JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pega pra capar
Chegou o dia da onça beber água na piramidal casa do povo de Itajaí. O vice-presidente Douglas Cristino (PSD) deixou de ser o único candidato. Luiz Carlos Pissetti (DEM), a pedido do governo Bellini, tá pronto pra cair na disputa, na última hora. Haverá consenso? A entrada do gabinete do prefeito JB quase afundou o chão, ontem, de tanto entra e sai de articuladores.
Vai longe?
O alcaide JB queria a continuidade do Topetudo Osvaldo Gern, do PP. Mas o Douglas Cristino bateu o pé. Com isso, o governo passou a correr atrás pra formalizar outra candidatura. Esse embate nos bastidores pode sair da esfera institucional e virar pessoal. Vai acabar sobrando para o lado mais fraco, que são os detentores de cargos comissionados. Que coisa, meu povo!
Na espinha
A absurda lei que redistribui entre os munícipios produtores o bendito ICMS das mercadorias exportadas, através do porto de Itajaí e Navegantes, foi aprovada na leleia. A prefa de Itajaí vai pra dona justa pra tentar barrar a lei que seria inconstitucional.
Sem representatividade
A norma pode prejudicar e muito não apenas os municípios portuários, mas também toda a Santa & Bela, fazendo com que os terminais tenham que estrebuchar devolução maior do ICMS pra outros munícipios e estados. Espera-se que o governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), vete a lei. Sem representatividade na leleia, o primeiro PIB corre o risco de ficar lascado. Apenas três deputados foram contra.
Indireta
Ontem, na assinatura do contrato com o Badesc, pra liberação de R$ 10 milhões pra obras de infraestrutura em Itajaí, o prefeito Jandir Bellini (PP) falou em nome de todos os prefeitos e fez um discurso emocionado, dando indiretas sobre a lei da redistribuição do ICMS. No evento, JB teria falado ao pé do zovido com Colombo. O papo versou sobre a lei polêmica.
Num fica!
Na secretaria de Insegurança de Itajaí ninguém foi nomeado para o cargo de secretário. O clima é tenso. Será que a loiruda Susi Bellini (PP) retorna ou vem um novo nome pra botar na rua a Guarda Armada? Há quem tenha escutado o chefão da Codetran, o coronel Albanir dos Santos (do PRP do Denísio e Rafa da Padaria) dizer que só fica se a Susi voltar, ou se assumir de vez a cadeira. Ele não quer ouvir falar em novo chefe.
Vai e vem?
O buxixo é medonho nos corredores da secretaria lá na Barra do Rio. Tem gente tão agoniada que não dorme. Além disso, tá rolando fofocalhada de que o novo secretário de Insegurança, se a vereadora das belas pernas Susi ficar na câmara, será do PMDB. Será que será?
Endoidaram
Teve peemedebista cuspindo fogo no dia de ontem, lascando que a secretária regional de Itajaí e dama de ferro, Eliane Rebello, tá enferrujando e não tem como se manter no cargo. Isso porque o PMDB tá a cada dia mais desgastado com os episódios envolvendo as administrações da sigla em Balneário Camboriú e Lages.
Ralo abaixo
Na city praiana uma carrada de abobrões foi trancafiada durante a operação Trato Feito da Gaeco. EmLages o prefeito Elizeu Mattos (PMDB) foi preso por conta da operação Águas Limpas e ainda se encontra no xilindró.
Como manada
Os peemedebistas acusam Eliane de estar usando a sigla como manada pra se defender das acusações que a vereadora bocuda, brabona e bonitona, Anna Carolina (PRB) lhe fez, encaminhando tudo ao Ministério Público e Tribunal de Contas. O pessoal do manda-brasa lembra ainda, que os três vereadores da sigla, Afonso Arruda, Neusa Giraldi e Laudelino Lamim não deram um pio pra defender a dama de ferro e, querem mais é lhe ver pelas costas. Uiii!!!
