JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Muito bem, obrigado!
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), afirma que o Complexo do Itajaí-Açu vai muito bem, obrigado, e hoje é o segundo em movimentação de contêineres. O problema, segundo JB, é que o porto perdeu receita e aumentou as despesas.
Os bastidores fervilham para a escolha da Mesa Diretora da piramidal casa do povo. Pode haver consenso em torno de um nome, ou bater de chapa...
Não adianta se coçar
O alcaide JB diz que não adianta o pessoal interessado em emprego se coçar com a saída do diretor financeiro do porto de Itajaí, Alexandre dos Santos. No porto só sai, não adianta vir político ou a mãe Joana, que no porto de Itajaí não entra mais ninguém, corta Bellini.
Fora da realidade
O burgomestre Jandir Bellini diz, também, que erros do passado causaram as atuais dificuldades da Superintendência do porto. Para o prefeito, necessário é um corte de cargos e nos salários, que precisam acompanhar a realidade.
Quase parando...
Já faz alguns anos que o Centro de Educação Ambiental (CEA) tá fechado na praia da Atalaia, sob os pés do morro. Naquele local, era pra funcionar uma unidade de educação ambiental, com auditório e toda a estrutura. Investiram-se milhões e nada. O medo da atual superintendente da Famai, Rogéria Devagar de Gregório, é que o morro desabe sobre o prédio.
Mixaria!
O Meio Ambiente é sempre desprezado. Tão cagando e andando pra questão ambiental. No orçamento de quase Um bilhão e duzentos milhões para o ano de 2015 , ficou reservada a mixaria de quatro milhões e quebradinhos para Gestão Ambiental. Os áulicos da prefa peixeira não dão muito bola para a mãe natureza.
Saudades do Diabo Loiro
É por estas e outras que tem muita gente que tem saudades do Diabo Loiro, o Nilton Dauer, que quando tava na Fundação de Meio Ambiente de Itajaí, não tinha medo de cara feia. Além disso, é uma sumidade na área ambiental. Falou-se muito mal dele, mas ninguém nunca provou nada contra o mesmo. Fritaram Nilton. Qual será a razão?
Jane no comando
A Jane de Fátima Gomes Furtado pode assumir a secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, no lugar do vereador desassossegado Luiz Carlos Pissetti (DEM), que retorna ao legislativo. Jane já comandou a pasta, interinamente, no início do mandato do prefeito Jandir Bellini. Tanto pode ser mera interina, como virar titular e dar continuidade aos projetos que Pi7 deixou na ponta da agulha.
Não fala!
O prefeito JB, quando o assunto é a eleição da Mesa Diretora da piramidal casa do povo, desconversa. Diz que a decisão será dos vereadores e que não meterá a colher. Contudo, os linguarudos de plantão alardeiam que Bellini gostaria que o Topetudo Osvaldo Gern (PP) continuasse no cargo. Será que será?
Na clausura?
A vice-prefeita Dalva Rhenius (PSB) anda sumida do cenário administrativo e político de Itajaí. Há algum tempo que não se vê a muié se movimentar, nem mesmo nos bastidores. O que anda acontecendo pra que a presidente do partido da pombinha branca fique enclausurada? Será que tá lá no Carmelo de Santa Teresa nas Cabeçudas?
Não vai
A aprovação da resolução do Partido dos Trabalhadores de que a sigla não muda o que foi decidido em uma reunião do diretório estadual em fevereiro deste ano, de oposição ao governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), enterra a possibilidade do deputado barbudinho, Volnei Morastoni, ocupar a secretaria estadual de Saúde.
Renovação
A resolução dos petistas clama por renovação total dos cargos federais na Santa & Bela Catarina. Volnei pode vir a ocupar um cargo federal.
Planta e corta
Na sexta-feira passada, enquanto a piramidal casa do povo promovia plantio de árvores no Brilhante pra neutralizar o gás carbono produzido durante o ano, a terceira árvore da avenida Abraão João Francisco, a popular Contorno Sul, tombava.
