Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Esgoto


O socadinho escriba visitou, na manhã chuvosa de sábado, a estação de tratamento de esgoto do Semasa.

O superintendente do Semasa, Flavinho Farias, visitou a choupana do escriba, na manhã de sábado. Ele convidou o pançudo pra visitar a estação de tratamento de esgoto, em plena operação. Apesar de hoje contar com apenas mil ligações, o sistema funciona perfeitamente. Será um legado para o futuro de Itajaí. Tratamento de esgoto é preservar o meio ambiente e a vida.

Mais pura que a do rio

Debaixo de chuva estive na estação de tratamento e pude observar que as obras para abarcar São Vicente e Cordeiros prosseguem em ritmo acelerado. Após o tratamento, devolvida aos rios, a água tratada é mais pura que a do rio, com 95% de pureza.

Mais água

Outra novidade interessante do Semasa é estudos para a implantação de uma estação de tratamento na região do Brilhante, o que contemplaria toda aquela região rural que depende de poços artesianos pra poder ter água encanada em casa. Uma boa!

Será que vem?

Os vereadores Tristonho da Grade (PP), Dedé da Murta (PP), Osvaldo da Mancha Branca Mafra (SD), Rafa da Padaria (PRP) e o vermelhinho Thiago Morastoni (PT), têm feito reuniões com os moradores do loteamento Santa Regina, no Espinheiros, em Itajaí, que hoje é uma cidade com milhares de moradores. A promessa é de que importantes obras de infraestrutura contemplem o bairro.

Imagina o berreiro!

O Santa Regina necessita de obras de drenagem, pavimentação, entre outras benfeitorias (deveria ser obrigação dos donos de loteamentos também). Acontece que no passado chegou a ser sinalizado um aporte de recursos da ordem de 26 milhões da Caixa Econômica Federal. Depois baixaram pra 18 milhões. E agora reduziram para 6 milhões. O medo é que no fim não venha um tostão. Será que será?

Quando Momo carcar

O clima nos bastidores do paço da Vila Operária é de espera. Tudo porque haverá decisões e mudanças no séquito de abobrões do primeiro time do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). Tem gente que não dorme e, não é por conta da batucada carnavalesca...

Correção

Na coluna de sábado, quando o pançudo escriba dedilha que a minha musa, a BBB, bocuda, brabona e bonitona Anna Carolina não é considerada pelo PRB, na verdade quis dizer que parece não ser considerada como a única vereadora da sigla, pois não tem sido convidada pra ‘reunião dos solitários’. Vai que o presidente do PRB, o Beto Pacheco, endoida...

Não são contra

Os vereadores do PSD peixeiro, Douglas Cristino e Dulce Amaral, visitaram a choupana do socadinho na sexta-feira (foto no Blog do JC, no – www.diarinho.com.br). Os parlamentares vieram explicar sobre o projeto votado na última quinta-feira. Eles afirmaram que em momento algum foram contra a proposta que prevê a disponibilização dos gastos de cada gabinete no portal da transparência.

Ótimo

Douglas e Dulce, falando em nome do vereador da bancada do PSD, Maurílio Moraes, garantem que o projeto é excelente, ótimo, transparente. Mas são contrários ao trâmite, já que faz um tempo que a proposta tava rolando nas comissões. O que encuca e faz com que procurem o Ministério Público é que o presidente da casa, o desassossegado Luiz Carlos Pissetti (DEM), colocou em pauta em regime de urgência.

Tratoraço do Pi7?

O problema é que a proposta de resolução poderia ferir o regimento interno por não conter as assinaturas dos proponentes da Mesa Diretora anterior, que seriam os autores da proposta. Douglas enfatiza que se passou por cima do regimento interno e que a proposta foi votada irregularmente. “Foi um tratoraço promovido pelo Pi7”, acusa Douglas.

Quem é quem?

Sobre a questão de espaço no governo, o barbudão Douglas, que é presidente do PSD, expõe que conversou com o prefeito Jandir Bellini (PP) e com a vice-prefeita Dalva Rhenius (PSB). Douglas quer saber quais os cargos que a sigla têm para dividir com o PSB da vice. Douglas diz que o alcaide reconheceu a situação e prometeu levantar os cargos.

Raspou a cabeleira

O vereador teacher Acácio da Rocha, quando voltou no início do ano passado do recesso, retornou com uma baita cabeleira. Visual totalmente diferente, que escondeu um pouco a sua calvície. Agora deve retomar sem a bendita cabeleira. Teria dado uma raspada na cachola.

