JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Feioso
Se a lei me pune, mude-se a lei. E assim o Brasil não pagará parte da dívida pública de 2014 para alegria da presidenta Dolma. Os investidores cobrarão mais juros para rolar a dívida não paga e a desconfiança do mercado vai aumentar. Vergonhosa a manobra do governo federal pra não cumprir a meta fiscal...
Os prefeitos de Itajaí e Itapema, Jandir Bellini (PP) e Rodrigo Bolinha (PSDB), e o vice-prefeito de Bombinhas, Paulo Dallago (PTB) que representou a prefeita Paulinha, presidente da Amfri, em Paris, no anúncio da Regata Jacques Vabre, que retorna a Itajaí em 2015
O ex-vereador, arquiteto, apresentador de TV e biruta de aeroporto nas horas vagas, Tito Arruda (SD), quando soube que tinha um monte de ciclovia pronta em Itajaí, se animou a dar umas pedaladas
Confiar?
E daí, meu amigo, é aqui embaixo que a conta é paga. Conversando com um estrangeiro, ele se mostrou puteado com a conjuntura econômica do Brasil. Tá assustado com a situação e disse com todas as letras: Assim quem poderá confiar no Brasil?.
Ditadura do orçamento
Barganhas e negociatas, chantagens para liberação pelo Congresso... Emendas parlamentares viraram um instrumento de distribuição de recursos no jogo do eterno toma-la da cá. Teve até marcha dos prefeitos à Capital Federal com o pires na mão. Uma lástima.
Não para, não para não!
Às cinco horas da manhã de hoje aconteceria uma reunião no Terminal da Fazenda com os motoristas, sindicato, empresa de Transporte Coletivo Itajaí e o vereador Zé Madrugador Alvercino (PP), com o intuito de tentar brecar a greve dos ônibus. Nas primeiras horas de hoje veremos se funcionou ou não.
Prefeitura bancando
Há algum tempo atrás, teve um abobrão de peso no paço da Vila Operária que chegou a aventar que o munícipio subsidiasse a passagem do busão, fazendo o builhete baixar pra um pila. E teve quem lascasse que custaria muito menos que determinados aumentos pra categorias privilegiadas da esfera pública... E não é?!
Câmara diz sim
O aumento da passagem de 3 pilas pra 3,30 deve ser aprovado pelos vereadores de Itajaí na quinta-feira. Dificilmente não será aprovado. Aliás, a maioria dos usuários nem reclama do preço, mas sim do serviço porco que é prestado pela Coletivo Itajaí. Poucos horários e serviço precário.
Acaba logo...
Elizeu Mattos (PMDB), prefeito de Lages, foi preso. Secretários e vereador presos em Balneário Camboriú. Agentes públicos, vereador preso e mais de uma dezena de parlamentares da câmara de Florianópolis indiciados pela Polícia Federal. Rolos e mais rolos em licitações e no jogo de interesses travestidos na coisa pública. O ano não termina e podem explodir mais rolos. A pergunta é: onde dessa vez?
Quase...
Na semana passada, alguns policiais federais invadiram um prédio do centrão peixeiro. Um político que estava por lá quase cagou nas calças ao avistar os policias na portaria. Não se sabe o motivo da visita, mas todo mundo ali não escondeu o medo.
Na espinha
A vereadora BBB, bocuda, brabona e bonitona, Anna Carolina (PRB), sentiu o peso do rolo compressor da bancada de situação, durante a votação da primeira discussão do orçamento do município de Itajaí para 2015, de quase 1 bilhão e 200 milhões. A galega propôs cinco emendas, transferindo, purexemplo, R$ 100 mil da Festa do Colono pra serem investidos na Biblioteca Pública.
Bateu de frente
O bicho pegou no plenarinho, onde as excelências excelentíssimas discutem, lavam a roupa suja e se pegam pra valer. A galega só faltou chamar os governistas de vacas de presépio do prefeito ao alegar que votavam tudo de goela abaixo, sem sequer ler as propostas que chegam do paço da Vila Operária.
Iam aprovar
No plenarinho houve sinalização dos governistas de aprovar algumas emendas da galega bonitona. Só que daí baixou um ruim na galega, que se fez de importante.Não interessa se aprovam ou não. Eu quero é debater! Quero que o povo veja que estou debatendo. A fala acabou deixando os vereadores putos dos cornos.
Atento
O presidente da Associação Comercial de Itajaí e diretor de Relações Institucionais da poderosa Multilog, Eclésio da Silva, tem se mantido preocupado e sensível aos problemas que afligem não apenas a classe empresarial que ele representa, mas também os problemas vivenciados pela comunidade de Itajaí.
Alargamento da ponte
A secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão da prefa de Itajaí, lançou licitação para o alargamento da ponte Francisco Queiroz de Almeida, a ponte da ASPMI, que será alargada na área de uso comum de pedestres e ciclistas. A obra está orçada em quase 2 milhões de reais, com prazo de 120 dias pra conclusão. Com isso, será possível integrar as ciclovias da rua Tijucas, Indaial e Contorno Sul, em Itajaí.
Tudo indo
Com mais essa obra encaminhada pra licitação, segundo os puxas do desassossegado Luiz Carlos Pissetti (DEM), quando ele deixar a pasta no próximo dia 15 deste natalino mês de dezembro, terá cumprido com tudo que se propôs a realizar. Tá com tudo e não tá prosa.
Segurança
O líder do governo na piramidal casa do povo de Itajaí, Afonso Sereno Arruda (PMDB), teve requerimento aprovado pra realização de um fórum com a participação de todos os órgãos de segurança. Ele quer ouvir a comunidade para estimular a participação social através de reuniões nos bairros de Itajaí. A ideia é buscar solução para os problemas da cidade, estimulando a criação do Plano Municipal de Segurança Pública.
Planejar metas
Para o vereador Afonso, com a criação da guarda armada, o município precisaria estabelecer um planejamento com ações, metas, projetos e a busca de recursos para a ampliação de áreas críticas e outras ações necessárias. A integração das forças de segurança é ponto positivo para a sociedade. Acredito que o fórum estabeleça respostas eficazes e inovadoras contribuindo para a melhoria da segurança pública, destacou.
Sinuca
O prefeito de Piçarras, Leonel Martins, o Leão (PSDB), não terá escolha fácil na eleição para presidente da câmara, nesta terça-feira. É natural que não apoie o vereador de oposição Maurício Koche (PP). Por outro lado, a chapa encabeçada pelo petista Nico Beduschi não traria segurança alguma quanto ao andamento dos projetos futuros do alcaide.
Independente...
Em algumas votações, a bancada do PT não seguiu a orientação do Executivo. Os petistas sonham em voos e cadeiras mais altos. Conhecidos como porraloucas, os vermelhinhos da ex-capital do Jet Sky não inspirariam muita confiança no prefeito. Mesmo pendendo para o lado de Leonel, o PT declarou-se independente, inclusive, voltando atrás na votação de projetos polêmicos, como o aumento do IPTU.
E agora?
Os petistas ainda teriam desembarcado do governo piçarrense ao terem rejeitado a indicação do presidente vermelhinho, Ricardo Pilla, para a secretaria de Assistência Social. A eleição de Nico também colocaria o PT com provável candidatura a prefeito em 2016. E agora José... digo, Leonel???
