JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Volvo Ocean Race
Reunião do colegiado do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), contou com a presença do presidente da casa do povo, desassossegado Luiz Carlos Pissetti (DEM), do ex-prefeito bigodudo Amílcar Gazaniga e do coordenador da baita regatona Volvo Ocean Race, Alexandre dos Santos.
Cada vez melhor
O alcaide JB teria cutucado os abobrões para que mostrem o potencial e o que ainda é possível fazer. Ele espera que o evento seja bem melhor do que o último, quando a cidade não tinha experiência na área e muitos duvidavam do sucesso. Itajaí hoje é um dos expoentes no esporte náutico com a Volvo Ocean Race e a Jacques Vabre.
Compromisso pessoal
Além do compromisso com a Volvo Ocean Race que aporta em Itajaí, em abril, e que vai gerar reuniões semanais do colegiado no Centro de Eventos, Bellini falou sobre a sua sucessão em 2016. Mudou o discurso de que estaria fora das tratativas para a eleição do novo prefeito...
À frente
O prefeito teria dito que estará à frente do processo e que vai trabalhar na escolha dos melhores nomes pra governar Itajaí. Após a reunião, Jandir Bellini teria conversado com Afonso Arruda (PMDB), lhe convidando pra continuar como líder do governo na câmara de vereadores. Afonso aceitou.
Não concorda
A eterna biruta de aeroporto, o ex-vereador e ex-secretário municipal, Tito Arruda, parece não concordar muito que Afonso continue como líder do governo na piramidal casa do povo, tanto que tem dito pra quem escutar (não tem papas na língua...), que será candidato a vereador. Tito tá filiado no partido Solidariedade do Osvaldo da Mancha Branca Mafra.
Secura
Em tempos de secura país afora, o vereador da Mancha Branca, Osvaldo Mafra (SD), tem um projeto analisado nas comissões da câmara de Itajaí, propondo o reaproveitamento da água da chuva, com a sugestão de que em construções com mais de 600 m², sejam instalados reservatórios pra aproveitar a água da chuva. Uma boa!
Habitando
E como vai a habitação em Itajaí? Desde que o Sady Antônio Pires (PMDB) virou secretário da pasta, não se ouve um pio sobre o assunto. As bocas maldosas (arreda, cambada de infelizes), lascam que Sady teria convidado o Maninho do projeto Ombro Amigo, e o apresentado aos barnabés da pasta, como exemplo de construtor na city peixeira. Phode???
Boa medida!
A coordenadoria de trânsito de Itajaí proibiu o estacionamento de carros das 22h às seis da manhã em Cabeçudas. O problema é que tem marmanjo que abusa do som alto, bebedeiras e algazarra. E isso que tinha placa informando a proibição, por exemplo, de som alto. Às vezes não se resolve pelo amor, só pela dor...
Coisa feiosa...
...essa da liga das escolas de samba de Itajaí que fez por duas oportunidades uma prestação de contas bichada, e terá que devolver cem mil reales da grana que recebeu. É de lamentar!
Presta atenção!
Em BC, o pessoal da prefa tem feito as faixas elevadas rentes ao passeio. Já em Itajaí, estão fazendo as faixas deixando uma valeta nos dois lados. Provavelmente é pra que a água da chuva possa fluir. O problema é que dificulta a passagem de cadeirantes. Assim não dá. Assim não phode!
Conflitante
As opiniões são conflitantes na questão da bendita lei do ICMS que destina 90% para os municípios produtores e apenas 10% da receita com o imposto para os municípios produtores. A coisa anda tão complicada que se perguntar pra quatro abobrões dentro da prefa peixeira, vai gerar quatro opiniões e quatro números diferentes. Aí é difícil!
Isso ou aquilo?
O prefeito Jandir Bellini fala em uma perda de quase 10 milhões de reais por ano, o que é uma dinheirama danada. Já na mídia aparecem outros valores, tendo como fonte a Univali e a própria prefa. O que deixa todo mundo aluado, sem entender muita coisa.
Com a palavra a ACII
Quem não se manifestou até agora sobre esse assunto nebuloso do ICMS foi a Associação Empresarial de Itajaí. O presidente da entidade, empresário Eclésio da Silva, que é ligado à área de exportação, poderia dar uma luz sobre o tema. Pra sabermos como a entidade está tratando o tema.
Municípios portuários
Pelo que se sabe, o padre, ops, superintendente do porto de Itajaí, Antônio Ayres, faz parte da associação nacional dos municípios portuários. Como é que o assunto está sendo tratado no âmbito dessas citys brasileiras que estão sujeitas a está novidade inventada pelo governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD)? O fato é que a novidade criou, em mais um setor, instabilidade jurídica a troco de intervenções políticas oportunistas.
