JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Retrospectiva
A banca de revistas da dona Avelina completa neste dia 24 de dezembro, 30 anos. O espaço vende o DIARINHO por igual período de tempo. De professora na cidade mãe, Camboriú, pra disseminadora de conhecimento e cultura, dona Avelina, merece o nosso parabéns! Em seu nome desejo um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações!
Se for para relembrar o ano de 2014, percebemos que o Brasil perdeu muito mais do que ganhou. A começar pela Copa do Mundo, quando os alemães nos entupiram com sete bagas. Sem falar do rombo financeiro da festa. A lei das licitações foi relativizada para que a construção dos estádios milionários rolasse à vontade.
Escarafunchar
Se o país fosse sério, haveria uma minuciosa investigação. Escarafunchando os custos desses estádios e a grana que rolou solta por conta do megaevento que, no fundo, só nos trouxe dissabores. Mas quem ainda se importa com Copa no país da memória curta?
As eleições...
Mostraram um país dividido. E um governo que segurou tudo até ser confirmado como reeleito nas urnas. Depois de assegurada a vitória, dá-lhe inflação, aumento da gasosa, da taxa de juros e cada vez mais escândalos! Dá-lhe, roubalheira! E dá-lhe Petroroubas! As páginas de política se confundem com as de polícia. Até quando?
Por aqui
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), se manteve discreto nessas eleições, e acabou se dando bem com a reeleição de governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), a quem apoiou abertamente, e com a da tia Dilma Rousseff, que apoiou muito discretamente.
A conta
Agora o alcaide Jandir precisa cobrar a conta do apoio político que deu, ou se não deu, pelo menos não atrapalhou as pretensões de governistas. O que não pode é a primeira economia da Santa & Bela Catarina ficar a reboque dos humores e espirros estaduais e federais.
Como?
Raimundo e Dilma precisam entregar à cidade a necessária bacia de evolução para o nosso porto continuar competitivo. E o mais rápido possível. 2015 chegou... O Raimundão precisa dar fim a guerra fiscal que o oeste deflagrou e que atrapalha o crescimento de Itajaí e de Santa Catarina. Queremos ver do que valeram os votos e os apoios que o governador teve na região. E que não foram poucos.
E muito mais
Investimentos em infraestrutura numa região que é exemplo para o Brasil devem ser mantidos e ampliados. Essa guerra fiscal do oeste, bancada pela Assembleia, parece querer punir a competência de nossa região que cresce e aparece no cenário catarinense e nacional. Essa é uma luta de todos nós para 2015.
Política papa-siri
Na política local, o que se fez sentir foi a mão forte do prefeito Jandir Bellini na eleição da presidência da câmara de vereadores. Sua influência foi decisiva na eleição do irrequieto Luiz Carlos Pissetti (DEM). E a volta de Pi7 e da loiruda Susi Bellini (PP) para o legislativo abre caminho, segundo alguns articulistas, para uma reforma do colegiado municipal. Precisa! Não precisa?
Fome de governar
Quem analisou mais de perto a movimentação da piramidal casa do povo, na eleição da semana passada, verificou que, talvez, tenha havido uma virada no comportamento de Jandir Bellini que, de distante das lides políticas e levando o governo meio que no piloto automático, pode ter decidido colocar seu peso e sua experiência numa arrancada rumo aos dois anos que tem pela frente. Há muito a fazer. Quem viver verá.
ICMS
O prefeito JB deve ter uma audiência com o governador Colombo, hoje, pra entregar estudo da procuradoria da prefa de Itajaí, em conjunto com os munícipios portuários de Navegantes, Itapoá, São Francisco do Sul e Imbituba, solicitando o veto à lei que promove a redistribuição de ICMS, já aprovada pela leleia.
Vai sancionar?
Existe sinalização de que Colombo vai sancionar a lei, até porque Lages, reduto eleitoral de Colombo, também será beneficiada com a novidade.
Na dona justa
Itajaí tá fazendo a sua parte. Além de um mandado de segurança contra a norma recém-aprovada, deve ingressar com uma ADIN Ação de Inconstitucionalidade - contra a lei. Ora, um deputado apresenta e faz aprovar uma lei que é contra a cobrança efetuada país afora da mesma forma! Phode isso?
Flamenguista maroto
Encontrei, sábado, o presidente reeleito da casa do povo da praia mais desejada do sul do mundo, o vampiro italiano, Nilson Probst (PMDB). Tava todo prosa, desfilando com uma camiseta do Flamengo. Questionado se era o que o homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB) queria, Nilson esticou os dentes num sorriso maroto e continuou sua caminhada.
Viu o que é o melhor?
O presidente do PP, Tarcísio Zanelatto, afirma que todo mundo tem tempo de se redimir. Diz isso com relação ao fato de a vereadora BBB, bocuda, brabona e bonitona, Anna Carolina (PRB), ser a nova vice-presidente da piramidal casa do povo no biênio 2015/2016.
Será que será?
O radialista da cabeleira branca, Célio Fóes, lascou na rádio Difusora que o vereador engomadinho, Clayton Batschauer (PR), inimigo pessoal da vereadora BBB, bocuda, brabona e bonitona, Anna Carolina (PRB), votou na chapa da galega, mas com uma condição: quer uma secretaria do governo Bellini. Humm...
O choro é livre
Sábado rolou uma reunião entre 11 das excelências excelentíssimas da piramidal casa do povo. Faltou um, mas que pode estar presente no próximo encontro. Seriam vereadores descontentes com o encaminhamento que resultou na eleição do Pi7. Engraçado que, na hora do pega pra capar da eleição, faltou culhão para contrariar o prefeito. Já nos bastidores, o choro tá grande.
Resumo da ópera
Dilma arrastou; Colombo decolou; Jandir retomou; Pisseti ressurgiu; Dalva sumiu; Volnei submergiu; Deodato ninguém viu; Anna Carolina, ao que parece, desistiu. Pelo menos de fazer oposição ferrenha. Vamos ver o que acontece em 2015? Acho que muitas surpresas nos aguardam. Mas previsão não é o meu forte. Saio de férias a partir de hoje. Volto em janeiro. Até lá!
