especial os municípios do Sul. Reclamam também da representatividade cruel contra os três estados do Sul. É impossível os três estados ganharem no voto, pois há 24 estados restantes. Não bastasse isso, o povo está cada vez mais entristecido, puteado com tanta corrupção e impunidade.
Centro de Eventos
Deputado Mauricio Eskudlark (PSD) disse que está próximo o início das obras de construção do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. Obra reivindicada há vários anos pelo município e empresários do setor turístico, deverá contar com 17 mil metros quadrados de área coberta, nos quais serão investidos cerca de R$ 70 milhões em recursos provenientes dos governos federal, estadual e municipal.
Turismo
Trata-se de uma obra importante para o turismo do município e de toda a região, que não conta com uma estrutura dessa proporção, observou Eskudlark. A abertura da proposta de preços do edital de licitação está prevista pra última semana de dezembro. A ordem de serviço é para janeiro de 2015.
Motivando
Os tucanos de BC já começam a pensar nas eleições municipais de 2016, fortalecidos pela eleição (meia-boca) do único deputado estadual pela região de BC, o atucanado ex-governador, ex-senador, ex-prefeito e coisa e tal, Leonel Pavan. Foi o que ficou evidenciado na recente reunião do partido.
Pirica sem rumo
Pavan lascou que os emplumados devem começar a elaborar a lista de possíveis candidatos a vereança em 2016, a fim de formar uma boa frente. Querem uma coligação forte. Para os tucanos, o atual governo do alcaide Periquito perdeu totalmente o rumo e a moral na cidade, diante das investigações e roubalheiras apontadas pela operação Trato Feito, do MP e PF.
Na reunião de sábado do movimento O Sul é meu país, quem aparece na foto é o anfitrião, galego Paulo Mannes, e o jornalista Celso Deucher, de Brusque. No centro um jovem itajaiense que veste a camiseta do movimento.