Migué em Piçarras

O perrengue entre o vereador licenciado Sérgio da Maia e o vice-prefeito Flávio Tironi, ambos PSD, com o recém-empossado vereador e 1º suplente Osmar Fidelis, do DEM, vai longe. Os pedessistas o acusam de infidelidade mas aceitariam retirar o processo.

Voltar

Primeiro, porém, Fidelis teria que assinar ficha novamente no PSD. Fidelis, que não é bobo nem nada, sabendo que teria prazo para se justificar ao TRE, contratou um advogado especialista no assunto, ou seja, não botou muita fé nesse papinho do vereador licenciado e do vice da ex-capital do Jet Sky.

Na chincha

Na semana passada os dois abobrões do PSD, mais o prefeito Leonel Martins (PSDB), teriam colocado Osmar Fidelis contra a parede, no luxuoso apartamento de Sérgio da Maia. Na oportunidade, os três já teriam oferecido o nome de uma advogada para defender o democrata.

Recusou

Como a tal advogada faz parte da turma do prefeito Leonel, Fidelis recusou a oferta. Agora a proposta seria outra. O PSD retiraria o processo e Osmar daria total e irrestrito apoio ao governo. Fidelis quer independência e vai para o pau.

Num quero

A brigaiada toda poderia ter um fim harmonioso, caso o vereador licenciado, Sérgio da Maia, atualmente secretário de Obras, voltasse a ocupar a cadeira. Contudo, ele se nega a voltar ao legislativo porque se sentiu traído pelos pares.

Baixo clero!

Sérgio teria sido alijado do processo de escolha da mesa diretora da câmara, que elegeu Nico Beduschi (PT). Maia não suportaria ocupar uma cadeira no baixo clero, como ele mesmo se referia aos vereadores quando foi presidente do legislativo no biênio 13/14.

On line

O vereador Afonso Arruda (PMDB), líder do governo em Itajaí, iniciou 2015 angustiado para ampliar a participação do povão nas propostas e sugestões na casa de leis. Ele está disponibilizando um link em suas redes sociais, onde é possível sugerir ações e ideias aos amados e estimados legisladores. O link pode ser acessado através do Facebook e no endereço eletrônico https://goo.gl/forms/uI1TfKShqP

Clamor

“O clamor popular é prioridade e nada melhor que a participação da sociedade para ajudar no progresso de nossa cidade”, afirmou Afonso Sereno Arruda, que destaca ainda que as sugestões, dentro do possível, podem se transformarem em indicações ou requerimentos. Os cidadãos terão a oportunidade ainda de acompanhar a sugestão através de um mapa interativo que será disponibilizado todas as terças e quintas-feiras, dias de sessão.

Planejando BC

E a semana que começa anuncia a volta ao governo do vereador Fábio Flor (PP), desta vez para a secretaria de Planejamento, ocupada pelo vereador Moi, que é ligado à construção civil e até agora não mostrou a que veio. O neto da ex-vereadora Iolanda Achutti, Marcelo, definido no passado pela ex-vereadora Christina Pink Barrichello (PPS), como ‘diabinho’ é que assume a cadeira de Fábio na casa do povo.

Não gostaram

Pessoas ligadas ao governo e à construção civil não gostaram da nomeação de um contador para o cargo de planejar a cidade. Eles entendem que deveria ser um engenheiro ou arquiteto. Alguns acreditam que será o enterro político de Fábio, que vive o dilema freudiano de estar no governo mais perdido do sul do mundo. 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Colunistas

Será que Thiago está voltando para o PT?

JotaCê

Será que Thiago está voltando para o PT?

IPTU 2026

Charge do Dia

IPTU 2026

Onde a mata encontra o mar

Clique diário

Onde a mata encontra o mar

Justiça Eleitoral projeta expansão eleitoral em SC

Coluna Acontece SC

Justiça Eleitoral projeta expansão eleitoral em SC

Empresa inativa e MEI inativo — por que “abandonar” sai caro

De Olho no Fisco

Empresa inativa e MEI inativo — por que “abandonar” sai caro




Blogs

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Blog do Ton

Day party com Deep Dish neste sábado no Warung Beach Club

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Blog do JC

Sobrinho do governador de SC é nomeado secretário de Segurança

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou

Espaço Saúde

Desacelerar o envelhecimento: o que a ciência já comprovou

Haikai moderno — quando o instante também é urbano

VersoLuz

Haikai moderno — quando o instante também é urbano






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.