JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Derrota
A derrota do ex-governador bigodudo, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), pode ser interpretada politicamente de duas formas. O catarinense teve 31 votos contra 49 do alagoano Renan Calheiros (PMDB). LHS teve uma votação expressiva, uma vez que sua candidatura independente não contava com o apoio do palácio do Planalto.
Nem te ligo!
Na segunda avaliação, ao apoiar a permanência de Calheiros, o governo da Tia Dilma Rousseff (PT) dá sinais de que não quer se sujeitar as mudanças clamadas nas urnas, elegendo o candidato com um dos piores históricos políticos.
Apoio
Após a posse dos deputados na Assembleia, o governador Colombo bateria asas até a capital federal para levar pessoalmente o seu apoio a Luiz Henrique. Acontece que SC é um dos menores estados da federação e nossa representatividade também é nanica, por isso alguns consideram esta eleição uma vitória de LHS sobre os governistas, o que fortalece a oposição com o resultado.
Vitória
Na câmara Federal, em Brasólia, o candidato do planalto foi derrotado e a rebelião política acabou deixando o PT de fora da mesa diretora, como se o partido não tivesse sido convidado ao jantar de posse. E olha que a presidente Dilma jogou pesado, botou a mão em cima, convocando ministros para o jogo da barganha de cargos e, inclusive, ameaças de retaliação.
Caneta e tinta...
O novo presidente, Eduardo Cunha (PMDB), começou seu mandato afirmando que a condução da casa não será de oposição e nem de submissão, num claro recado de que os projetos do governo precisam estar alinhados não somente aos partidos e empreiteiras. É como se a presidenta tivesse a caneta e os congressistas tinta..
Rodízio tucano
O vereador teacher Acácio da Rocha (PSDB), deve se licenciar e assume na noite de hoje ou mais tardar na sessão de quinta-feira, o segundo suplente Lu do Pedroni. Que deve ficar 30 dias ocupando a cadeira estofadinha da câmara de Itajaí.
Sacramentado
Como a coluna divulgou, ontem, o Topetudo Osvaldo Gern (PP) será o novo secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão. Gern reassume hoje, na abertura dos trabalhos da piramidal, se licencia e, na quinta-feira, assume a cadeira estofadinha, o advogado Fernando Pegorini (PP).
Furdunço danado
O vereador Calinho Mecânico (PP) tá dando pulos de raiva. Tudo porque a titular da cadeira, a secretária de Insegurança das belas pernas, a loiruda Susi Bellini (PP), teria tirado uma assessora e colocado à patroa do Renatinho, que é motorista do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). O problema é que Renatinho, que é um gozador - tirou um sarro danado da cara de Calinho, que endoidou.
É o Tonho!
O cargo de primeiro secretário da Mesa Diretora da casa do povo peixeiro é dos progressistas. O nome que tem sido aventado pra grudar os glúteos na estofada cadeira é o do vereador Tristonho da Grade. Tonho teria o aval do presidente da sigla, o narigudo secretário de Obras, Tarcísio Zanelatto. O problema é que Tonho encontra rejeição por conta de que o titular do cargo tem que ler. Tonho tem dificuldade...
Só o Zé
O problema é que Gern tá indo pra prefa. Os suplentes do PP não podem assumir o cargo. Com isso, só sobra o entisicado Zé Alvercino, já que o Dedé da Murta - tem oposição vinda do executivo e já avisou que não tem um pingo de interesse no cargo. É o único ponto que falta na abertura dos trabalhos na noite de hoje. É bom lembrar que pra assumir o posto, é realizada uma nova eleição apenas pra esse cargo.
Lá e cá
Leitor destas mais do que estrebuchadas linhas entrou em contato com este articulista sobre a manifestação que o ex-vereador e eterna biruta de aeroporto, Tito Arruda, de que poderia ser candidato pra piramidal em 2016.
Palpitando
O leitor arrisca dizer que pelo carisma que tem, a família Arruda poderia ter duas vagas na casa do povo, e até garantir uma cadeira no parlamento em Navegantes ou Balneário Camboriú. O leitor acha que se desenha Afonso Sereno Arruda na majoritária, com o acordo do PMDB para sucessão, e Tito pra vereador pelo Solidariedade.
Acordem!
O vereador e dublê de novela mexicana, Claudir Maciel (PSD), reassume a cadeira hoje na casa do povo da Maravilha do Atlântico. Claudir é autor de uma resolução pra criação de uma comissão de ética, protocolada em 2010, mas, até hoje, não votada. Tá na hora.