Arborizar
A árvore foi abatida pra que a via pudesse avançar na feitura da calçada e ciclovia. Acredito que precisamos avançar na arborização. Unir o desenvolvimento com a preservação. O primeiro PIB do estado não pode ser calcado apenas no concreto.
Quatrocentas árvores
O secretário de Obras diz que as árvores tem que ser retiradas porque detonam calçadas. E que nos dias 22 e 23, ele e equipe vão plantar 400 árvores em Itajaí, a maioria na avenida Reinaldo Schmithausen, em Cordeiros. Notícia boa!
Pau vai pegar
Aliás, o narigudo secretário de Obras, presidente do PP, vai representar a pasta nas reuniões do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Itajaí (Comdema). As reuniões tem sido marcadas pelo embate entre Rogéria e o advogado João Martins. Dizem que é um griteiro medonho. Uiiii!!!
Aumenta o som
João fala que Zanelatto não entende picas de meio ambiente... E ele responde que é técnico agrícola e defensor do meio ambiente, debulhando: tem gente no Conselho do Meio Ambiente que nunca plantou um pé de cebola!
Daqui pra lá
O site da prefa de BC estampou matéria repercutindo nota do portal Terra, onde consta que um dos principais destinos dos turistas que chegam aboletados nos baitas navios no píer alfandegado de Itajaí, é Balneário Camboriú. Eles também vão ao Beto Carrero, na Penha e pra galega Blumenau. Em Itajaí não tem um roteiro turístico pra esse pessoal?
Quem mandou se empolgar
Pra alguns candidatos à estadual e federal a eleição não acabou. Tomaram na espinha e pararam de sair na rua com medo de dar de cara com cobradores. Muitos cheques poço: aqueles que não têm fundo... O sujeito além de tomar na urna, com pingados votos, tá devendo um monte... Ah, coitado!
Todos têm preço?
Alfineta o velho ditado: todo mundo tem um preço. E quando o ditado é incluído na política e chega aos ouvidos dos fofoqueiros da Penha, a língua afiada dos lambedores de marisco coça. O causo da vez envolve os dois vereadores do PMDB - Professora Juraci e Sérgio de Mello - e a eleição à presidência da câmara, que acontece nesta segunda-feira, 15.
Leiloados...
Duas chapas concorrem à eleição. Uma é de Adriano Tibeco (PSDB) e a outra de Felipinho Schmidt (PSD). Ambas são de apoio ao governo do prefeito Evandro Eredes dos Navegantes (PSDB). Entretanto, serão os votos de Sérgio e Juraci que decidirão a eleição. E esses dois votinhos foram leiloados nessa última semana.
Felipinho
A cúpula do PMDB observa o advogado Felipinho como um nome forte na eleição a prefeito de 2016, e teria orientado Juraci e Sérgio a votarem em Tibeco, um jovem magrinho ali de Armação. Apesar da orientação, a dupla peemedebista bateu pé. E seguiu outra dica: do Senhor dos Anéis, pra votar em Felipinho.
Num creio
O senhor dos anéis teria articulado um acerto para garantir seu jovem pupilo, Felipinho, na presidência. Se votarem no Felipinho, na terça-feira (16), podem ir a Florianópolis pra um plá com o meu deputado, teria dito o senhor dos anéis, sacolejando a mão direita. A notícia teria caído como uma baita bomba atômica no PMDB, que convocou uma reunião de urgência na semana que passou.
Fiel ou não?
Na reunião, os pés vermelhos tentaram desanuviar as ideias de Juraci e Sérgio. Explicaram que caso Felipinho vença a presidência, poderá ganhar mais destaque político e quebrar o calcanhar de Aquiles Schneider, do próprio PMDB. Logo, o sonho de sentar na cadeira estofada do Vando poderá ser protelado por mais quatro anos. Que dilema. Ser fiel? Ou ser da vida?
