JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Na espinha
O governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD), como este pançudo escriba já havia vaticinado, em dezembro do ano passado, sancionou esta semana o bendito projeto que muda as regras do ICMS. Agora 90% do ICMS fica com o município produtor e apenas 10% com os exportadores. Colombo colocou na espinha de Itajaí de primeira a quinta...
Num adiantou
O ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), em dezembro do ano passado, entregou farto material produzido pela procuradoria da prefa peixeira em conjunto com os municípios portuários de Navegantes, Itapoá, São Francisco do Sul e Imbituba, que pediam que o Raimundão vetasse a lei que promove a redistribuição do ICMS, aprovada pela leleia.
Assinou embaixo
A entrega da papelada pedinchando pro Colombo vetar rolou em dezembro. Acreditava-se que não ia adiantar e que Colombo ia sancionar a referida lei. Até porque apenas quatro deputados se manifestaram contrários à lei do deputado Marcos Vieira (PMDB). Raimundão também tinha a visão que a city onde começou a sua carreira política, Lages, também estaria sendo afetada.
Na dona justa
Agora, só existe um caminho: tentar resolver o imbróglio na esfera judicial. Itajaí vai interpor um mandado de segurança e deve ingressar com uma ADIN Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a referida lei. Não são apenas os municípios portuários que perderam importantes recursos da ordem de milhões de reais. O estado, também, ao ter que pagar a maior parte do ICMS nos municípios e estados de origem.
Dor de cabeça
Lógico que mesmo que tivéssemos mais representantes, ficaria complicado vencer na leleia. Mas a grande verdade é que jogando uma porrada de votos fora, na eleição de outubro do ano passado, não elegemos nem um representante. Nem estadual e nem federal. Algo que dá dor na cachola de tanto bater na parede pra entender. Acordem e reflitam! Lição para os políticos daqui que foram rejeitados em suas pretensões.
BRF fica
A toda poderosa multinacional BRF (antiga Brasil Foods), segundo fontes palacianas, não vai mais embora de Itajaí. A garantia teria sido dada em telefonema do governador Colombo ao prefeito Bellini. É o resultado do trabalho e união da prefa, Associação Comercial, governo do Estado e do deputado Paulinho Bornhausen (PSB), quando secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável.
Fortalecimento
Além da disso, uma empresa francesa que é parceira da BRF deve desembarcar em Itajaí pra edificar uma fabrica de laticínios no munícipio. É Itajaí nos píncaros da lua!
Parece que Maravilha do Atlântico se tornou a terra da boataria, pois neste começo de ano, quando ainda falta mais de um ano e meio para a escolha de candidatos ao paço dos altos da Dinamarca, já rolam as combinações mais absurdas do sul do mundo.
Já se declararam
Alguns, já se declararam, nem que seja internamente aos seus partidos, pré-candidatos, dentre eles o suplente de deputado Fabrício Oliveira (PSB), e os vereadores Nilson Probst (PMDB), Fábio Flor (PP), Asinil Medeiros (PR) e Mariza (PT), já o Deputado Leonel Pavan (PSDB), teria dito que não pretende ser candidato.