Falta pirão pro Luizinho
Não convidem pra comer juntinhos à mesma panela de pirão o ex-vice-prefeito Luizinho Pacheco (PP) e o atual prefeito barravelhaco, Claudemir Matias (PSB). Luizinho estaria indignado com a falta de espaço do PP na gestão do Matias, e inclusive, com o atual vice-prefeito Fabio Brugnago (que é progressista) e não estaria lutando pela sigla na terrinha do pirão.
Histórico bacana
Luizinho teria revelado a olheiros da política da Barra Velha que o acordo com Matias era de que o PP teria maior espaço, e o próprio Luizinho seria um secretário de governo. Pachequinho, como ele também é conhecido, é um cara baita popular que tem um histórico bacana na política local.
Com Matias, nunca mais!
Luizinho Pacheco foi duas vezes vice-prefeito, uma de Zé Brugnago (PP) e outra do alemón Valter Zimmermann (PSD). Só aceitou ir para o palanque do Matias, de quem não ia muito com a cara, por conta de ser um aliado fiel ao PP. Hoje, Pacheco já teria disparado: com Matias, no palanque, nunca mais!
Faz tudo
O Omar Santos será o novo secretário de Educação do governo da prefeita bonitona do Pedágio, Paulinha da Silva (PDT). Omar vai acumular o cargo de dublê de chefe de gabinete, mais vereador Suplente do PDT, diretor e apresentador da Rádio Mariscal FM. Coço o cocuruto é fico cá matutando qual a ética e isenção de servir a dois senhores: na prefa e num programa de rádio que vive babando o governo. Num phode!
Câmara de gás
Foi eleita a nova mesa diretora da casa do povo de Bombinhas: Lourdes Mathias (PDT) - presidente, O ex-PDT, Celino da Silva (SD) vice-presidente, Miriam Victoreiro (PDT), Alan Alir de Souza (PP) primeiro secretário e Hernani Matheus da Silva (PMDB), o segundo. A Lourdinha (Lourdes Mathias - PDT) tá de zóio na próxima eleição para se candidatar a prefeita e o Celino virou a casaca a troco de um carguinho de vice-presidente e para os seus chegados.
Entrou para história
O vereador Sergio da Maia (PSD), após ser alijado na eleição para presidente da câmara piçarrense, teria resolvido mover sua ira em direção aos contra. De uma só vez, Maia deu um tapaço de luva de pelica no novo presidente, Nico Beduschi (PT), e passou por cima do vice-prefeito e seu correligionário Flávio Tironi (PSD) e, pasmem até do prefeito Leonel Martins (PSDB).
Magoado
Em nota à imprensa, o vereador rebelde da ex-capital do Jet Sky, Sérgio da Maia, adiantou a sua saída da casa do povo e anunciou o chamamento do seu suplente para o ano que vem. Não contente, declarou a exoneração do atual secretário de obras, Hélio Beduschi, irmão do vereador Nico. E, para finalizar, para a pasta nomeou ele próprio. Pasmem mais uma vez, tudo isso sem o prefeito Leonel saber.
Câmara do barulho?
Como a coluna revelou há algum tempo, a nova presidente da casa do povo dengo-dengo do outro lado da vala, é a vereadora Norma Espindola (PR). O que se espera é altivez da presidenta eleita. Como vereadora ela costuma gostar de fazer um berreiro danado nas sessões. O eterno Hugo Chávez, ops Alcides Reis Pera, o Cidinho (PSL) é o vice-presidente, que vai ficar ao lado doidinho pra pegar a cadeira principal...
O prefeito Jandir Bellini (PP) conversou ao pé do ouvido com o governador Raimundo Colombo (PSD), ontem, em Floripa, na assinatura de contrato de R$ 10 milhões pra obras de infraestrutura com o Badesc. O papo de pertinho, provavelmente, o foi sobre a lei do ICMS que incide na importação e que ferra com Itajaí.
