JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Fica na estofada
O prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB) e seu vice, Mário Guaracy (DEM), conseguiram liminar pra se manter no cargo. O desembargador presidente do TSE de Santa Catarina, Vanderlei Romer, determinou que alcaide e vice permaneçam na cadeira estofadinha até decisão do Tribunal Superior em Brasólia.
Socorro! Socorro!
Lideranças políticas e empresariais de Balneário Camboriú continuam reclamando da falta de investimentos do governo do Estado no setor de segurança pública no município. Só aumentam os casos de furtos e assaltos no comércio da cidade e há incerteza sobre mais efetivo policial para a Operação Veraneio 2014/2015.
Grubba, cadê você?
O presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia, deputado Mauricio Eskudlark (PSD), sugeriu que seja feito um convite ao secretário Cesar Grubba para que participe de uma audiência pública na cidade sobre o assunto. O convite foi durante o 11º Fórum Municipal sobre Segurança Pública que aconteceu na cidade, quarta-feira, numa iniciativa do Conseg com o apoio da CDL e Sincomércio.
Canseira danada
Ocorre que , segundo as lideranças locais, há cerca de dois anos, solicitam, sem sucesso, audiência com o secretário de Segurança e o governador para tratar do assunto. Alegam ainda que o setor do Turismo representa 17% do PIB regional e que necessita de investimentos em infraestrutura de segurança pública.
Só à tardinha...
Eskudlark também criticou o atual sistema de atendimento da delegacia Regional de Balneário Camboriú em apenas um turno (da tarde), defendendo que volte a acontecer em tempo integral. Os turistas exigem mais respeito, debulhou.
Engessada
Infelizmente, a gestão da polícia Civil no estado está engessada e burocratizada, criticou Eskudlark, elogiando a criação e o bom funcionamento da Guarda Municipal de Balneário Camboriú nos últimos anos.
Cara de padreco
Entre as reclamações dos lojistas e empresários durante os debates do fórum, chamou a atenção a fala do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Balneário Camboriú e Camboriú (Sincomércio), o já folclórico Hélio Dagnoni, que, indignado com a falta de retorno do governador Raimundo Colombo aos pleitos da Segurança e do Turismo da região, lascou: Esse governador com caça de padre que não tem coragem de subir no altar.
Alembrou do alemão
O senador bigodudo Luiz Henrique da Silveira (PMDB) foi o escolhido para falar em nome dos homenageados na sessão Solene de Títulos e Honrarias que outorgou títulos de Cidadão Itajaiense e Cidadão emérito na quinta-feira. E, com sua verve e poder de oratória, lembrou o ex-prefeito Arnaldo Schmitt (PMDB), como quando da municipalização do porto de Itajaí.
Babel sem a torre
LHS caceteou que a partir do ano que vem, o Congresso Nacional terá a representação de 28 partidos e que isso é uma Babel sem a torre. LHS defendeu uma cláusula de barreira, para brecar os partidos de aluguel. Luiz Henrique terminou sua falação lembrando Ulisses Guimarães: Fomos eleitos para mudar, ou mudamos, ou mereceremos ser mudados.
Delegacia de combate à pirataria
Na manhã de ontem o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e dublê de novela mexicana nas horas vagas, Claudir Maciel, se reuniu com lideranças para discutir a criação de uma delegacia especializada no combate à pirataria, em Santa Catarina. À noite, o representante do governo do estado deverá ter agenda no bairro São Judas Tadeu, em BC, também com ações para o setor.
Combate à pirataria
O pedido de uma delegacia especializada veio após o encontro com o presidente do conselho estadual de combate à pirataria (Cecop), Jair Schmidt, e o delegado geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro DÁvila. O fim à pirataria previne prejuízos aos setores empresariais que têm as mercadorias e marcas copiadas na caruda.
